Questões de Concurso Público CRB - 6ª Região (MG-ES) 2017 para Auxiliar Administrativo
Foram encontradas 3 questões
O emprego dos pronomes de tratamento, a forma dos fechos e a identificação do signatário são alguns dos padrões estabelecidos pelo Manual de Redação da Presidência da República visando à padronização e à uniformidade das comunicações oficiais. Sobre o assunto, analise as afirmativas.
I. As regras de uso dos dois fechos para comunicações oficiais, quais sejam – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente –, não se aplicam às comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
II. Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:
(espaço para assinatura)
NOME
Ministro de Estado da Defesa
III. Quanto aos adjetivos referidos aos pronomes de tratamento, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está ocupado”, “Vossa Senhoria deve estar perplexo”; se for mulher, “Vossa Excelência está ocupada”, “Vossa Senhoria deve estar perplexa”.
Quanto ao emprego de sinais (aspas, parênteses e travessão), segundo o Manual de Redação da Presidência da República, analise as seguintes afirmativas.
I. As aspas, entre outros empregos, dão destaque a nomes de publicações, obras de arte, intitulativos, apelidos. Ex.: Um resumo sobre o livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” será publicado nos maiores jornais do país.
II. Os parênteses são empregados nas orações ou expressões intercaladas. O ponto-final vem antes do último parêntese quando a frase inteira se acha contida entre parêntese: “Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para sua ambição.” (Mahatma Gandhi)
III. O travessão, que é um hífen prolongado (–), é empregado entre outros casos, para indicar a substituição de um termo, para evitar repetições. Ex.: O verbo fazer (vide sintaxe do verbo –), no sentido de tempo transcorrido, é utilizado sempre na 3ª pessoa do singular: faz dez anos que trabalho aqui.