Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2016 para Professor de Ensino Fundamental - Artes Plásticas

Foram encontradas 30 questões

Q671527 Artes Plásticas

A professora de Artes Plásticas, na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) da Secretaria Municipal de Educa- ção (SME) do Rio de Janeiro, está preparando uma aula para sua turma de 6º ano cujo tema é o Renascimento. Para atingir o objetivo de leitura imagética e apreciação estética proposto pelas Orientações Curriculares de Artes Visuais, está buscando imagens dos principais artistas deste período: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael Sanzio.

A alternativa que ilustra as imagens escolhidas pela professora, nesta ordem apresentada, é:

Alternativas
Q671528 Artes Plásticas
Strickland (2014) destaca que a Arte Tribal exerceu uma influência de longo alcance, chegando aos artistas e movimentos das sociedades pré-industriais. Sendo assim, a alternativa que NÃO condiz com o pensamento da autora é:
Alternativas
Q671529 Artes Plásticas

Strickland (2014) se refere a diversos movimentos artísticos, nas citações:

I- “A composição se tornou oblíqua, com um vazio no centro e as figuras concentradas – frequentemente cortadas – junto à moldura. Era como se o caos mundial e a perda da fé unificadora se refletissem na pintura, tirando-lhe o equilíbrio e a nitidez.” (p.52)

II- “Marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença (...) se separou radicalmente da tradição, rejeitando a perspectiva, a composição equilibrada, as figuras idealizadas (...) representavam sensações visuais imediatas (...).” (p.104)

III- “Sua principal estratégia era denunciar e escandalizar (...) os oradores lançavam insultos à plateia, dançarinos com trajes absurdos adejavam pelo palco enquanto uma menina de vestido de primeira comunhão recitava poemas obscenos (...) queriam acordar a imaginação”. (p.156)

Essas afirmativas se referem, respectivamente, aos movimentos:

Alternativas
Q671530 Artes Plásticas

Marcel Duchamp (1887-1968) foi uma das figuras mais influentes na arte moderna. Ele inspirou diversos movimentos artísticos e se tornou uma lenda. Para ele a concepção da obra de arte era mais importante do que o produto acabado. Apesar do sucesso de seu quadro, abandonou a pintura no auge da fama. Logo após, passou a criar ready-mades.

Nesse sentido, a alternativa que ilustra as principais criações do artista: seu quadro mais famoso e seu ready-made mais polêmico, respectivamente, é:

Alternativas
Q671531 Artes Plásticas

Leia as assertivas abaixo:

I- Sua técnica original de cutiladas nas pinceladas o tornaram o pioneiro da angustiada arte do século XX. Foi pintor de Carlos IV da Espanha. Utilizou a arte como protesto social. Um de seus quadros O Três de Maio de 1808 mostra as execuções, em represália a uma revolta contra o exército francês.

II- Pintor da paixão. Foi um dos líderes do movimento romântico, escolheu temas da literatura ou eventos comoventes. Em 1827 pintou A Morte de Sardanapalo onde retrata o assassinato das concubinas de um imperador.

III- Considerado o pai do movimento realista. Em sua obra Interior do Meu Ateliê retrata dois mundos: o mundo real e o mundo da arte e sua posição de pivô em meio a eles.

IV- Destacou os retratos de camponeses. Ele dá dignidade a estes personagens. Sua obra apresenta trabalhadores rurais arando, colhendo. Um de seus quadros mais conhecidos é O Semeador de 1850

As assertivas se referem, respectivamente, aos pintores:

Alternativas
Q671532 Artes Plásticas

Há uma igreja, na cidade do Rio de Janeiro, representante da arquitetura e da arte colonial e do barroco brasileiro, localizada no alto de uma colina. Sua planta apresenta um duplo polígono em que a nave e a capela mor são, respectivamente, um octógono e um hexágono alongados, constituindo um dos edifícios mais singulares no país. Suas paredes brancas são articuladas por elementos estruturais de pedra, que se prolongam em direção ao céu através de altos pináculos. O edifício foi projetado para ser visto de todos os lados.

Essa descrição se refere à seguinte igreja:

Alternativas
Q671533 Artes Plásticas
“Aleijadinho” (Antonio Francisco Lisboa – 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e do barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:
Alternativas
Q671534 Artes Plásticas
O professor de Artes Visuais organizou uma visita a 2 museus na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo foi ilustrar as discussões sobre a importância de preservar a memória, a história e a cultura dos povos negros e indígenas. Ao mesmo tempo, apresentar aos alunos a Pequena África e permitir contato com um dos mais importantes acervos voltados à cultura dos povos indígenas brasileiros e à temática indígena nas Américas. Os dois museus visitados pelos alunos foram os seguintes:
Alternativas
Q671535 Artes Plásticas
A obra Les Demoiselles d’Avignon (1907) é considerada um grande marco na história da pintura. Além de apresentar grande influência da arte africana, mostra, também, o rompimento (destruição) da harmonia e forma clássica das figuras e a decomposição da realidade. Seu autor é:
Alternativas
Q671536 Artes Plásticas

Leia os seguintes tópicos:

I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX.

