Questões de Concurso Público SEDF 2018 para Professor Substituto - Arte
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A respeito dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, julgue o item subsequente.
O elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal.
No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.
A abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que
propõe para o ensino da arte o equilíbrio entre os pilares
“fazer”, “fruir” e “contextualizar”, ainda não foi
contemplada pelos principais documentos que orientam
o ensino de arte (Referenciais curriculares para a
Educação Infantil, PCNs‐Arte, Currículos em Movimento
etc.), sendo a sua inserção na Base Nacional Curricular
Comum uma das principais lutas da categoria.
No que se refere ao ensino de arte no Brasil, julgue o próximo item.
A cultura visual na educação propõe que a visualidade do cotidiano (outdoors etc.) seja lida criticamente pelos alunos, a fim de que aprendam a distinguir e valorizar a arte erudita.
A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte procuram,
desde 1997, propor um currículo mínimo para cada um
dos níveis de escolarização.
A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.
Objetivos e conteúdos para o ensino de artes no ensino
fundamental estão propostos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais/Arte.
A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte, julgue o item subsequente.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte reconhecem
as quatro linguagens artísticas (artes visuais, música,
teatro e dança) e propõem uma abordagem polivalente
a fim de que essas quatro linguagens sejam
desenvolvidas no ensino fundamental.
O choro é um “jeito de tocar” que abrange diversos ritmos. Samba, baião, frevo, maxixe, valsa e polca estão presentes no repertório do choro.
Julgue o item que segue no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música.
MC é o cantor de rap que invariavelmente improvisa,
criando letras e rimas espontaneamente em suas
apresentações.
A respeito da influência africana na música brasileira, julgue o próximo item.
A característica rítmica e tímbrica da música africana é a
que mais se difundiu no Brasil. Jongo, maracatu,
capoeira, samba de aboio, carimbó, entre outras, são
manifestações que permanecem vivas. No entanto, além
da polirritmia, foram herdadas a melodização poética e
as harmonias vocais trazidas pelos iorubás. Uma das
formas mais características do canto africano é o canto
responsorial, alternando coro e solista.
Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.