Questões de Concurso Público CRB 8º Região - SP 2018 para Fiscal Bibliotecário
Foram encontradas 21 questões
Conhecer a origem das bibliotecas implica abordar a produção de conhecimentos, pois, desde a sua origem na Antiguidade Clássica, a biblioteca é um espaço de preservação dos conhecimentos gerados pela humanidade a partir das diferentes sociedades. Segundo Burke, conhecimento é algo que denota o que foi processado e sistematizado pelo pensamento. Conforme o autor, com a reabilitação do saber cotidiano, do saber local, deve ficar óbvio que há “conhecimentos” no plural em toda cultura: conhecimentos filosóficos; religiosos; populares; científicos; senso comum; etc. Entretanto, vale salientar que os registros representativos desses conhecimentos, assim como a produção cultural, se constituem em acervos preservados em bibliotecas, arquivos, unidades de informação, museus etc. Para efeito, são considerados como conhecimento na sua forma concreta, tangível, produtos gráficos e objetos materiais. Na ciência da informação e na biblioteconomia, são denominados de documentos livros, revistas, jornais, moedas, imagens, CDs, arquivos eletrônicos etc. Diferentemente da linguagem e da escrita, as bibliotecas apareceram na era histórica, quando tem início a preservação de registros escritos de conhecimentos. No contexto das bibliotecas, a linguagem escrita tornou‐se a forma mais comum para registrar conhecimentos. A dedução de que a produção de conhecimentos conduz à criação de bibliotecas aponta para o pressuposto de que onde houve grande produção de conhecimentos também ali estarão grandes bibliotecas, arquivos, museus etc.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta os requisitos para o aparecimento de bibliotecas.
Conforme afirma Lau, o maior êxito de um programa para desenvolvimento de habilidades em informação depende de um compromisso no âmbito institucional e este deve estar presente ou explicitado para os mais altos níveis da Administração. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
I Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é adaptar ou adotar padrões e práticas internacionais da competência em informação.
II Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é criar um programa que seja mais funcional para os colaboradores e para a organização.
III Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é adotar ou desenhar um programa que se baseie em experiências nacionais e internacionais.
IV Segundo Lau, um passo básico para implementar um programa de competência em informação é identificar o que é necessário para implementar o programa no nível de recursos tecnológicos, pessoais e financeiros.
Assinale a alternativa correta.
NOME DO PAÍS, ESTADO, ou MUNICÍPIO. Entidade institucional responsável pela publicação. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação, ano de publicação. volume(s). (Nome e número de série, se houver).
A referência bibliográfica apresentada acima refere‐se a
Com relação à universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, prevista na Lei n.º 12.244/2010, julgue os itens subsequentes.
I As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas. Considera‐se como biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte, destinados à consulta, à pesquisa, ao estudo ou à leitura.
II Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação desse acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.
III Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nessa Lei, seja efetivada em um prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de bibliotecário, disciplinada pelas Leis n.º 4.084/1962 e 9.674/1998.
Assinale a alternativa correta.
Conforme o Decreto n.º 56.725/1965, os profissionais bibliotecários somente poderão exercer a profissão após satisfazerem alguns requisitos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir.
I Consiste em um requisito o registro dos diplomas ou títulos na Diretoria do Ensino Superior, ou por meio de correspondência, ou cursos intensivos, do Ministério da Educação e Cultura.
II Consiste em um requisito o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) a cuja jurisdição estiverem sujeitos.
III Consiste em um requisito o pagamento da anuidade ao CRB, na forma estabelecida neste Regulamento.
Assinale a alternativa correta.
No que diz respeito às anuidades, às taxas e à prestação de contas estabelecidas pela Lei n.º 4.084/1962, julgue os itens que se seguem.
I O bacharel em biblioteconomia, para o exercício de sua profissão, é obrigado ao registro no CRB a cuja jurisdição estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo CRB até o dia 31 de março de cada ano, acrescida de 15% de mora quando fora deste prazo.
II A renda do CFB será constituída, dentre outros, de 3/4 da renda proveniente da expedição de carteiras profissionais e de 3/4 da renda das certidões.
III Os presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia prestarão anualmente suas contas perante o Tribunal de Contas da União (TCU). A prestação de contas do presidente do CFB será feita diretamente ao referido Tribunal, após aprovação do Conselho. A prestação de contas dos presidentes dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia será feita ao referido Tribunal por intermédio do CFB.
Assinale a alternativa correta.
A presidência do Plenário dos Conselhos Regionais sera ́ exercida pelos seus presidentes, conforme definido pela Resolução n.º 179/2017, que aprova o Regimento Interno do sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biblioteconomia. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
I O Plenário devera ́ se reunir com a presença mínima de metade mais um de seus membros efetivos, exceto nas hipóteses em que esse Regimento exigir quorum de dois terços para deliberação, cabendo a seus presidentes o voto de qualidade.
II A verificação de quorum precederá a abertura dos trabalhos das sessões e sera realizada pelo diretor administrativo, apos a assinatura do livro de presenças. A inexistência de ̧ quorum implicara a transferência da sessão pelo presidente para outra hora ou dia.
III Os membros natos, quando presentes ou representados, terão direito a voto e sua ausência não sera computada para ́exigência de quorum.
IV Sera dispensada a presença do membro nato quando da relatoria, discussão, apreciação e aprovação de processos.
V Nos impedimentos eventuais do presidente, a presidência do Plenário será ́ exercida pelos demais membros da Diretoria, ́observada a seguinte ordem de precedência: vice‐presidente; diretor técnico; diretor administrativo; e diretor financeiro.
A quantidade de itens certos é igual a
Considerando a Resolução n.º 399/1993, que dispõe sobre normas para apuração das faltas e aplicação das sanções do Código de Ética Profissional e dá outras providências, julgue os próximos itens.
I Determinada a instauração do processo ético pelo presidente do Conselho Regional, será a representação ou denúncia autuada com todos os elementos de prova e encaminhados os autos à Comissão de Ética.
II Recebido o processo, a Comissão de Ética, por, intermédio de seu coordenador, determinará a citação do acusado na forma prevista neste Regulamento, concedendo o prazo de vinte dias para oferecimento de defesa.
III Não sendo encontrado o acusado ou opondo‐se ele ao recebimento da citação ou dela tomando conhecimento sem oferecer defesa, tornar‐se‐a revel e ́ ser‐lhe‐a nomeado pelo presidente do Conselho ́ Regional defensor dativo, não podendo a indicação recair sobre conselheiro efetivo ou suplente.
IV Ao revel, sera sempre assegurado o direito de intervir ́ no processo, podendo discutir atos processuais já praticados e reclamar de sua execução.
V Apresentada a defesa, onde o acusado deverá expor
claramente suas razões e indicar as provas que
pretende apresentar, a Comissão de Ética designará, data para o interrogatório do acusado e mandará
intima‐lo com a antecedência mínima de dez dias úteis.
A quantidade de itens certos é igual a