Questões de Concurso Público CRO - PR 2016 para Secretário (A) Executivo (A)
Foram encontradas 11 questões
Tendo em vista a Lei nº 7.377/85 (com alterações feitas pela Lei nº 9.261/96), que dispõe sobre a atividade de Secretário e dá outras providências, leia as afirmativas seguintes.
I. O exercício da atividade de Secretário Executivo, com as atribuições previstas na Lei, será permitido ao profissional legalmente reconhecido, ou diplomado no exterior por curso superior de Secretariado, cujo diploma seja revalidado na forma da lei.
II. É considerado Secretário Executivo o portador de qualquer diploma de nível superior que, na data de vigência desta Lei, houver comprovado, através de declarações de empregadores, o exercício efetivo, durante pelo menos trinta e seis meses, das atribuições mencionadas na Lei.
III. Todo profissional de secretariado, inclusive com registros como assessora, assistente, auxiliar administrativo, deve ter seu registro junto à antiga Delegacia Regional do Trabalho (DRT), atual Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Pode-se afirmar que:
Segundo a Lei nº 7.377/85, são atribuições do Secretário Executivo:
I. coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas.
II. interpretação e sintetização de textos e documentos; e redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro;
III. taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro.
IV. versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa.
V. registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas; e conhecimentos protocolares.
Está correto o que se afirma em:
Instrumento de pesquisa que fornece uma enumeração descritiva dos itens documentais ou dossiês que compõem um ou mais fundos ou séries. Normalmente inclui um histórico da instituição produtora dos documentos, uma breve explicação dos critérios utilizados em seu arranjo e um índice. De acordo com o nível de detalhamento da descrição dada, pode ser sumário ou analítico.
(http://www.portaldosecretariado.com.br)
Considerando o texto acima indicado, assinale a alternativa que contém o nome do instrumento de pesquisa.
Os gráficos de organização mostram os meios utilizados para a obtenção dos resultados. Nos gráficos de organização, procuram-se mostrar os resultados técnicos que estão sendo usados, sejam tais recursos operações técnicas ou sistemas de órgãos e pessoas dispostas de maneira a atingirem certos resultados. O Fluxograma Global ou de Coluna é o tipo de fluxograma mais utilizado pelas empresas. De maneira resumida, seus aspectos básicos são: é utilizado tanto no levantamento quanto na descrição de novas rotinas e procedimentos; permite demonstrar o fluxo de informações e documentos, dentro e fora da unidade organizacional considerada; e apresenta maior versatilidade, principalmente por sua maior diversidade de símbolos.
Sobre o símbolo do documento , leia as afirmativas.
I. Serve para identificar qualquer tipo de documento, como cheques, faturas, recibos. Coloca-se o nome do documento dentro do símbolo, geralmente abreviando-se por questões práticas.
II. Quando da emissão de um documento, deve-se marcar o lado esquerdo inferior do símbolo.
III. Quando o documento aparece pela primeira vez no fluxograma considerado, mas já foi emitido em outro fluxograma, deve-se marcar o lado esquerdo superior do símbolo do documento.
Pode-se afirmar que:
Taquigrafia é outra modalidade de escrita da palavra. Todo método de taquigrafia é elaborado seguindo a fonética do idioma. Como tal, ele é organizado observando a frequência das letras na formação das palavras, porcentagem dos sinais na formação de um taquigrama – para escolha dos sinais, peculiaridades do idioma. Os sinais representam o “som” das letras do alfabeto. Como temos letras que identificam as consoantes e as vogais, o mesmo ocorre com os sinais. Isto é: sinais representativos para as consoantes e para as vogais. Existem regras para o traçado e leitura dos sinais. Leia as afirmativas sobre o método Leite Alves.
I. No método Leite Alves, temos: os sinais finos ou simples, e sinais grossos. Os sinais finos representam as consoantes e vogais; e um sinal grosso identifica a união de duas sílabas em um único sinal. Existem regras para o traçado e leitura dos sinais.
II. Quanto ao formato, os sinais são: retos ou curvos. É preciso conhecer o traçado dos sinais, onde eles começam e terminam, para traçar-se a correta ligação entre os mesmos, permitindo rápido traçado e fácil leitura.
III. No método Leite Alves a presença das vogais “a” e “o”, quando intercaladas com sinais de consoantes, ajudam no traçado dos sinais para que seja neutralizada ou anulada a formação de ‛‛ânguIo”. Por essa razão, foram escolhidos sinais de fácil traçado para representar essas vogais – um círculo.
Pode-se afirmar que:
No método Leite Alves há 17 sinais representando as terminações mais comuns de nossas palavras. O reconhecimento desses sinais junto ao taquigrama é imediato. Leia as afirmativas seguintes, sobre abreviações.
I. Devem-se aplicar, sempre que for possível, dois ou mais sinais de abreviações no mesmo taquigrama. Exemplos: provisoriamente = provis + oria + mente; criteriosamente = crit + erio + osa + mente, variabilidade = v + aria + bilidade.
II. Podem-se formar novos taquigramas com acréscimo de um sinal de abreviação. Exemplos: no taquigrama “bom” incluindo o sinal “oso” = bondoso; “bom” incluindo o sinal “dade” = bondade.
III. Os sinais de abreviações são também utilizados junto às abreviaturas. Por exemplo, na abreviatura que representa a palavra “governo” podemos aplicar o sinal “ante”, significando “governante”, na abreviatura que representa a palavra “capital” podemos aplicar o sinal “lista”, significando “capitalista”.
Pode-se afirmar que: