Questões de Concurso Público CRM-PR 2018 para Bibliotecário
Foram encontradas 50 questões
O surgimento da documentação é considerado como um continuísmo da ciência da informação e sua grande contribuição à época foi reforçar o papel tradicional da biblioteca enquanto preservadora dos registros de conhecimento, dando destaque a seu tratamento e armazenamento.
Acerca de documentação e caracterização de documentos, julgue o item a seguir.
Os signos e os suportes são objetos da documentação.
A documentação é um sistema técnico-social, uma vez que é constituída de elementos interdependentes (pessoas, objetos materiais e processos), arranjados para alcançar um objetivo.
Os documentos de biblioteca são produzidos no transcurso de atividades intelectuais e de funções jurídicas ou administrativas, as quais apresentam relações orgânicas entre si.
O documento pode ser processado e avaliado de acordo com critérios pragmáticos e padrões de referência qualitativos preestabelecidos (por meios mecânicos ou cognitivos), além disso pode aumentar seu valor ou interagir com bases de conhecimento geradas natural ou artificialmente.
Indexação é um método de organização de dados de forma aleatória que permite recuperar informações de um arquivo contido em um dispositivo de armazenamento de acesso direto ou de uma tabela armazenada na memória.
O processo de indexação divide-se em identificação da necessidade de informação do usuário para definir cabeçalhos e subcabeçalhos e aplicação de linguagem codificada ou linguagem de classificação para a seleção de termos.
No processo de indexação que utiliza a linguagem controlada, as palavras podem ser utilizadas em seu sentido básico ou primário.
O índice KWIC (Keyword in Context) é elaborado a partir de palavras-chave retiradas do texto, as quais se tornam pontos de acesso.
O resumo é uma representação sucinta do conteúdo de um documento. Se o resumo se destinar a proporcionar acesso a um documento com finalidade de recuperação, ele precisará ser mais longo para que possa oferecer suficientes pontos de acesso.
Um servidor de empresa pública ou privada que tem formação completa em biblioteconomia, mas que não exerce o cargo efetivo de bibliotecário pode dar pareceres formais sobre temas inerentes à área, colocando, junto à sua assinatura, o seu respectivo número de registro no órgão de classe.
O órgão de classe do bibliotecário não tem por obrigação a defesa em caso de ofensa à sua dignidade profissional, podendo indicar, para tanto, instituições, empresas ou profissionais qualificados que tenham investidura jurídica/legal para esse tipo de prática.
Se o bibliotecário não pagar a anuidade prevista pelo órgão de classe, será suspenso por até três anos e, caso persista o débito, seu registro será cancelado.
É vetada a censura pública ao bibliotecário como penalidade disciplinar, resguardada, assim, a sua integridade moral e profissional.
A ligação da notação de um assunto a outro por meio de sinais de conexão é uma especificação da CDU.
Na CDU, o número 616 é uma classificação extensiva de doenças e seus tratamentos e o número 611.12 é utilizado para classificar o tema “Anatomia do coração”. Sendo assim, utiliza-se a subdivisão paralela para classificar “Doenças do coração”, que recebe o número 616.12.
Na CDU, a classe composta é uma subdivisão direta, como no exemplo: na classe Botânica, cada planta é uma classe composta.
Na CDD, o tema “Medicina Veterinária” é classificado fora da área de Medicina, que é vista, no código, sob o aspecto estritamente humano.
Tanto na CDU quanto na CDD, o que deve servir de critério para o bibliotecário na decisão de escolher ou rejeitar determinada classificação é o número de assuntos, em detrimento de sua pertinência.
Inexiste um número específico para classificar o tema “Informática em Saúde” na CDD, embora sejam irrefutáveis a importância e a atualidade do tema.