Questões de Concurso Público SEDF 2021 para Professor Substituto - Artes Plásticas Visuais
Foram encontradas 15 questões
Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo
Picasso. 244 x 234 cm. MoMa, Nova Iorque.
Julgue o item, relativo à história da arte e à
leitura da imagem acima.
Os princípios básicos do cubismo encontram raízes nas máscaras e nas esculturas africanas.
Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo
Picasso. 244 x 234 cm. MoMa, Nova Iorque.
Julgue o item, relativo à história da arte e à leitura da imagem acima.
O objetivo da arte cubista era representar uma imagem
bidimensional em um plano tridimensional sem usar o
recurso da perspectiva.
Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo
Picasso. 244 x 234 cm. MoMa, Nova Iorque.
Julgue o item, relativo à história da arte e à leitura da imagem acima.
Pablo Picasso teve sua produção artística dividida em fases e a tela acima apresentada é um exemplar da fase rosa.
Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo
Picasso. 244 x 234 cm. MoMa, Nova Iorque.
Julgue o item, relativo à história da arte e à
leitura da imagem acima.
As vanguardas europeias defendiam a renovação do pensamento artístico com base em novos e diversos comportamentos.
Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo
Picasso. 244 x 234 cm. MoMa, Nova Iorque.
Julgue o item, relativo à história da arte e à
leitura da imagem acima.
Assim como o surrealismo, o cubismo visava à representação dos sentimentos mais profundos e verdadeiros do artista, em detrimento do contexto formal.
A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública, na história cultural brasileira, a favor de um espírito novo e moderno e em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no País desde o século XIX.
Internet: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Acerca do modernismo no Brasil, julgue o item:
A Semana de Arte Moderna visava a uma renovação do
pensamento cultural, engajada com os acontecimentos
políticos e sociais da época.
A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública, na história cultural brasileira, a favor de um espírito novo e moderno e em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no País desde o século XIX.
Internet: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Acerca do modernismo no Brasil, julgue o item:
O grupo dos cinco fora importantíssimo no processo de revitalização e renovação cultural brasileiro. Era composto por Mário e Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Lygia Pape e Tarsila do Amaral.
A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública, na história cultural brasileira, a favor de um espírito novo e moderno e em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no País desde o século XIX.
Internet: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Os artistas modernistas brasileiros consideravam-se antropófagos culturais, devido à apropriação de conceitos e estéticas europeias na construção de uma proposta nacionalista.
A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública, na história cultural brasileira, a favor de um espírito novo e moderno e em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no País desde o século XIX.
Internet: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Acerca do modernismo no Brasil, julgue o item:
Os objetivos de renovação e modernização cultural encontrava ressonância nas práticas artísticas da Grécia antiga e nos valores da arte clássica convencional.
A Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública, na história cultural brasileira, a favor de um espírito novo e moderno e em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no País desde o século XIX.
Internet: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
A Semana de Arte Moderna foi um marco importante e radical para a cultura brasileira. Assim sendo, seus apresentadores foram aplaudidos ardorosamente pelo público presente.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma integração entre as quatro áreas do fazer artístico (dança, teatro, música e artes visuais) na formação do educando.
A arte ganhou um status de referência cognitiva e emocional, apresentando-se como um componente de fundamental importância para o desenvolvimento do educando.
Os objetivos do ensino das artes no ensino fundamental estão apresentados de maneira discreta e nada clara nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
É inegável que a introdução e a valorização das artes nos Parâmetros Curriculares Nacionais foram de fundamental importância para a formação integral da criança e do adolescente, tornando-os não só mais produtivos, mas também seres com formação crítica e valorização da cultura, de modo geral.
Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte foi incluída no currículo escolar, com o título de educação artística, em 1971, sendo considerada como “atividade educativa”, e não como disciplina, o que demonstra um tratamento indefinido desse conhecimento.