Questões de Concurso Público Prefeitura de São João do Sul - SC 2025 para Enfermeiro

Foram encontradas 7 questões

Q3187210 Enfermagem
As deliberações discutidas nas Conferências Nacionais de Saúde são resultantes dos debates ocorridos nos estados, através das Conferências Estaduais, que, por sua vez, resultam das propostas decorrentes das Conferências Municipais. É esta representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados.
As Conferências proporcionaram transformações históricas para a gestão da saúde no Brasil. Conforme Lei Federal Nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, com que frequência às mesmas precisam ocorrer?
Alternativas
Q3187211 Enfermagem
Conforme a Portaria GM/MS nº 1.020, de 31 de maio de 2002, em seu Art. 7º, são atribuições da atenção básica no pré-natal de alto risco:
I. Captação precoce da gestante de alto risco, com busca ativa das gestantes;
II. Estratificação de risco;
III. Visitas domiciliares às gestantes de sua população adscrita;
IV. Acolhimento e encaminhamento responsável ao estabelecimento que realiza o pré-natal de alto risco, por meio da regulação.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3187212 Enfermagem
Do subsistema de acompanhamento à mulher nos serviços de saúde tais como em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia.
Dentre as informações abaixo sobre subsistema de acompanhamento à mulher nos serviços de saúde está INCORRETA:
Alternativas
Q3187214 Enfermagem
A Ritalina contém metilfenidato, uma substância estimulante do sistema nervoso central que está na lista A3 da Anvisa, de substâncias psicotrópicas. Seu receituário é do tipo:
Alternativas
Q3187215 Enfermagem
A COVID-19 é uma doença causada pelo novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, a qual apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e aproximadamente 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Conforme o manual do COVID-19 do estado de Santa Catarina o período de isolamento para não haver transmissibilidade é de:
Alternativas
Q3187216 Enfermagem
O Papanicolau reduz em torno de 80% o câncer do colo do útero e, portanto, deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de ______________ e que já tiveram atividade sexual, incluindo homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer. A repetição do exame Papanicolau deve ser feita a cada ______________, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano. Para as mulheres portadoras do vírus HIV ou imunodeprimidas, o exame deve ser realizado logo após o início da atividade sexual anualmente, após dois exames normais consecutivos realizados com intervalo de 6 meses. A coleta de citologia pode ser interrompida aos___________, se há exames anteriores normais. Mulheres que não tiveram atividade sexual não estão sob risco para câncer de colo e por isso não há necessidade de rastreamento para este grupo.
Complete as lacunas com a alternativa correta:
Alternativas
Q3187217 Enfermagem
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Assinale a alternativa que corresponde ao teste de diagnostico de Tuberculose:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: C
5: D
6: B
7: A