Questões de Concurso Público COBRA Tecnologia S/A (BB) 2014 para Analista de Operações - Negócios

Foram encontradas 26 questões

Q452027 Engenharia de Software
A Análise de Pontos de Função (APF) busca medir:
Alternativas
Q452028 Engenharia de Software
Fazem parte do processo de medição de Pontos por Caso de Uso (PCU), exceto:
Alternativas
Q452029 Engenharia de Software
Leia as afirmativas a seguir.

I. A Análise Por Pontos de Função pode ser aplicada a qualquer tipo de software, independentemente de como este será desenvolvido.

II. Pontos por Casos de Uso só podem ser aplicados de forma eficiente a projetos de software que especifiquem requisitos por meio de casos de uso.

III. O processo de medição usando Pontos por Caso de Uso deve ser empregado antes de concluída a análise de requisitos do projeto.

IV. Utilizando Pontos por Casos de Uso conseguem-se medidas padronizadas, consistentes e isentas de subjetividade.

Está correto o que se afirma somente em
Alternativas
Q452030 Engenharia de Software
ATENÇÃO: a imagem a seguir representa uma visão do processo de medição funcional da International Function Point Users Group (AFPUG), que é um organismo internacional responsável pela manutenção e evolução do padrão de medição de pontos de função. Ela deve ser utilizada para responder às questão.

                                            imagem-008.jpg

Na imagem apresentada, as lacunas I e II são preenchidas correta e, respectivamente, com:
Alternativas
Q452031 Engenharia de Software
ATENÇÃO: a imagem a seguir representa uma visão do processo de medição funcional da International Function Point Users Group (AFPUG), que é um organismo internacional responsável pela manutenção e evolução do padrão de medição de pontos de função. Ela deve ser utilizada para responder às questão.

                                                    imagem-008.jpg

Na identificação do Tipo da Contagem os responsáveis pela medição estabelecem o tipo da contagem que será utilizado para medir o software. Considere:

I. contagem de um projeto de desenvolvimento: mede a funcionalidade fornecida aos usuários finais do software quando da sua primeira instalação.
II. contagem de um projeto de melhoria: mede as funções adicionadas, modificadas ou excluídas do sistema pelo projeto.
III. contagem de uma aplicação: mede a funcionalidade fornecida aos usuários por uma aplicação instalada.

A contagem de pontos de função pode estar associada tipos de contagem apresentados em:
Alternativas
Q452032 Engenharia de Software
Analise os requisitos a seguir, de um sistema para uma clínica médica.

1. O usuário deve ser capaz de pesquisar as listas de agendamento de pacientes.
2. O sistema deve implementar as disposições de privacidade dos pacientes, tal como estabelecido pela legislação e padrões internacionais.
3. O sistema deve ser capaz de gerar a cada dia uma lista de pacientes para consulta naquele dia.
4. A equipe médica deve ser capaz de usar todas as funções do sistema após quatro horas de treinamento.
5. Cada membro da equipe que usa o sistema deve ser identificado apenas por seu número de identificação de dez dígitos.
6. O sistema deve estar disponível durante o horário comercial, sendo permitido um tempo de indisponibilidade que não exceda cinco segundos.

São requisitos funcionais SOMENTE o que consta em:
Alternativas
Q452033 Engenharia de Software
Documentos de requisitos são essenciais quando se está desenvolvendo o sistema de software. Entretanto, os métodos ágeis de desenvolvimento argumentam que os requisitos mudam tão rapidamente que o documento de requisitos já estará ultrapassado assim que terminar de ser escrito. Em vez de um documento formal, abordagens como Extreme Programming (XP) coletam os requisitos de usuário de forma incrementai e escrevem-nos em cartões na forma de:
Alternativas
Q452034 Engenharia de Software
Os processos de engenharia de requisitos podem incluir quatro atividades de alto nível. A atividade que objetiva descobrir os requisitos é conhecida como:
Alternativas
Q452035 Engenharia de Software
"Em um sistema em desenvolvimento, um novo requisito precisou ser implementado com urgência. A equipe de desenvolvimento resolveu então mudar o sistema e, em seguida, retrospectivamente, modificar o documento de requisitos que já tinha sido aprovado. Como as mudanças no sistema já haviam sido feitas, a equipe esqueceu-se de incluir parte das informações de alteração no documento de requisitos, além de serem inseridas algumas informações inconsistentes com a implementação."

