Questões de Concurso Público Qconcursos 2024 para Simulado Ilimitada - 4° Simulado

Foram encontradas 7 questões

Q2545580 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “O diretório paulistano do PSB, partido da pré-candidata Tabata Amaral, encaminhou uma representação ao Ministério Público Eleitoral pedindo a abertura de um inquérito contra Pablo Marçal (PRTB), pela prática de pagar seguidores que distribuem cortes de seus vídeos nas redes sociais. A prática foi revelada em reportagem do GLOBO publicada em junho.”

(23/07/2024)

As ações que o ex-coach Pablo Marçal faz, podem ser avaliadas como:
Alternativas
Q2545581 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “A cinco dias das eleições na Venezuela, o regime do ditador Nicolás Maduro, que governa o país, bloqueou o acesso a sites de notícias independentes, de acordo com uma ONG e o sindicato da imprensa. A mídia venezuelana afirma ainda que, entre os sites com restrições, há pelo menos três que checam notícias falsas — Espaja.com, Cazadores de Fake News e Observatorio Venezolano de Fake News. Os dois primeiros foram bloqueados no início da campanha eleitoral.”

(23/07/2024)

Características que configuram um governo ditatorial podem ser expressas respectivamente:
Alternativas
Q2545582 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Um filhote de onça-pintada nascido há menos de 20 dias, em 6 de julho, vem encantando visitantes em um centro de conservação em Cotia, no interior de São Paulo. A chegada do pequeno felino marca um importante avanço no programa nacional de reprodução, que visa à conservação da espécie, atualmente ameaçada de extinção.”

(23/07/2024)

A onça-pintada está em risco de extinção no Brasil devido a:
Alternativas
Q2545583 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “De medidas pró-armas a linguagem neutra, STF derruba leis locais Da pauta de costumes e prepara análise de outros casos. Corte ainda vai tratar de temas como escolas cívico-militares, veto a participação de crianças em paradas LGBTQIA+ e o uso de banheiros de acordo com a identidade de gênero. Apesar de esses temas causarem divisões na sociedade, as decisões do STF têm sido unânimes. Contribui para isso o fato de que não está sendo analisado o mérito das questões — por exemplo, se a linguagem neutra deve ser utilizada ou não — mas competência dos entes federativos em legislar sobre esses temas. Nos casos já julgados, o entendimento foi de que os Legislativos locais extrapolaram suas funções.”

(23/07/2024)

A polemização acerca desses temas discutidos no Brasil, durante os últimos anos são muito explicados devido:
Alternativas
Q2545584 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Por que parte do mundo pode se tornar inabitável?

O alerta de que parte do mundo pode se tornar inabitável veio de um estudo integrado por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O trabalho analisou os extremos de calor e umidade e foi publicado na revista científica Science Advances.
Embora o ar seco possa ser desagradável, é a umidade que aumenta significativamente a sensação de calor. Isso acontece porque a transpiração é um dos principais mecanismos de resfriamento do corpo humano. Porém, quando está muito úmido, o suor não evapora e isso faz com que o calor não seja dissipado. Com a temperatura igual ou superior 37°C com mais de 70% de umidade do ar qualquer pessoa pode começar a ter problemas de saúde.”

(23/07/2024)

O aumento da temperatura no planeta é resultado:
Alternativas
Q2545585 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Ministro diz estar confiante de que Brasil terá 'forte queda' da fome Wellington Dias se refere ao relatório global sobre insegurança alimentar, que será divulgado nesta quarta-feira, dia do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ele espera que o resultado de 2023 seja mais animador após "dois anos ruins”, mas ponderou que será insuficiente para tirar o Brasil do Mapa da Fome no triênio de 2021 a 2023. O Brasil chegou a sair do Mapa da Fome em 2014, mas voltou em 2022, segundo a ONU.”

(23/07/2024)

O fato do Brasil ainda fazer parte do relatório global sobre insegurança alimenta é condicionado:
Alternativas
Q2545586 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Sob gestão Lula, assassinatos contra indígenas no Brasil aumenta 15% em 2023,aponta relatório
Violência geral contra povos originários registrou leve queda em 2023, mas segue aquém das promessas feitas pelo governo atual; Congresso é considerado entrave nas pautas de proteção, revela balanço do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). No total, os casos de "Violência contra a pessoa" — que abrange assassinatos, homicídios culposos, abuso de poder, ameaças, lesões corporais, racismo, tentativa de assassinato e violência sexual contra povos originários — recuaram, mas os números não refletem promessas do atual governo.”

(23/07/2024)

Esses fatos se relacionam a problemas estruturais profundos que perpassam governos. Madeireiras e mineração ilegais, violências históricas contra os povos indígenas, todas essas ações de fato poderiam ser amenizadas se caso:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: D
6: B
7: A