Questões de Concurso Público SEDF 2021 para Professor Substituto - Administração
Foram encontradas 9 questões
A análise SWOT é uma ferramenta estratégica muito utilizada para a identificação dos pontos fortes e fracos dos aspectos internos da organização e das oportunidades e das ameaças dos aspectos externos.
Dentro de uma análise SWOT, a análise do ambiente externo (fatores econômicos, políticos, legais e tecnológicos) auxilia nas previsões dos gestores e traz um maior conhecimento a respeito dos fatores que condicionam o comportamento do mercado para que se possa realizar um planejamento orientado.
A missão de uma empresa define a imagem ou a ideia que a organização tem de si mesma. Além disso, orienta sua trajetória e suas relações e administra os recursos disponíveis e seus objetivos.
O controle estratégico é um tipo de monitoramento e de avaliação do processo de gestão estratégica que tem como objetivo assegurar que tudo funcione adequadamente. O método 5w2h é uma ferramenta muito utilizada para a realização desse tipo de controle. Seu modelo prático de utilização é composto por sete partes: 1 – O que será feito?; 2 – Quando será feito?; 3 – Quem fara?; 4 – Qual a eficácia?; 5 – Onde será ́ feito?; 6 – Por que será feito?; e 7 – Como será feito?
Entre as ferramentas de planejamento estratégico, a mais indicada para a avaliação e o gerenciamento de portfólio de produtos é a matriz BCG. É ideal para empresas ainda na fase de planejamento (startups), pois gera um conhecimento profundo dos produtos, bem como uma análise profunda do potencial de crescimento do mercado.
Na matriz BCG, um produto intitulado “vaca-leiteira” possui uma boa margem de lucro, porém exige muito investimento para que se obtenha esse bom nível de venda/lucro.
A estrutura funcional é como a linear, simples e de alta gerência forte e decisória, mas com um órgão diferente que serve de assessoria para facilitar os desfechos das decisões e ajudar a concluir os trabalhos com qualidade e eficiência. As vantagens desse tipo de estrutura são: participação de especialistas; favorecimento da execução do trabalho; e maior eficiência.
A estrutura linear, também chamada de militar, pois ressalta bem a questão da autoridade, possui um controle inflexível e totalmente limitado, o que dificulta a participação dos funcionários, que não têm competências especializadas. Tudo é rotineiro e previamente estabelecido pela cúpula gerencial.
A estrutura por processos é o tipo mais frequente, pois cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapta à sua realidade organizacional. É composta por mais de uma estrutura interdependente para inovar e alcançar as metas em um ambiente incerto. Apesar dessa vantagem, gera uma sobrecarga nas decisões, uma vez que envolve vários departamentos com um único presidente, podendo envolver, também, a combinação de mais de uma estrutura.