Questões de Concurso Público UFRR 2016 para Vestibular - Segundo Semestre
Foram encontradas 37 questões
Assinale a alternativa que corresponde ao período literário do referido romance.
“Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-ogiro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso.”[...]
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento).
De acordo com o contexto, as palavras destacadas são classicadas como:
A mata, desmatada. Nosso povo humilhado, Nossa terra roubada, Nosso povo escravizado. Plantas medicinais, Em mãos de multinacionais, Que roubadas, de forma cínica, São exportadas e retornam A preço de ouro, cheias de química.
Somos uma sociedade milenar, Temos muito a ensinar. Para que moto-serra? Se é tão fácil cuidar da terra, Preservando a natureza. Porque assim, com certeza, Teremos ar melhor para respirar.
O homem-branco, Fez o seu próprio barranco, Que está prestes a desmoronar. O rio está secando, A temperatura do ar aumentando. Pejorativamente, dizem que somos ¨índios¨. Mas não somos nós Que, com a natureza, estamos acabando.
Somos ÍNDIOS, sim!! Um povo CIVILIZADO, Que trata a natureza, a terra, com cuidado, Para não morrermos de maneira vulgar, Como vai morrer esse homem branco marginalizado!!! Somos ÍNDIOS, simplesmente, ÍNDIOS somos!!!
Paulo Odair Silva. [email protected]
A partir da leitura do poema, depreende-se que:
"De um dos cabeços da Serra dos Órgãos desliza um o de água que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal. É o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiçar na várzea e embeber no Paraíba, que rola majestosamente em vasto leito. Dir-seia que vassalo e tributário desse rei das águas, o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos pés do suserano. Perde, então, a beleza selvática; suas ondas resvalam sobre elas: escravo submisso, sofre o látego do senhor."
Acerca das descrições do rio Paquequer:
I - A linguagem utilizada é predominantemente conotativa; II- A linguagem utilizada é predominantemente denotativa; III - A figura de linguagem predominante é a personificação; IV - O narrador mostra a relação entre os rios Paraíba (como rei) e o Paquequer (como escravo).
Considerando as afirmações:
"A gente tem a terra como nossa mãe. Então, se ela é nossa mãe, é ela quem nos dá todo fruto de sobrevivência, e deve ser zelada e preservada, a partir das pedras, das águas e das matas”.
Fonte: (CIMI, Revista Coleção Fraternidade viva N.° 08. São Paulo, 2001. Pág. 21. In.: VIEIRA, J. G. Missionários, fazendeiros e índios em Roraima: a disputa pela terra – 1777 a 1980. Boa Vista: Editora UFRR, 2007).
Com base nessas informações, assinale a alternativa INCORRETA, a partir do que se depreende do texto:
“Em 1977, quando se iniciou o procedimento de demarcação da Terra indígena, vivíamos um grande conito na região, pois muitas áreas foram invadidas e as comunidades indígenas que ali viviam foram expulsas [...] causando impacto à nossa cultura, à nossa sociedade e acabando com nossa terra” (Edição Especial TI. Julgamento da Demarcação TI Raposa Serra do Sol. Comitê Nacional em Defesa da TI Raposa Serra do Sol. 2009, p. 4).
Deste modo, dos conflitos vivenciados pelos indígenas na demarcação da Terra Raposa Serra do Sol, a advogada Joênia Batista apresenta a situação do conflito ocasionado pelas invasões dos não índios. Portanto, de acordo com o texto, é correto afirmar que:
Fonte: Guia de Políticas Públicas para comunidades Quilombolas: Programa Brasil quilombola. Brasília, 2013. p.14.).
A respeito dos Quilombos no Brasil Colonial, é correto afirmar que estes ficaram definidos pela historiografia brasileira como se ilustra a seguir:
Portanto, a partir destes dados, sobre o interesse do governo brasileiro na exploração de energia por meio de uma hidrelétrica no rio Cotingo, localizado na terra indígena Raposa Serra do Sol no extremo norte de Roraima, podemos afirmar que:
( ) Nas áreas emersas, a crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos de rochas predominantes, seu processo de formação e sua idade geológica.
( ) As estruturas geológicas da Terra são os dobramentos modernos, os escudos cristalinos(maciços antigos) e as bacias sedimentares.
( ) Os dobramentos modernos são trechos da crosta terrestre de formação antiga e, por esta razão, compostos por rochas mais flexíveis e maleáveis.
( ) Os maciços antigos, também chamados de escudos cristalinos, são os terrenos mais recentes da crosta terrestre. Datam da era Pré-cambriana (Proterozóica) e são constituídos basicamente por rochas sedimentares.
( ) O Brasil apresenta duas estruturas geológicas maciços antigos e bacias sedimentares, não se vericando a existência de dobramentos modernos.
A sequência correta das assertivas que você assinalou acima é:
Em três desses estados, o número de pessoas que se autodeclararam indígenas mais que dobrou entre os anos de 1991 e 2000. Esses estados são:
Delcides plantou uma horta na forma de um quadrado de 40 metros de lado. Seu primo Percival, aproveitou e fez a sua em forma de triângulo isóscele (dois lados de medidas iguais), aproveitando um dos lados da horta de Delcides, conforme a figura:
Qual é a área, em metros quadrados, das duas
hortas juntas?
O teto da habitação tem o formato de qual desses sólidos geométricos?