Questões de Concurso Público Câmara Municipal do Rio de Janeiro 2015 para Assistente Técnico Legislativo - Sonorização

Foram encontradas 30 questões

Q578599 Áudio e Vídeo
O som reamplificado, captado de alto-falante e novamente amplificado, sai mais forte que o original; então o som entra em um círculo vicioso, que resulta em um apito de elevado volume. Esse problema é chamado feedback, porém é mais vulgarmente conhecido como:
Alternativas
Q578600 Áudio e Vídeo
Peça fundamental em um microfone, antigamente chamado de condensador, consiste basicamente em duas placas condutoras paralelas.Ao se aplicar uma tensão contínua entre essas placas, carrega-se o componente, que adquire assim uma carga elétrica. Trata-se:
Alternativas
Q578601 Áudio e Vídeo
Microfone utilizado principalmente em rádio nas entrevistas em que o repórter e o entrevistado se colocam frente a frente, estando posicionado entre ambos, de modo que cada lóbulo de captação fique voltado para uma pessoa. Esse tipo de microfone denomina-se:
Alternativas
Q578602 Áudio e Vídeo
Microfone que se destina a ser utilizado preso na roupa de artista ou locutor, disfarçado em locais estratégicos, como embaixo da blusa, camisa, sob o chapéu ou oculto pelos cabelos, por ser muito pequeno. Trata-se do microfone:
Alternativas
Q578603 Áudio e Vídeo
Os seguintes elementos costumam ser a fonte mais comum de microfonia em shows, por se situarem próximo ao artista e ao seu microfone. Tratam-se de:
Alternativas
Q578604 Áudio e Vídeo
Microfone popularizado pela cantora Madonna nos anos 80, por permitir o máximo movimento e liberdade para o usuário. Utilizado em shows ou conferências, fica visivelmente preso na orelha ou ao rosto por hastes. É denominado:
Alternativas
Q578605 Áudio e Vídeo
São exemplos de dois microfones dinâmicos considerados clássicos, por serem de sensibilidade baixa e média, vulgarmente denominados microfones duros:
Alternativas
Q578606 Áudio e Vídeo
Na era do rádio, o inconveniente de “dureza" dos microfones de mão, levou os projetistas a criarem uma variação de microfone eletromagnético, chamado microfone de:
Alternativas
Q578607 Áudio e Vídeo
Momento em que um instrumento substitui a voz em um show, ou cria frases independentes da melodia escrita da música. Isso costuma ser feito sobre a harmonia de qualquer das outras seções. Trata-se da/do:
Alternativas
Q578608 Áudio e Vídeo
Quando se converte um sinal de áudio analógico para digital, são tiradas amostras (samples) do sinal a uma razão, dada a sua taxa de amostragem (sample rate). Sabe-se que em um CD de áudio a taxa de amostragem é de:
Alternativas
Q578609 Áudio e Vídeo
A jornada de trabalho saudável para um técnico de sonorização em ambientes entre 80 a 85 dB SPL é de:
Alternativas
Q578610 Áudio e Vídeo
Dois pesquisadores descobriram que os ouvidos humanos não têm a mesma sensibilidade em todas as frequências. Há menor capacidade para ouvir os sons mais graves e um extremo de sensibilidade por volta de 3 kHz a 4 kHz. A curva de sensibilidade é conhecida pelo nome desses pesquisadores, a saber:
Alternativas
Q578611 Áudio e Vídeo
A faixa de frequência para equalização de sons graves é:
Alternativas
Q578612 Áudio e Vídeo
O século 21 trouxe de presente uma nova tecnologia em processadores. Até então, as reverberações eram criadas por meio da geração, combinação e regeneração de flexões pseudoaleatórias, tentando imitar o som ambiente de uma sala. Com essa nova tecnologia, é possível capturar a resposta ao impulso de uma sala, e sampleá-la. Está- se falando de:
Alternativas
Q578613 Áudio e Vídeo
Quando o ouvido do operador de áudio percebe a diferença de tempo entre a repetição e o som original dos equipamentos, esse evento se chama:
Alternativas
Q578614 Áudio e Vídeo
Sem dúvida, o aspecto mais importante e mais difícil de administrar uma mixagem, seja digital ou analógica, é o volume master. O operador sempre fica perto da saturação, mas nunca deve atingi-la. A saída master de uma mesa de som é:
Alternativas
Q578615 Áudio e Vídeo
O que se entende por fade out é:
Alternativas
Q578616 Áudio e Vídeo
O sistema de distribuição elétrica se dá na forma de uma corrente alternada cuja frequência é 60Hz, ou seja, os condutores dentro das paredes são de grandes antenas transmissoras de ruídos nessa frequência e seus harmônicos podem ser transformados em áudio nos instrumentos e cabos. Por isso, o ruído mais comumente encontrado é o que se chama de:
Alternativas
Q578617 Áudio e Vídeo
Instrumentos musicais se caracterizam pela suavidade de som e pelo timbre, riquíssimo em harmônicos. Portanto, para reprodução de toda a gama dinâmica e de todo o espectro de frequência é indispensável o uso de microfones macios e de excelente resposta de frequências. Os microfones que se adaptam mais perfeitamente a esses requisitos são os:
Alternativas
Q578618 Áudio e Vídeo
Uma situação ideal é quando se torna possível captar o som em local sem ruído, com boa acústica e sem compromisso de ordem visual. Isso acontece, por exemplo, em boas cabines de locução (baixo ruído e RT mínimo). Nesse caso, o melhor posicionamento do microfone com relação à boca do locutor é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: B
6: D
7: C
8: A
9: C
10: B
11: A
12: C
13: D
14: D
15: C
16: B
17: A
18: A
19: B
20: C