Questões de Concurso Público TJ-MS 2017 para Técnico de Nível Superior - Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 11 questões

Q849345 Engenharia Civil
No tocante ao estudo de viabilidade, sabe-se que o orçamento possui variações devido ao seu detalhamento que, conforme os documentos que se tem, proporciona uma determinada classificação. Marque a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o grau de orçamento de uma estimativa de custo ou uma viabilidade inicial com a precisão que ele proporciona.
Alternativas
Q849346 Engenharia Civil
Em relação à análise e à condição de solo, sabe-se que a realização da sondagem SPT é um dos sistemas utilizados para caracterização do solo. A NBR 8036 refere-se à quantidade de furos de sondagem que deve ser feita para uma determinada área de projeção da edificação. De acordo com a norma, a quantidade de furos de sondagem a ser realizada em uma obra com área de projeção da edificação igual a 1000m² é de
Alternativas
Q849347 Engenharia Civil

Relacionado a uso e ocupação dos lotes urbanos, o Estatuto da Cidade prevê a necessidade da realização de um Plano Diretor para municípios com 20 mil habitantes ou mais, para cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas e com aspecto de especial interesse turístico. Considerando as informações anteriores e sabendo que nas consultas para fins construtivos dos municípios existem três índices relacionados ao uso de ocupação do solo (denominados coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação e permeabilidade mínima), a máxima área computável, a projeção da estrutura e a máxima área impermeabilizada permitida para um terreno de área igual a mil metros quadrados (1000m²) estão descritas CORRETAMENTE em:

*Dados os seguintes parâmetros construtivos: coeficiente de aproveitamento igual a 2 (dois), taxa de ocupação igual a 50% ou 0,5 (cinquenta por cento ou meio) e Permeabilidade mínima igual a 0,25 ou 25% (um quarto ou vinte e cinco por cento)

Alternativas
Q849348 Engenharia Civil
Com base no disposto na Lei nº 5.194/1966, que regula o exercício da profissão de Engenheiro e dá outras providências, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q849353 Engenharia Civil
Em 1964, o arquiteto Jaime Lerner constrói uma residência no bairro do Cabral em Curitiba de 140 m² para sua moradia e a principal característica da obra é o telhado verde. Sobre o telhado verde, analise as afirmações a seguir e marque a CORRETA
Alternativas
Q849355 Engenharia Civil

No software AutoCAD, existem dois métodos de trabalho para importar elementos gráficos de um arquivo externo para o arquivo atual. Os métodos podem ser acionados por meio dos comandos XREF e INSERT. A respeito das semelhanças e diferenças entre os dois comandos, considere as seguintes afirmações.


I. O comando XREF é mais utilizado para inserir um projeto base e sobre ele realizar outros projetos, enquanto o comando INSERT é mais utilizado para inserir elementos que irão compor o projeto atual e que podem ser utilizados também em outros projetos, sem relação com o atual.

II. Elementos inseridos com os dois comandos são atualizados automaticamente quando o arquivo externo é alterado.

III. Utilizar o comando INSERT para importar um arquivo externo grande produz um aumento no tamanho em disco do arquivo atual maior que a importação com o comando XREF.

IV. Elementos inseridos com o comando XREF podem ser transformados em blocos, tornando-os semelhantes aos inseridos com o comando INSERT.

V. Além da parte gráfica, os dois comandos importam também as informações de layers existentes no arquivo externo para o arquivo atual. Estes layers podem ser utilizados e manipulados da mesma forma que qualquer outro layer.


É CORRETO apenas o que se afirma em 

Alternativas
Q849356 Engenharia Civil

As instalações penitenciárias brasileiras revelam uma realidade bastante preocupante no que diz respeito à superlotação de suas celas. Um local com capacidade para 20 detentos acaba tendo uma população de 60. Em função disso, problemas como falta de higiene e de saneamento trazem como consequência, principalmente, a disseminação de doenças entre os presos. É importante lembrar que muitas vezes entre eles também pode haver alguém com algum tipo de deficiência física, por exemplo uma PMR (pessoa com mobilidade reduzida). Em função disso, a NBR 9050/2015 trata de alguns critérios de acessibilidade relacionados ao ambiente em questão. Dessa forma, no que diz respeito à acessibilidade, em delegacias e penitenciárias, segundo a NBR 9050/2015, analise as afirmações a seguir.


I. Pelo menos uma cela deve ser acessível e estar em rota acessível.

II. Deve haver ao menos dois sanitários e banhos acessíveis.

III. Ao menos 10% dos parlatórios, com no mínimo um, deve ser acessível tanto para detentos quanto para visitantes. É recomendação da norma também que ao menos outros 10% sejam adaptáveis.

IV. As áreas para atividades de lazer ou trabalho dos detentos devem ser acessíveis, sendo recomendado que ao menos outros 5% sejam adaptáveis. 


É CORRETO apenas o que se afirma em 

Alternativas
Q849357 Engenharia Civil
A NBR 15575/2013 Edificações habitacionais – Desempenho institui um nível de desempenho mínimo ao longo de uma vida útil para os principais elementos de uma construção, os quais são analisados nas seis partes que compõem a norma: requisitos gerais, estrutura, pisos, vedações verticais, coberturas e sistemas hidrossanitários. No que diz respeito à parte 1 da referida norma (– Requisitos gerais) e considerando a periodicidade e processos de manutenção especificados no respectivo Manual de Uso, Operação e Manutenção (o qual é entregue ao usuário elaborado em atendimento à norma NBR 14037/2014 - Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção de edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q849358 Engenharia Civil

O sistema construtivo Steel framming é conhecido mundialmente por ser um método industrializado que possibilita a realização de construção a seco com grande rapidez na execução. Possui como principal característica uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado formados a frio, utilizados para compor painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras e demais componentes. A função dos painéis estruturais é compor as paredes de uma construção assim, como ser utilizados como sistema estrutural. Já os não estruturais servem apenas como divisórias. As paredes que constituem a estrutura são chamadas de painéis estruturais ou autoportantes. Os painéis devem ser enrijecidos por meio de contraventamentos a fim de evitar deslocamentos indesejados. Para a montagem dos referidos painéis, existem três métodos que podem ser utilizados durante a construção: “stick”, por painéis e o método da construção modular.

No que diz respeito aos três métodos de montagem de painéis citados, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q849361 Engenharia Civil
Visando à elaboração de um cronograma de obra para o planejamento e o controle físico financeiro de um edifício com 4 pavimentos, sendo um subsolo com desnível de 4m em relação à rua, um pavimento térreo duplo, um pavimento tipo corporativo com capacidade de carga na laje de 1000 kgf/cm² e um pavimento de cobertura, analise as assertivas a seguir sobre as ferramentas gerenciais que poderão ser utilizadas na atividade e assinale a CORRETA.
Alternativas
Q849362 Engenharia Civil
O processo após a adjudicação do contrato de uma empresa vencedora de uma licitação é a emissão do empenho da obra e da ordem de serviço para início da construção. O profissional responsável pela medição dos serviços poderá utilizar os critérios de medição que fizeram parte do preâmbulo do edital da licitação pública. Sobre os critérios de medição de obras, analise as afirmações a seguir e marque a CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: E
5: E
6: B
7: A
8: D
9: B
10: D
11: A