Questões de Concurso Público CFP 2018 para Especialista em Psicologia - Organizacional e do Trabalho
Foram encontradas 5 questões
No que se refere à administração de projetos e à sua relação com a estrutura organizacional de acordo com Schermerhorn (1999), julgue os próximos itens.
I Um projeto organizacional é o processo de escolha e implementação de uma configuração estrutural. A escolha da estrutura organizacional apropriada depende de vários fatores, incluindo‐se aí seu tamanho, corpo de funcionários, seu posicionamento na sociedade, sua tecnologia e as decisões sobre a taxa de crescimento e sobrevivência. As grandes organizações não deveriam ser simplesmente versões ampliadas das menores. É necessária a administração desse projeto em virtude do tamanho da organização.
II Muitas organizações requerem estruturas organizacionais diferentes. Para essas organizações, é recomendável que o projeto siga uma estratégia organizacional. Uma estratégia organizacional pode ser conceituada como o processo de posicionar a organização em seu ambiente, levando‐se em consideração o detalhamento da implementação de ações.
III É condição sine qua non que a administração do projeto de estrutura organizacional abarque as progressões. Isso significa gerenciar o fato de que, conforme aumenta o número de seres humanos em uma organização a um ritmo de progressão aritmética, o número de interconexões possíveis aumenta em progressão geométrica.
Assinale a alternativa correta.
À luz das concepções de Zanelli (2004) sobre produção e gestão de conhecimento em organizações do trabalho, julgue os itens subsequentes.
I A produção de conhecimento pela POT ocorre por meio de seus estudos sobre fenômenos como comportamentos, relações entre pessoas e grupos, disposições, motivos, percepções, crenças, reações, atitudes, significados, valores e sentimentos, entre outros.
II O que torna a POT única (diferenciada de outras subáreas da psicologia) é o fato de que seu foco de interesse reside no estudo de fenômenos humanos em contextos de trabalho, como, por exemplo, estudos sobre os valores e os significados do trabalho e das organizações, estudos sobre a aprendizagem organizacional, estudos sobre comprometimento organizacional, estudos sobre educação corporativa, estudos sobre satisfação no trabalho etc. A produção desse conhecimento está atrelada às organizações do trabalho.
III A gestão do conhecimento produzido pela POT enfrenta alguns problemas. Um dos desafios para investigar fenômenos humanos em organizações reside em encontrar uma definição que represente ou corresponda a seu objeto e que convença outras pessoas de que essa definição seja adequada. Outro desafio é encontrar indicadores confiáveis e válidos que demonstrem os graus em que esses fenômenos estão presentes nos contextos em que devam ser estudados.
Assinale a alternativa correta.
A partir do ponto de vista de Goulart & Sampaio (1998) sobre o estudo dos fenômenos sociais nas organizações pela POT, julgue os próximos itens.
I Uma enormidade de processos interativos está ocorrendo no cotidiano das organizações. Uma organização pode fundamentalmente apoiar ou limitar tanto quanto pode produzir ou reproduzir controladamente uma ação processual enquanto mecanismo de mediação humana. Isso configura a psicologia do trabalho enquanto ação processual a partir da psicologia social da organização, o que abre novas e teoricamente bem fundamentadas possibilidades de análise para o estudo e controle dos fenômenos sociais que ocorrem nas organizações.
II O interacionismo, em suas diversas modalidades, constitui um dos suportes teóricos possíveis para orientar o estudo dos fenômenos psicossociais que ocorrem nas organizações, visto que a concentração de processos sociais que ocorrem em seu cotidiano representa a oportunidade de as pessoas estabelecerem modelos de interação construídos ao longo de sua história social.
III As abordagens da psicologia social podem vir a representar marcos teóricos muito relevantes em termos de sustentação dos estudos empreendidos pela psicologia do trabalho, que, a partir deles, poderia se constituir em uma ciência aplicada com uma fundamentação teórica consistente, e não um amontoado de “dicas” e “receitas” para psicólogos que estejam se preparando para atuar nas organizações.
Assinale a alternativa correta.
De acordo com os pressupostos de Robbins (1998) sobre cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
I A institucionalização presente na cultura organizacional opera para produzir entendimentos comuns entre os membros sobre o que é comportamento apropriado e, fundamentalmente, relevante. Assim, quando uma organização assume permanência institucional, modos aceitáveis de comportamento tornam‐se evidentes para seus membros.
II Na concepção de cultura organizacional, o sistema de significados compartilhados e mantidos por seus membros distingue essa organização de outras, tornando‐se um conjunto‐chave do que a organização valoriza. Tal sistema valorativo, portanto, representa uma percepção comum por parte dos membros da organização.
III Podem existir subculturas organizacionais dentro de um sistema maior que abranja a cultura organizacional como um todo. Nesse seguimento, pode‐se ter a cultura macro (que fornece à organização uma personalidade distinta) e, dentro dela, um subsistema de valores partilhados unicamente por um pequeno número de funcionários, mas fundamentalmente atrelado à cultura macro.
Assinale a alternativa correta.
Conforme Siqueira (2008), o envolvimento do sujeito com seu trabalho foi originalmente definido como o grau em que o desempenho de uma pessoa em seu trabalho afeta sua autoestima. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.
I O engajamento com o trabalho pode trazer consequências positivas tanto para o indivíduo quanto para a organização em que trabalha. Para o indivíduo, o fato de executar tarefas que lhe permitam entrar em tal estado o auxilia a vivenciar uma sensação agradável de plena realização de suas potencialidades, de conseguir atingir metas pessoais e profissionais e de observar, a cada tarefa realizada, o quão adequadamente está realizando seu trabalho. Esse complexo processo pode aumentar o senso de autovalor do indivíduo, tornando‐o mais confiante de suas habilidades e competências profissionais e, ao mesmo tempo, propicia ao trabalhador vivenciar um estado prazeroso de engajamento no trabalho.
II O trabalho também pode produzir um estado de fluxo no indivíduo. Isso ocorre quando as atividades de trabalho incluem desafios que exigem habilidades especiais e as metas e o feedback são claros e imediatos. Nessas condições, o trabalho assemelha‐se às atividades que produzem fluxo, desencadeando, no indivíduo, maior envolvimento e transformando a atividade em uma experiência positiva. Assim, podem florescer sensações muitos semelhantes às que se experimenta quando alguém pratica seu esporte favorito ou desempenha uma atividade artística.
III O envolvimento com o trabalho não é uma característica estável do indivíduo. As circunstâncias que desenham o escopo do trabalho podem alterar o grau de envolvimento com ele. Assim, as características das tarefas, como variedade e tempo para executá‐las, e os desafios que elas impõem ao trabalhador, agregados às características do líder, às exigências de desempenho de papéis organizacionais conflitantes, a orientações ambíguas e a despreparo profissional para desempenhar esses papéis, podem levar o trabalhador a alterar seu engajamento no trabalho.
Assinale a alternativa correta.