Questões de Concurso Público CODHAB-DF 2018 para Assistente - Técnico em Topografia
Foram encontradas 16 questões
Um terreno plano e inclinado pode ser representado por linhas paralelas e uniformemente espaçadas.
As curvas de nível cruzam‐se na cota mais elevada do terreno.
No estudo de mapas e representações cartográficas, frequentemente se utilizam linhas equidistantes, que ligam pontos de mesma altitude. Essas linhas são denominadas de curvas de nível. A respeito desse tema, julgue o item.
O erro angular no levantamento planimétrico com emprego de estação total é sempre igual ou inferior à precisão desse aparelho.
As curvas de nível devem ser traçadas a partir dos pontos notáveis definidores do relevo, passando pelas interpolações controladas nas altitudes ou cotas entre pontos de detalhe.
As curvas mestres devem ser representadas a cada três curvas de nível, com traço reforçado e cotadas.
Esses pontos são determinados e calculados segundo modelos geodésicos de precisão, tendo como imagem geométrica da Terra o elipsoide de referência internacional de 1967.
Há uma correspondência matemática biunívoca entre as coordenadas geodésicas dos pontos do SGB e suas homólogas planorretangulares nos sistemas parciais UTM.
Não é objetivo do SGB informar dados sobre a medida do eixo do planeta e suas características de achatamento, tendo como função apenas ser um sistema de dados locais para informações topográficas.
O SGB integra o SAD‐69 (South American Datum – 1969), que também adota o elipsoide internacional de 1967.
Sua materialização efetiva‐se por meio dos conjuntos de estações, que constituem apenas as redes altimétrica e planimétrica.
Na hipótese de o apoio topográfico planimétrico vincular‐se à rede geodésica (SGB), a situação ideal seria aquela em que pelo menos dois pontos de coordenadas conhecidas fossem comuns.
Para a obtenção da latitude, estabeleceu‐se o valor de 10.000.000 m para o Equador, sendo que os valores crescem no sentido sul e decrescem no sentido norte.
Para a obtenção da longitude, estabeleceu‐se o valor de 500.000 m para cada meridiano central (MC), sendo que os valores crescem no sentido leste e decrescem no sentido oeste.
O globo foi dividido em fusos e zonas de forma conveniente, dando origem inicialmente ao que se chama de Carta do Mundo ao Milionésimo, que consiste em uma carta na escala de 1:1.000.000, cobrindo uma região de 4º de latitude por 6º de longitude.
O fuso correspondente à cidade de Brasília, considerando‐se sua latitude de 47º 55′ 45″ Oeste, é igual a 23.
A zona na qual a cidade de Brasília está localizada é a zona C, considerando‐se sua latitude de 15º 46′ 48″ Sul.