II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural.

III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares.

As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:

Alternativas
Q671537 Artes Plásticas
A alternativa que NÃO corresponde aos objetivos do ensino de Artes Visuais segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) é:
Alternativas
Q671538 Artes Plásticas
A alternativa que NÃO condiz com as propostas preconizadas pelos Paramêtros Curriculares Nacionais (1998) é:
Alternativas
Q671539 Artes Plásticas

“Uma avó agradece a Deus pelo progressivo branqueamento de sua família; a obra é uma alegoria do desejo de purificação racial difundido à época da liberação dos estigmas vinculados às condições sociais do negro”. (Conduru, 2007, p.53)

O autor citado apresenta em sua pesquisa um relevante estudo sobre as representações da negritude na pintura ao longo dos tempos. A citação acima se refere à seguinte obra:

Alternativas
Q671540 Artes Plásticas
“O ensino de arte direciona-se para a expressão livre da criança e o reconhecimento de seu desenvolvimento natural (...). As novas orientações artísticas fortaleceram o reconhecimento e a valorização do desenho espontâneo, por exemplo, como condição para um novo processo educativo no qual aprender é igual a aprender fazendo e com liberdade”.(Ferraz, M.H; Fusari, M.F., 2009, p.49). Nesta citação, as autoras se referem ao pensamento de ensino da arte, relacionado à:
Alternativas
Q671541 Artes Plásticas
“Passei a utilizar obras de arte em vez de figuras de revistas ou de livros para explicitar uma outra questão gramatical e a falar do meu trabalho como artista, levando discussões a respeito de questões culturais e artísticas junto aos alunos. Mais uma vez percebi que era animador para meus alunos, já que os tópicos de discussão sugeridos pelos livros didáticos para o ensino da língua inglesa não variam muito”. (Barbosa (org.) 2002, p.107). Neste depoimento, em específico, a autora está se referindo à:
Alternativas
Q671542 Artes Plásticas
A partir dos períodos culturais Arcaico, Clássico e Helênico, a arquitetura na Antiguidade Grega se expressou em três ordens de criação que são classificadas como estilo:
Alternativas
Q671543 Artes Plásticas
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um grande marco na história da arte brasileira. Trata-se da primeira grande manifestação artística e cultural que buscou romper com a tradição e revelar novas vertentes da estética moderna. A alternativa que contém o nome do grupo de artistas que participou deste evento, no Teatro Municipal de São de Paulo, é:
Alternativas
Q671544 Artes Plásticas
“O real não é a forma externa (...) mas a essência das coisas”. Este pensamento é atribuído a um dos maiores escultores do século XX. Ele eliminou os detalhes quase até o ponto de desaparecerem totalmente. Ele retirou seus temas da natureza e os reduziu em termos de formas básicas e universais: ovo, seixo rolado, folha de grama. Esta assertiva se refere a:
Alternativas
Q671545 Artes Plásticas

Leia os tópicos abaixo:

I- Foi o primeiro a abandonar toda e qualquer referência à realidade reconhecível. Seus quadros eram compostos por manchas coloridas. Para ele, a cor podia despertar a emoção independente do conteúdo.

II- Baseou sua técnica na investigação de sua própria neurose. Buscava representar suas alucinações com meticuloso realismo. Um de seus trabalhos mais famosos é o quadro A Persistência da Memória.

III- Transmitiu sua “energia tornada visível” em suas telas abstratas do tamanho de murais que incorporavam seu estado psíquico no momento da criação. Sua técnica consistia em arremessar tintas num rolo de tela crua espalhado no chão do celeiro. IV- Buscava seus temas nas prateleiras de supermercados, nas manchetes de jornais e tabloides. Realizou retratos de celebridades, assim como latas de sopas e garrafas de refrigerantes.

Os artistas referidos são, respectivamente:

Alternativas
Q671546 Artes Plásticas

O professor de Artes Visuais, na 5ª CRE da SME/RJ, após trabalhar os aspectos da arquitetura e a importância de preservação do Patrimônio Cultural, planejou uma visita guiada ao centro da cidade do Rio de Janeiro para mostrar aos alunos: uma igreja de Estilo Pombalino, um projeto arquitetônico de Grandjean de Montigny, uma construção arquitetônica de Estilo Eclético e uma construção que marcou o início da Arquitetura Moderna.

A alternativa que contém os locais em que ele levou seus alunos é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: C
6: C
7: A
8: B
9: C
10: D
11: B
12: A
13: B
14: D
15: D
16: A
17: A
18: D
19: B
20: D