Questões de Concurso Público CFP 2022 para Especialista em Psicologia - Psicologia Clínica
Foram encontradas 3 questões
I. Na clínica da saúde mental, os psicólogos devem construir diagnósticos que se apresentem como ponto de orientação num percurso a ser construído na história do sujeito. Ele deve significar a possibilidade, muito menos de responder sobre uma doença e muito mais de indicar as possibilidades de projetos a partir do que se identifica como um modo de o sujeito atuar na vida, estabelecer relações e constituir sua experiência subjetiva.
II. O diagnóstico não deve, por isso, ser buscado para responder ao psicólogo ou à equipe quem é o sujeito ou qual é sua doença, mas para apresentar dificuldades desse sujeito que apontem as possibilidades de assistência da equipe e do profissional na construção parceira de uma nova trajetória de vida.
III. Do ponto de vista do diagnóstico, das teorias e das referências de projetos de intervenção para a prática dos psicólogos nos CAPS, devemos nos orientar sempre pela indagação acerca daquilo para que servem os recursos utilizados e se eles estão a serviço da atenção psicossocial.
Assinale a alternativa correta.
I. A ideação, os impulsos e os planos suicidas devem ser sempre investigados no caso de mínima suspeita. O tema deve ser tratado como algo delicado e pessoal, de modo circunspecto, mas franco.
II. Após contato inicial, inquirir de modo que seja mais fácil para o paciente falar sobre o tema, começando a perguntar sobre o desejo de “desaparecer”, de “sair de cena”, de “dormir para sempre”, até o desejo definido de se matar.
III. Entre os fatores de risco consideram-se: depressão moderada ou grave, traços autodestrutivos e impulsos, história de tentativas ou ameaças suicidas recentes, desesperança, falta de perspectiva e sensação de fracasso pessoal, morar sozinho, não ter família ou vínculos sociais, fácil acesso a meios violentos (armas, alturas, venenos, fármacos etc.).
Assinale a alternativa correta.