Questões de Concurso Público UFU-MG 2017 para Psicólogo
Foram encontradas 20 questões
I. Objetivam a diminuição da evasão escolar. II. Realizam intervenções diretamente com os alunos, em modalidade individual, predominantemente, seja por meio de aconselhamento seja por meio de psicoterapia breve. III. Desenvolvem suas ações a partir de bases teóricas e práticas plenamente consolidadas pela área de Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
Com relação aos estados de delirium, é correto afirmar que:
I. Nos documentos referentes à atuação em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para que sejam cumpridos os objetivos do seu trabalho. II. Em atendimentos prestados à criança, ao adolescente ou ao interdito, o psicólogo deverá comunicar integralmente aos responsáveis as informações obtidas. III. Instrumentos e técnicas psicológicas não podem ser divulgadas, ensinadas, cedidas, emprestadas ou vendidas a leigos. IV. Ao participar de atividades em veículos de comunicação, o psicólogo deve zelar para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
I. No exato momento da entrada do paciente no hospital, pois deve haver sincronia entre o trabalho da equipe médica e psicológica, que devem atender, simultaneamente, esse paciente. II. Após a eliminação do risco de morte imediato do paciente, quando a emergência biológica já foi controlada e há condições para atendimento psicológico. III. Mediante oferta de escuta ao paciente no intuito de que ele consiga apoio para encontrar formas de enfrentamento para as dificuldades vivenciadas.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
Durante o contato do psicólogo com a mãe do recém-nascido, é recomendável que esse profissional: I. Investigue a compreensão da mãe sobre o motivo da internação do bebê e as reações psicológicas dela frente à hospitalização, observando choro, medo, presença de suporte familiar e expectativas quanto ao tratamento.
II. Observe e avalie o contato visual e o toque da mãe no recém-nascido, uma vez que esses quesitos são importantes para o estabelecimento do vínculo mãe-bebê.
III. Evite discutir o caso com a equipe de saúde, a fim de não expor a mãe e as informações por ela prestadas, garantindo, assim, total sigilo ao atendimento.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
Em contexto hospitalar, o psicólogo em contato com um paciente com tais características deve avaliar se o paciente apresenta ideação suicida, se tem planos suicidas e se tem meios para realizar esses planos.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do psicólogo, ao diagnosticar risco aumentado para suicídio.
A esse respeito, leia as afirmativas da segunda coluna e as correlacione com as da primeira coluna.
I. Declaração (__) (a) É um documento expedido pelo psicólogo, que certifica uma determinada situação ou estado psicológico do paciente, e tem como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, para, por exemplo, justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante.
II. Atestado psicológico (__) (b) Visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, como: comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; acompanhamento psicológico do atendido; informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).
III. Relatório psicológico (__) (c) Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, por meio de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão. Constitui-se, portanto, como uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
IV. Parecer (__) (d) Tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo.
Considerando os aspectos conceituais de cada um desses princípios de funcionamento psíquico, assinale a alternativa correta.
Considerando os termos utilizados sobre o conceito de instinto, assinale a alternativa correta.
Com base nesse texto de Freud, analise os enunciados abaixo, que apresentam distinções entre o luto e a melancolia e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais nos ocorre considerá-lo como sendo uma condição patológica. II. Os traços mentais distintivos da melancolia são um leve desânimo, pouco interesse pelo mundo externo, incapacidade para amar com contrastante elevação da autoestima. III. O luto, reação à perda de alguém que se ama, encerra um estado de espírito penoso, perda de interesse pelo mundo externo, perda da capacidade de adotar um novo objeto de amor e afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre este objeto. IV. No trabalho de luto, o teste de realidade se mostra ineficiente e a pessoa enlutada nega a perda do objeto de amor.
Com base nesse texto de Freud, analise as sentenças que apresentam algumas dessas vicissitudes do instinto e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se por meio de dois processos diferentes: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo. II. A reversão em seu oposto, uma das vicissitudes do instinto, manifesta-se somente por meio de um processo: mudança da atividade para a passividade. III. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma mudança do objeto, embora a finalidade permaneça inalterada. IV. O retorno em direção ao próprio eu (self) do indivíduo, uma das vicissitudes do instinto, caracteriza-se em seu processo por uma permanência do objeto, embora a finalidade seja alterada.
A partir dessa consideração e das características da neurose e da psicose em relação à realidade, marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso, para as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(___) Na neurose, o ego, em sua dependência da realidade, suprimi um fragmento do id (da vida instintual).
(___) É decisivo na neurose a predominância da influência da realidade na vida mental do sujeito.
(___) Na psicose, o ego, a serviço do id, se afasta totalmente da realidade.
(___) Na psicose, tem-se como fator decisivo a predominância do id.
Relativamente às quatro correntes teóricas nas quais os grupos psicoterapêuticos podem se fundamentar teoricamente, assinale a alternativa correta.
Em relação à técnica da psicoterapia breve psicodinâmica, assinale a alternativa que apresenta os critérios corretos para sua indicação.
A resistência tanto pode ser inconsciente quanto consciente, mas sempre provém do ego, ainda que possa vir orquestrada pelas outras instâncias psíquicas (ZIMERMAN, 1999).
A partir dessa assertiva e dos tipos de resistências apresentadas pelo autor, assinale a alternativa INCORRETA.
A partir dessa assertiva e com base nos tipos de transferências, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.
Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.