Questões de Concurso Público CRF-AP 2021 para Contador
Foram encontradas 22 questões
O ativo real de determinada empresa é formado pelo conjunto de bens de uso comum não suscetíveis de venda no curso das atividades operacionais.
Uma empresa poderá registrar uma receita sem provocar, com isso, a alteração do ativo da entidade.
As despesas são registradas do lado direito do balanço patrimonial, junto com o patrimônio líquido e com o passivo.
Nas sociedades de capital aberto, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deve indicar o montante do dividendo por ação do capital social.
Do ponto de vista patrimonial, as receitas públicas devem ser registradas de acordo com o regime de caixa.
Se a Administração Pública reconhecer obrigação contraída em exercício já encerrado, a despesa correspondente deverá ser registrada como restos a pagar.
O plano de contas utilizado por todos os entes da Federação é instituído e mantido pelo governo federal.
O conceito de recursos controlados para as normas de contabilidade aplicada ao Setor Público diz respeito aos bens e direitos de propriedade das entidades públicas.
A conversibilidade de determinada obrigação está relacionada ao prazo de vencimento do respectivo título.
O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em exercícios anteriores deve ser realizado em conta de ativo e evidenciado em notas explicativas.
O valor residual de determinado bem de duração limitada consiste no montante líquido que a entidade espera obter com a alienação do referido ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados com a alienação.
Se o custo de aquisição, produção ou construção de determinado bem for superior ao valor de mercado, o bem deverá ser registrado, na contabilidade, pelo valor de mercado.
Os recursos financeiros oriundos da constituição de dívidas novas deverão ser classificados como receita de capital.
Se determinada entidade pública adquirir título representativo do capital de uma empresa e o título adquirido fizer parte de um aumento de capital ou da constituição original da empresa, a despesa realizada deverá ser classificada como investimento.
É vedado à determinada pessoa jurídica que tenha direito a receber valores da Administração Pública compensar o referido crédito com os valores devidos em decorrência da incidência de impostos e contribuições.
No curso da execução orçamentária, o Poder Executivo é obrigado a publicar, a cada dois meses, relatório contendo o balanço orçamentário do período.
As despesas de exercícios anteriores devem ser contabilizadas diretamente no patrimônio líquido, em contas de deficits ou superavits acumulados, independentemente da origem da despesa.
No balanço orçamentário, os restos a pagar não processados são separados dos restos a pagar processados.
Determinada despesa pública executada independentemente de autorização da lei orçamentária anual não deve constar do balanço financeiro.
Na demonstração das variações patrimoniais, o resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações quantitativas aumentativas e diminutivas.