Questões de Concurso Público CRM-PR 2018 para Jornalista
Foram encontradas 42 questões
A objetividade é encarada no jornalismo como requisito para reduzir as manipulações do texto a partir de um compromisso com a realidade material do fato, transcrita por um texto direto e transparente.
A adoção de um texto transparente, comprometido a apresentar o fato como ele é, está na base do ideal de imparcialidade defendido na própria concepção do jornalismo moderno.
Os ideais de objetividade e imparcialidade no jornalismo levaram a um conceito próprio de “verdade alternativa”, que se manifesta a partir das versões e dos enquadramentos escolhidos para se apresentar o fato.
Em Apocalípticos e Integrados, Humberto Eco apresenta os estudos iniciais da comunicação a partir da análise da cultura de massa junto às tecnologias, divididos entre os que condenam os meios de comunicação de massa (devido à alienação e a novas formas de violência) e os que os absolvem (pela democratização da cultura).
A teoria hipodérmica vê a propaganda como o único meio de suscitar a adesão das massas, que, enquanto um alvo amorfo, obedecem cegamento a estímulos oferecidos em busca de reações desejáveis, tornando-se, assim, manipuláveis.