Questões de Concurso Público Prefeitura de Cristalina - GO 2018 para Fonoaudiólogo Escolar

Foram encontradas 20 questões

Q1096641 Fonoaudiologia
Os músculos laríngeos extrínsecos são classificados como supra‐hióideos e infra‐hióideos. A contração dos músculos supra‐hióideos irá elevar o osso hioide e consequentemente, a laringe. Os principais músculos supra‐hióideos da laringe são:
Alternativas
Q1096642 Fonoaudiologia
Existem diversas concepções relacionadas a formas diferenciadas de entender e explicar a aquisição da linguagem pela criança. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096643 Fonoaudiologia
Acerca da anatomia e da fisiologia do sistema articulatório, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096644 Fonoaudiologia
Acerca dos elementos da linguagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096645 Fonoaudiologia
A deglutição constitui uma das atividades primordiais para a sobrevivência do ser humano e é definida como o ato de conduzir o alimento da cavidade oral em direção ao estômago. Inicia‐se durante a vida intrauterina e aperfeiçoa‐se ao longo do desenvolvimento das funções estomatognáticas. Quanto às alterações nas fases da deglutição, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096646 Fonoaudiologia
Um paciente de 28 anos de idade relata que, há cerca de dez dias, foi a um festival de música e cantou e gritou muito, pois havia muita competição sonora, que o forçou a falar em intensidade mais forte. Desde então, apresenta disfonia constante. A videolaringoscopia mostra lesão em terço médio da prega vocal esquerda, de aspecto séssil avermelhada. O otorrinolaringologista informou que seria necessária a intervenção cirúrgica.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta qual a provável lesão diagnosticada pelo médico.
Alternativas
Q1096647 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que apresenta um distúrbio caracterizado pela dificuldade com a fluência correta na leitura e dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um deficit no componente fonológico da linguagem.
Alternativas
Q1096648 Fonoaudiologia
Uma paciente de 45 anos de idade foi à clínica de fonoaudiologia para avaliação audiológica. Na anamnese, referiu que começara a sentir dificuldade para escutar na orelha direita após sua segunda gestação e que essa dificuldade estava progredindo lentamente. Negou dor, infecção de ouvido e exposição a ruído ocupacional. Contou, ainda, que o médico otorrinolaringologista suspeitara de uma alteração entre a platina do estribo e a janela oval. A audiometria revelou perda auditiva condutiva de grau moderado à direita e limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade à esquerda.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096649 Fonoaudiologia
Suponha‐se que um menino de cinco anos de idade apresente as seguintes trocas : /vaka/ ‐ [baka]; /feio/ ‐ [peio]; e /sapU/ ‐ [tapu]. Nesse caso, o processo fonológico é de
Alternativas
Q1096650 Fonoaudiologia
Emília Ferreiro descreveu os estágios da escrita, adotando a perspectiva da psicogênese. Acerca desse conteúdo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096651 Fonoaudiologia
Os procedimentos realizados na avaliação audiológica infantil devem se basear nas respostas que a criança é capaz de fornecer. O ideal é que seja realizada uma bateria de testes, envolvendo testes comportamentais e eletrofisiológicos. Sendo assim, no caso de uma criança com um ano e nove meses de idade, sem comprometimento neurológico, os testes indicados para avaliar o sistema auditivo por completo (OM e OI), inclusive das vias auditivas até o tronco encefálico, são:
Alternativas
Q1096652 Fonoaudiologia
A avaliação fonoaudiológica mostra‐se como instrumento eficaz para a análise dos distúrbios vocais. A partir da avaliação da voz, pode‐se descrever o perfil vocal do indivíduo e identificar os fatores desencadeadores ou mantenedores do quadro disfônico. A escala GRBAS é uma escala criada pelo Commitee for Phonatory Function Tests da Japan Society of Logopedics and Phoniatrics e divulgada por Hirano (1981) e posteriormente por GRBASI (Dejonkere, 1996) que é amplamente utilizada na avaliação perceptivoauditiva da voz. Conforme essa escala, assinale a alternativa que apresenta as letras que correspondem, respectivamente, à tensão e à soprosidade.
Alternativas
Q1096653 Fonoaudiologia
A avaliação comportamental do processamento auditivo envolve diversos fatores (idade, nível de desenvolvimento linguístico e de fala, comorbidades, entre outros), que devem ser analisados antes da escolha dos procedimentos que irão compor a bateria de testes. Acerca do processamento auditivo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096654 Fonoaudiologia
O Projeto de Lei n.º 4.832/2012, de autoria do deputado federal Onofre Santo Agostini, que “obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”, foi sancionado pela presidência da República e se converteu na Lei n.º 13.002/2014. Sendo assim, de acordo com o protocolo sugerido pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, assinale a alternativa correta a respeito do teste da linguinha.
Alternativas
Q1096655 Fonoaudiologia
A respeito da amamentação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096656 Fonoaudiologia
O aleitamento materno, além dos benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais e econômico‐sociais, amplamente divulgados na literatura, também tem efeitos positivos na saúde fonoaudiológica, uma vez que está relacionado ao crescimento e ao desenvolvimento craniofacial e motor oral do recém‐nascido. Com relação à amamentação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096657 Fonoaudiologia
Uma senhora de 76 anos de idade foi à clínica de fonoaudiologia após quadro de AVC. De acordo com o neurologista, a lesão ocorreu na primeira circunvolução temporal esquerda. Na avaliação fonoaudiológica, observou‐se: fluência verbal copiosa; ritmo de fala mais rápido que o normal; discurso fluente, porém com numerosas parafasias, inclusive neologismos e jargões; prosódia muito acentuada; dificuldade para repetir; leitura em voz alta preservada; e compreensão da linguagem alterada.
Nesse caso hipotético, o quadro descrito indica
Alternativas
Q1096658 Fonoaudiologia
Um dos principais objetivos do fonoaudiólogo educacional é colaborar com o processo educativo. Para isso, as ações podem ser divididas em cinco eixos: acolhimento da demanda; análise da situação institucional; proposição de estratégias; implantação das propostas; e monitoramento das ações. No que se refere à atuação do fonoaudiólogo educacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096659 Fonoaudiologia
Os olhos são o meio de acesso mais direto para avaliação do sistema periférico em pacientes com tontura. A vectoeletronistagmografia (VENG) permite a gravação, para posterior análise, dos movimentos oculares horizontais, verticais e oblíquos. Acerca desse exame, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1096660 Fonoaudiologia
A vertigem posicional benigna (VPPB) é a causa mais comum de vertigem. Esse problema resulta de um transtorno mecânico do labirinto, caracterizado por crises breves e violentas de sensação de tontura, de início súbito e redução rápida. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: B
6: D
7: A
8: C
9: A
10: E
11: D
12: E
13: C
14: B
15: A
16: D
17: B
18: C
19: E
20: A