Percebe-se no texto que houve falha, principalmente, no processo de:
Alternativas
Q452036 Engenharia de Software
Durante o processo de validação de requisitos diferentes tipos de verificação devem ser efetuados com requisitos no documento de requisitos. Dois desses tipos são conceitualmente apresentadas a seguir:

I. nesta abordagem para validação, um modelo executável do sistema em questão é demostrado para os usuários finais e clientes. Estes podem verificar o modelo para verificar se ele atende às suas reais necessidades.
II. um usuário pode pensar que é necessário um sistema para executar determinadas funções. No entanto, maior reflexão e análise mais aprofundada podem identificar funções necessárias, adicionais ou diferentes. O sistema tem diversos stakeholders com diferentes necessidades, e qualquer conjunto de requisitos é inevitavelmente um compromisso da comunidade de stakeholders.

Os tipos de verificação I e II referem-se, respectivamente, a:
Alternativas
Q452037 Engenharia de Software
O Rational Unified Process (RUP):
Alternativas
Q452038 Engenharia de Software
A estrutura de framework de processos do RUP é apresentada na imagem a seguir.
                     Imagem associada para resolução da questão

As lacunas I e II são preenchidas correta e, respectivamente, por:
Alternativas
Q452039 Engenharia de Software
No RUP, a fase de Construção é responsável pela evolução do sistema e sua arquitetura, até que o sistema esteja pronto para a entrega à comunidade de usuários. O marco final da fase de Construção é
Alternativas
Q452040 Engenharia de Software
Associe as atividades aos papéis, no RUP.

Atividades:
1. Planejamento de uma Interação.
2. Desenvolver um plano de Gerência de Requisitos.
3. Detalhar uma Entidade de Negócios.
4. Encontrar atores e Casos de Uso.

Papéis:
A. Gerente de Projeto.
B. Analista de Sistemas.
C. Designer de Negócios.
D. Analista do Processo de Negócios.

A associação correta é:
Alternativas
Q452041 Engenharia de Software
O modelo ágil Extreme Programming (XP) segue uma série de práticas que dizem respeito ao relacionamento com o cliente, a gerência do projeto, a programação e aos testes. NAO é uma dessas práticas:
Alternativas
Q452042 Engenharia de Software
No modelo ágil Scrum:

Alternativas
Q452043 Engenharia de Software
"É um método ágil que enfatiza o uso de orientação a objetos. Possui apenas duas fases: 1 - Concepção e Planejamento; e 2 - Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas: 1 - Desenvolver Modelo Abrangente; 2 - Construir Lista de Funcionalidades; e 3 - Planejar por funcionalidade. A fase de Construção possui duas disciplinas: 1 - Detalhar por Funcionalidade; e Construir por Funcionalidade." O texto descreve o método:
Alternativas
Q452044 Engenharia de Software
Trata-se de uma técnica usada para estimar o esforço de desenvolvimento de software que consiste em estimar o número de linhas que um programa deverá ter, normalmente com base na opinião de especialistas e no histórico de projetos passados. Tal técnica é conhecida pela sigla:
Alternativas
Q452049 Engenharia de Software
"É uma técnica utilizada no levantamento de requisitos, que promove a cooperação, entendimento e trabalho em grupo entre usuários e desenvolvedores. Facilita a criação de uma visão compartilhada do que o produto de software deve ser. Possui quatro princípios básicos: dinâmica de grupo, uso de técnicas visuais, manutenção do processo organizado e racional e utilização de documentação padrão. É composta por duas etapas principais: planejamento e projeto. Cada etapa consiste nas fases de adaptação, sessão e finalização." O texto refere-se à técnica de:
Alternativas
Q452050 Engenharia de Software
É uma abordagem para a avaliação de qualidade de software que define um modelo de mensuração em três níveis: Conceituai (objetivo da medição), Operacional (a questão a ser respondida) e Quantitativo (as métricas que respondem à questão respondida). A abordagem descrita é conhecida como:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: A
6: A
7: C
8: B
9: E
10: A
11: C
12: D
13: E
14: A
15: E
16: A
17: A
18: B
19: A
20: B