Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Pinhais - PR 2017 para Farmacêutico - Bioquímico
Foram encontradas 8 questões
Nas bulas de remédios, na parte de orientações ao paciente, os termos próprios da área da saúde geralmente vêm acompanhados de uma explicação em linguagem popular. Em uma das alternativas abaixo, a explicação entre parênteses NÃO CORRESPONDE ao termo técnico. Indique-a.
I. Segundo a Portaria SVS/MS no 344/1988, são enquadradas na classificação de substâncias sujeitas a controle especial as substâncias entorpecentes, psicotrópicas, que apresentam efeito sofre o sistema nervoso central, anabolizantes, retinoicas, imunossupressoras, anti-retrovirais, precursores de entorpecentes e/ou psicotrópicas, insumos utilizados como precursores de entorpecentes e psicotrópicos, plantas que podem originar entorpecentes e/ou psicotrópicos, além de substâncias de uso proscrito no Brasil. II. Os testes de equivalência terapêutica, realizados “ïn vitro” e “ïn vivo”, e os estudos de bioequivalência apresentados à ANVISA pelo fabricante asseguram a intercambialidade entre o medicamento de referência e o genérico correspondente, permitindo que somente o farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria realize a substituição, desde que registrada na prescrição médica. III. Sabendo-se que a dose diária de amoxicilina é de 25 mg/kg/dia (administrada em intervalos de 8h/8h), em infecções leves a moderadas, a posologia indicada para uma criança com 30kg será de 15mL da suspensão de 250mg/5mL a cada 8h.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. É dever do farmacêutico respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bemestar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar. II. É de responsabilidade do proprietário do estabelecimento farmacêutico comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento do responsável técnico, das atividades profissionais exercidas por ele, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. III. Um farmacêutico bioquímico atuante no setor de hematologia de determinado Laboratório de Análises Clínicas que assinar laudos de exames resultantes da leitura de lâmina feita por outros que não ele (por exemplo, técnicos laboratoriais ou estagiários do setor) infringe o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.
Após a leitura das afirmativas feitas anteriormente, conclui-se que
Marque a associação CORRETA entre o caso clínico descrito e o mecanismo de interação envolvido.
KATZUNG, Bertram G.; TREVOR, Anthony J. Farmacologia Básica e Clínica-13. McGraw Hill Brasil, 2017.
Sobre alguns conceitos necessários no estudo da farmacologia, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a interação fármaco-receptor, analise as afirmativas a seguir.
I. Agonista é um fármaco que se liga a receptores fisiológicos mimetizando os efeitos dos compostos endógenos (agonistas endógenos). Os fármacos desse grupo podem ser classificados como agonistas primários, quando se ligam no mesmo sítio de reconhecimento do composto endógeno, e alostéricos quando se ligam em regiões diferentes, conhecidas como sítios alostéricos. II. Antagonistas são fármacos que bloqueiam ou reduzem a ação de um agonista. Os antagonistas também podem ser alostéricos, por combinação com o agonista (químico), por efeitos celulares ou fisiológicos diferentes (funcional). III. Agonistas parciais são fármacos que mostram apenas eficácia parcial, e agonistas inversos estabilizam o receptor em uma conformação inativa. Esses dois tipos de agonistas reagem como antagonistas competitivos na presença de um agonista pleno.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Hepatotoxicidade devido à produção de metabólitos reativos durante metabolização hepática, como a hepatotoxicidade induzida pelo paracetamol. II. A formação de um complexo fármaco-proteína que desencadeia uma reação mediada pelo sistema imune, como, as reações de hipersensibilidade induzidas pelos antibióticos betalactâmicos (penicilinas). III. Efeitos sobre o alvo-pretendido, porém no tecido não pretendido, como no caso da miopatia induzida por fármacos que inibem a síntese hepática do colesterol, pela inibição da enzima HMG - CoA Redutase (ex. estatinasde). Em caso de miopatias, observam-se valores de proteínas musculares alterados. IV. Sedação e depressão respiratória induzidas pela morfina (analgésico opioide) em paciente idoso e com clearance de creatinina de 40 ml/min é produzida pelo mecanismo de superdosagem relativa.
Estão CORRETAS