Questões de Concurso Público FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE 2018 para Enfermeiro do Trabalho
Foram encontradas 30 questões
A classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) para trabalhadores idosos considera pontos de corte diferentes daqueles utilizados para adultos, pois, além do declínio da altura com o avançar da idade, em decorrência da compressão vertebral e da perda do tônus muscular, há redução da massa muscular devido à sua transformação em gordura intramuscular.
Uma técnica de enfermagem gestante poderá manter atividades em centro cirúrgico com risco de exposição a gases anestésicos, desde que seja autorizado, em atestado, pelo obstetra que a acompanha no pré-natal.
A atenção à saúde do gênero masculino é dificultada devido à dificuldade de os homens procurarem serviços de saúde de maneira rotineira. A ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde configura-se como estratégia que aumenta o acesso dessa população ao serviço, principalmente em se tratando de trabalhadores.
Suponha-se que um indivíduo, com diabetes e hipertenso, que é acompanhado em unidade básica de saúde se encontre deprimido porque não consegue uma consulta odontológica há vários anos. Nesse caso, não está sendo observado o princípio da integralidade de atenção à saúde.
Em relação às diretrizes e bases da implantação do SUS, incluindo a organização da atenção básica, às políticas de descentralização e atenção primária à saúde, à reforma sanitária, aos modelos assistenciais de saúde – Vigilância em Saúde, e às doenças de notificação compulsória, julgue o item que se segue.
Os casos de tuberculose, influenza, tétano e acidentes de trabalho com exposição a material biológico são casos de notificação compulsória.
Deve-se estimular a alimentação com base em produtos industrializados, pois a quantidade de calorias e nutrientes é facilmente verificada em seus rótulos, o que facilita o controle nutricional.
Os conceitos de atividade física e exercício físico são distintos. A atividade física consiste em movimentos corporais que produzem gastos de energia acima dos níveis de repouso, mas que não produzem condicionamento cardiovascular.
Acerca de epidemiologia, história natural e prevenção de doenças, julgue o próximo item.
Considere-se que um trabalhador que aderiu aos incentivos do programa de qualidade de vida tenha solicitado orientações sobre como quantificar o esforço que realiza durante uma atividade. Nesse caso, deve-se explicar a ele que o principal parâmetro é estabelecer limites para a frequência cardíaca máxima, de acordo com idade e gênero.
A prática regular de atividades físicas adapta o organismo e, por isso, deve ser mantida no mesmo esforço para que ocorra o condicionamento.
Pacientes alcoolizados apresentam maior risco para suicídio, portanto deve-se avaliar com cautela alguma menção a esse risco. Caso presente, é necessário encaminhá-los para um serviço onde se possa mantê-los em observação mais prolongada.
Em contraste com um surto psicótico grave, que apresenta desorganização clara do pensamento, as manifestações de uma pessoa com plano suicida podem ser bastante sutis. Por isso, os profissionais devem estar sensíveis aos sinais que levantam suspeita de ideação suicida, sem questionar se há intenção suicida para não induzir a pessoa.
Esse caso demonstra que, no grupo, há diferenças entre a pauta dos profissionais e a dos usuários. Uma educação voltada para o autocuidado deverá focar na prevenção de incapacidades funcionais.
Em relação ao quadro álgico dos pacientes do referido grupo, a tensão muscular encontrada na rigidez matinal piora muito a dor. Assim, se os pacientes aprenderem exercícios de relaxamento e alongamento, haverá melhora da dor, prevenindo as incapacidades funcionais.
A pessoa que é ouvida e apoiada sentir-se-á mais motivada para o autocuidado e terá maiores possibilidades de efetuar as mudanças que as condições crônicas exigem. Para isso, o profissional de saúde deve seguir os princípios da entrevista motivacional, que são: dar conselhos; persuadir com bons exemplos; e contra-argumentar com a pessoa ouvida a respeito de seus hábitos inadequados.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que utiliza recursos da teoria psicanalítica para a modificação do pensamento disfuncional que leva a um comportamento-problema.
Na maioria das vezes, o portador da condição crônica não tem acesso às informações técnicas e, por isso, não sabe que precisa mudar, devendo a equipe de saúde atuar, orientando e reforçando com argumentações técnicas.
Os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial são: doenças do aparelho circulatório; diabetes; câncer; e doenças respiratórias crônicas, que têm quatro fatores de risco em comum: tabagismo; inatividade física; alimentação não saudável; e álcool.
As taxas de mortalidade mundiais por doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas estão diminuindo, possivelmente como resultado do controle do tabagismo e do maior acesso à atenção primária.
Um paradoxo da prevenção é que a medida preventiva que traz grandes benefícios à comunidade oferece pouco a cada indivíduo participante, ou seja, intervenções que envolvem toda uma população, como diminuição da média da pressão arterial e do peso das pessoas, de uma maneira geral, são mais efetivas em reduzir doenças que as direcionadas a subgrupos de indivíduos já hipertensos ou obesos.
Todos os pacientes diabéticos devem aprender a reconhecer os sintomas e os sinais de hipoglicemia, que ocorrem mais acentuadamente no período da madrugada e cujos fatores de risco são o uso de altas doses de insulina e a maior duração da doença.