Questões de Concurso Público CRBM 6º Região 2021 para Auxiliar Administrativo
Foram encontradas 19 questões
Conclui-se do texto que, em comparação à visão tradicional, a visão interacionista do conflito é mais condizente com o contexto atual das organizações.
A visão interacionista do conflito é destacada no texto como vantajosa porque permite às organizações evitar conflitos entre seus funcionários de diferentes idades.
Segundo o texto, existe uma percepção generalizada de que os profissionais idosos, por seus anos de experiência, têm mais chances de superar os desafios organizacionais da atualidade que os jovens.
O texto afirma que jovens costumam ser insubordinados e que isso, dentro do ambiente organizacional, resulta em conflitos com os profissionais mais experientes.
O verbo almejar, empregado na linha 12 – “almejam”, significa o mesmo que ambicionar.
Na linha 4, o emprego da preposição “à” é exigido pela palavra “necessárias”.
Os sentidos originais do texto seriam alterados se a vírgula que aparece na linha 8 fosse eliminada.
No texto, o adjetivo “resistentes” (linha 19) está empregado como um elogio aos profissionais mais experientes.
Sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto, o verbo “existirem” (linha 27) poderia ser substituído por haverem.
Se a conjunção “porém” (linha 32) fosse substituída por mas, os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados, pois ambas as conjunções são utilizadas para expressar oposição.
Na linha 33, o verbo “traz” concorda com “ambiente de trabalho”.
No trecho “teriam vícios que poderiam prejudicar a implementação de novas ideias” (linhas 20 e 21), as formas verbais no futuro do pretérito indicam que se trata de suposições.
A argumentação é o tipo textual predominante no último parágrafo do texto.
O trecho “cada indivíduo tem expectativas, motivações e níveis de comprometimento diferentes, independentemente da geração” (linhas de 29 a 31) transmite uma ideia de explicação no texto.
A tipologia textual corresponde às características gerais que formam um determinado texto. Existem apenas quatro tipos textuais. São eles: narração; descrição; dissertação; e argumentação.
O exemplo: “...com lábios vermelhos como sangue, cabelo negro como ébano e pele branca como a neve...” corresponde à tipologia textual narração.
O texto dissertativo-argumentativo é formado de três partes: introdução; desenvolvimento; e conclusão.
Em um texto, quando uma palavra não couber inteiramente em uma linha, é necessário dividi-la com um pequeno traço.
Unidade, coerência e ênfase são os três fatores cruciais para a boa estruturação de um texto.