Questões de Concurso Público CREA-TO 2019 para Motorista
Foram encontradas 30 questões
O condutor defensivo é aquele que adota procedimentos preventivos no trânsito, sempre com cautela e civilidade, visando à sua segurança e à dos demais usuários da via.
Para que um condutor possa praticar direção defensiva, basta que ele tenha conhecimento da legislação de trânsito.
Suponha‐se que, em condições de visibilidade limitada, um motorista tenha seguido um caminhão em um trecho com aclives e declives. Nessa situação, o condutor deverá, para sua segurança, aproximar‐se ao máximo do caminhão e fazer a ultrapassagem imediatamente.
Suponha‐se que, em uma rodovia, o pneu dianteiro direito do veículo que José conduzia tenha estourado. Nessas condições, José deverá segurar firme a direção e retirar o pé do acelerador para reduzir a velocidade.
Para realizar uma curva fechada com mais segurança, o condutor deverá acelerar o veículo antes de iniciar a curva e usar o freio no meio dela para aumentar a aderência dos pneus ao asfalto.
Em caso de tráfego em trechos com fumaça na pista que prejudique a visibilidade do condutor, é recomendado parar imediatamente o veículo na pista e ligar o pisca‐alerta para evitar colisões traseiras.
Em uma situação de alagamento da via, o condutor poderá avançar com o veículo somente se tiver certeza de que a altura da água atingirá, no máximo, a metade da roda.
Ao se cruzar com outro veículo com luz alta, o condutor deverá mudar o foco da visão para a margem direita, diminuir a velocidade, solicitar luz baixa, piscando o farol, e permanecer com luz baixa.
Conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade são alguns elementos essenciais que o condutor deve ter para a prática da direção defensiva.
Um condutor que comete poucas infrações de trânsito, não abusa do veículo e finaliza sua viagem com poucos atrasos de horário e sem acidentes é, necessariamente, um condutor que dirige de forma perfeita e defensiva.
O CTB rege o trânsito de qualquer natureza em todo o território nacional, ou seja, nas vias terrestres e marítimas, desde que abertas à circulação.
Vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas são consideradas como vias terrestres regidas pelo CTB.
Veículos e condutores estrangeiros, circulando em vias terrestres nacionais, estão isentos da aplicação das disposições do CTB.
As polícias militares dos estados e do Distrito Federal são órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Caso uma ação, uma omissão ou um erro de execução em uma sinalização de via cause um dano a um cidadão usuário da via, o órgão ou a entidade com essa responsabilidade poderá ser responsabilizado.
Compete ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecer as normas regulamentares referidas no CTB e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.
Considerando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), julgue o item.
Compõem o Contran o SNT e os departamentos de
trânsitos estaduais.
O ciclista montado e trafegando em sua bicicleta equipara‐se ao pedestre em direitos e deveres.
Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem, será dada a preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo, liberando a passagem dos veículos.
Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre tomará precauções de segurança, sendo obrigado a utilizar as faixas ou as passagens a ele destinadas sempre que estas existirem em uma distância de até duzentos metros dele.