Questões de Concurso Público CRESS - SE 2021 para Diretor Técnico
Foram encontradas 33 questões
A conjuntura, a divisão do trabalho, os objetos e os campos de intervenção são alguns dos elementos que compõem as condições objetivas do exercício profissional do assistente social.
A instrumentalidade do exercício profissional do assistente social é concebida como uma mediação, visto que, nessa concepção, o fazer profissional privilegia a dimensão técnico-instrumental.
O Código de Ética do Serviço Social remete a dois projetos: um deles refere-se ao projeto profissional e o outro alude à proposta de uma nova sociedade, que pressupõe a suplantação da sociedade burguesa.
Considerando-se os princípios fundamentais presentes no Código de Ética, é correto afirmar que o acesso dos usuários aos direitos sociais, às políticas sociais e aos programas institucionais constitui a finalidade última da ação do assistente social.
Constitui um direito do assistente social contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, de modo a apoiar os interesses profissionais e as legítimas demandas da população usuária.
O Código de Ética Profissional de 1993 é um instrumento que apresenta os princípios fundamentais defendidos pela profissão e prevê os direitos, os deveres e as vedações dos assistentes sociais. De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, julgue o item.
É dever do assistente social incentivar a prática
profissional multidisciplinar.
O assistente social que atua de forma crítica e é comprometido com o projeto ético-político garante que a intervenção planejada de forma consciente tenha um resultado de acordo com a direção e a intencionalidade propostas.
Quanto ao projeto ético-político do serviço social, que é um projeto que orienta o exercício profissional do assistente social, julgue o item.
São componentes que dão visibilidade e materialidade
ao projeto ético-político do serviço social: a produção
de conhecimento da categoria; as instâncias
político-organizativas da profissão; e a dimensão
jurídico-política da profissão.
Quanto ao projeto ético-político do serviço social, que é um projeto que orienta o exercício profissional do assistente social, julgue o item.
Considerando as ofensivas do capital e seus
rebatimentos no serviço social, a reafirmação do projeto
ético-político depende exclusivamente das respostas
políticas que as vanguardas profissionais darão aos
desafios atuais.
A respeito da história do serviço social, julgue o item.
A laicização da profissão e a instauração do pluralismo
teórico, político e ideológico foram fatores importantes
para a renovação do serviço social brasileiro e para a
formação de uma vertente de “intenção de ruptura”
com o conservadorismo na profissão.
A respeito da história do serviço social, julgue o item.
O Congresso da Virada, como ficou conhecido o II CBAS,
ocorreu em 1965, ocasião em que a vanguarda
profissional, de forma organizada, destituiu a mesa de
abertura, que era composta por representantes do
conservadorismo brasileiro, substituindo-os por
expoentes da categoria profissional que defendiam a
democracia e a renovação do serviço social.
A respeito da história do serviço social, julgue o item.
A prática profissional realizada pelos primeiros
assistentes sociais eram voltadas, principalmente, para a
organização da assistência, para a educação popular e
para a pesquisa social, tendo como público preferencial
as famílias operárias.
A respeito da história do serviço social, julgue o item.
O serviço social brasileiro, na década de 1930, era
fortemente influenciado pelo serviço social americano,
que apresentava como características uma forte base
filosófica e a ausência de técnicas e metodologias.
O planejamento é um processo racional que se realiza por meio de operações complexas e articuladas de reflexão, decisão, ação e retomada da reflexão.
O planejamento estratégico pode ser compreendido como a forma contemporânea da planificação e pode ser desenvolvido tanto no âmbito da Administração Pública quanto no do setor privado.
No planejamento, a avaliação é a etapa final do processo. É a avaliação que irá indicar se as metas e os objetivos do planejamento foram alcançados com êxito.
No Estado liberal, a economia capitalista prescinde de renovar suas formas de controle social para garantir o consenso social e a hegemonia política.
Segundo a concepção neoliberal, a questão da pobreza está vinculada a fatores estruturais, o que propicia a politização da questão social.
O projeto neoliberal submete os direitos sociais à lógica orçamentária, favorece o desmonte das políticas sociais, amplia a seletividade para o acesso a programas de enfrentamento à pobreza e propicia a privatização e a mercantilização dos serviços sociais.
Para Iamamoto, as políticas governamentais que beneficiam a esfera financeira e do grande capital produtivo são a raiz da questão social na atualidade.