Questões de Concurso Público Câmara Municipal do Rio de Janeiro 2015 para Assistente Técnico Legislativo - Web Designer

Foram encontradas 6 questões

Q565805 Design Gráfico

No contexto da interface Homem-Máquina, três conceitos estão relacionados diretamente à construção de sites para a web. A saber:

I. É o parâmetro que trata dos meios postos à disposição dos utilizadores que lhe permitem o acesso à informação, independentemente de suas limitações físicas.

II. É o parâmetro que define a forma de um site e tem por função estabelecer hierarquias visuais, em que a ênfase é dada às partes mais importantes, de forma que o público compreenda a mensagem por meio de uma organização consistente da informação.

III. É o parâmetro que trata das questões que envolvem a facilidade de uso e a qualidade da interação com o utilizador de determinado site, associado à facilidade com que os usuários conseguem chegar ao objetivo no acesso a um site.

Os conceitos em I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Q565806 Design Gráfico

As figuras (I) e (II) abaixo referem-se a dois tipos de perspectivas utilizadas na criação de desenhos, aplicadas a um cubo.

Imagem associada para resolução da questão

• A perspectiva (I), também conhecida como axonometria oblíqua, é uma projeção que pressupõe o observador no infinito e utiliza os raios paralelos e oblíquos ao plano de quadro. Neste tipo de perspectiva, a face da frente conserva sua forma e grandeza. Considerando um eixo tridimensional Y(vertical), X (horizontal) e Z (oblíquo), a face de fuga é o eixo Z, no qual a face do desenho aparecerá reduzida.

• Na perspectiva (II) a projeção ortogonal é feita sobre um plano perpendicular à diagonal de um cubo, cujas arestas são paralelas aos três eixos principais (X, Y, Z). Para construí-la, adota-se uma única escala para os três eixos. É o tipo de perspectiva em que se tem a ideia menos deformada do objeto, pois as proporções de comprimento, largura e altura são mantidas.

Os tipos de perspectiva (I) e (II) são denominados, respectivamente:

Alternativas
Q565809 Design Gráfico

No que diz respeito ao design na web existem quatro princípios que devem ser empregados na montagem de páginas. Dois deles são caracterizados a seguir.

I. É o princípio mais importante e funciona na atração visual de um leitor. Tem por objetivo evitar a inserção de elementos semelhantes em uma página. Se elementos como tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma e espaço não forem os mesmos, deve-se diferenciá-los completamente.

II. É o princípio que ajuda a organizar as informações, reduzir a desordem e oferecer uma estrutura clara ao leitor. Tem por objetivo agrupar itens relacionados entre si. Quando isso acontece, passa ao leitor uma unidade visual integrada e não várias unidades individualizadas.

Os princípios I e II são denominados, respectivamente:

Alternativas
Q565810 Design Gráfico

A figura abaixo mostra uma placa de vídeo especificada como “Placa de Video XFX ATI Radeon HD5450 2GB DDR3”.

Imagem associada para resolução da questão

Em um microcomputador versão desktop, essa placa deverá ser instalada em um soquete/ barramento da placa mãe, conhecido pela seguinte sigla:

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Q565811 Design Gráfico
No contexto da Computação Gráfica uma das mais poderosas ferramentas de animação é baseada em uma sequência de instruções, em linguagem interpretada, para controle de objetos e suas respectivas propriedades de animação, textura e comportamento. Um exemplo é conhecido pela sigla ASAS, que introduziu o conceito de ator, um elemento que tem suas próprias regras de animação. Os atores podem comunicar-se entre si e, então, sincronizar seus movimentos, de forma semelhante ao comportamento dos objetos, em linguagens orientadas a objeto. Essa ferramenta é conhecida como animação:
Alternativas
Q565812 Design Gráfico
No que diz respeito aos conceitos da computação gráfica, os modificadores alteram a estrutura geométrica dos objetos, muito utilizados pelos sistemas de modelagem para facilitar a modelagem em si e a animação. Um dos modificadores realiza a extrusão de objetos 2D para 3D e aplica um arredondamento nos cantos das extremidades, como mostrado na figura abaixo. 

                                                         Imagem associada para resolução da questão

Esse modificador, que pode ser considerado uma extensão da técnica de extrusão, é uso comum para criar texto 3D e logos e é conhecido por: 


Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: C
6: B