Questões de Concurso Público CFP 2022 para Especialista em Psicologia - Psicologia do Trânsito

Foram encontradas 29 questões

Q2153958 Psicologia
Sobre os deveres fundamentais do Psicólogo, previstos na Resolução nº 10/2005 (que aprova Código de Ética Profissional), assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2153959 Psicologia
De acordo com a Resolução nº 10/2005 (que aprova Código de Ética Profissional), o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, em determinadas situações. Sobre elas, julgue os itens a seguir.
I. A pedido do profissional responsável pelo serviço. II. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional. III. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço. IV. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2153960 Psicologia
Com relação às responsabilidades do psicólogo, estabelecidas no Código de Ética Profissional, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2153961 Psicologia
As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades: 
Alternativas
Q2153962 Psicologia
No que diz respeito à Resolução CFP nº 1/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, julgue os itens que se seguem.
I. Em caso de serviço psicológico prestado em serviçosescola e campos de estágio, o registro deve contemplar a identificação e a assinatura do responsável técnico/supervisor que responderá pelo serviço prestado, bem como do estagiário. II. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição dos Conselhos de Psicologia para orientação e fiscalização, de modo que sirva como meio de prova idônea para instruir processos disciplinares e à defesa legal. III. Quando em serviço multiprofissional, o registro deve ser realizado em prontuário único. Devem ser registradas apenas as informações necessárias ao cumprimento dos objetivos do trabalho.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2153963 Psicologia
De acordo com a Resolução CFP nº 1, de 30 de março de 2009, a guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço. Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2153964 Psicologia
O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo. Assinale a alternativa que contraria o conceito e/ou a finalidade desse documento, conforme previsto na Resolução nº 06/2019. 
Alternativas
Q2153965 Psicologia
De acordo com a Resolução nº 06/2019, assinale a alternativa incorreta quanto ao atestado psicológico.  
Alternativas
Q2153966 Psicologia
A Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Com relação aos princípios técnicos do documento psicológico, julgue os itens subsequentes.
I. Os documentos emitidos pela(o) psicóloga(o) concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina. II. A elaboração de documento decorrente do serviço prestado no exercício da profissão deve considerar que este é o resultado de uma avaliação e/ou intervenção psicológica, observando os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos nos fenômenos psicológicos. III. O documento escrito resultante da prestação de serviços psicológicos deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do fenômeno psicológico.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2153967 Psicologia
Quanto ao prazo de validade do conteúdo dos documentos, determinado pela Resolução nº 06/2019, julgue os itens que se seguem.
I. O prazo de validade do conteúdo do documento escrito, decorrente da prestação de serviços psicológicos, deverá ser indicado no último parágrafo do documento. II. A validade indicada deverá considerar a normatização vigente na área em que atua a(o) psicóloga(o), bem como a natureza dinâmica do trabalho realizado e a necessidade de atualização contínua das informações. III. Não havendo definição normativa, o prazo de validade deve ser indicado pela(o) psicóloga(o), levando em consideração os objetivos da prestação do serviço, os procedimentos utilizados, os aspectos subjetivos e dinâmicos analisados e as conclusões obtidas.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2159301 Psicologia
Ao considerar as diretrizes básicas para a realização de avaliação psicológica no exercício profissional do psicólogo, descritas na Resolução CFP nº 09/2018, assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta sobre esse assunto.
Alternativas
Q2159302 Psicologia
A avaliação psicológica é a única atividade privativa das psicólogas e dos psicólogos. Segundo Barros (2019), ao longo dos anos, a área vem evoluindo na qualidade dos instrumentos e das garantias científicas deles, mas, como se pode analisar a questão da inclusão? Assinale a alternativa que não está correta no que concerne aos procedimentos ou aos cuidados para a avaliação psicológica da pessoa surda. 
Alternativas
Q2159303 Psicologia
Assinale a alternativa que não caracteriza a atuação do psicólogo do trânsito. 
Alternativas
Q2159304 Psicologia
Considerando a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo no exercício profissional, julgue os itens a seguir.
I. O psicólogo, ao redigir o documento psicológico, deve expressar-se de maneira coloquial, para a compreensão de todos, descrevendo todo o processo do atendimento realizado, além de expor o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional.
II. O documento psicológico é um instrumento de comunicação escrita resultante da prestação de um serviço psicológico a pessoa, grupo ou instituição.
III. É dever do psicólogo elaborar e fornecer documentos psicológicos sempre que solicitado ou quando finalizado um processo de avaliação psicológica.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2159305 Psicologia
O psicólogo do trânsito, em sua atuação, deve sempre elaborar documento psicológico após a conclusão do processo de avaliação psicológica. Acerca das modalidades de documentos psicológicos escritos que podem ser elaborados pelo profissional da psicologia, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2159306 Psicologia
Em qual alternativa a atuação do psicólogo do trânsito para a promoção da saúde e a preservação da vida no trânsito não está coerente? O psicólogo do trânsito:
Alternativas
Q2159307 Psicologia
A psicóloga na realização da avaliação psicológica deve utilizar métodos, técnicas e/ou instrumentos psicológicos cientificamente reconhecidos. Nesse contexto, há fontes de informação fundamentais e complementares. Assinale a alternativa em que não se aplicam as fontes de informação.
Alternativas
Q2159308 Psicologia
Assinale a alternativa na qual o psicólogo do trânsito não deve realizar a avaliação psicológica no contexto do trânsito.
Alternativas
Q2159309 Psicologia
Acerca da atuação do psicólogo do trânsito, julgue os itens a seguir.
I. O psicólogo do trânsito pode prestar assessoria e consultoria a órgãos públicos e privados nas questões relacionadas ao trânsito e transporte.
II. O psicólogo do trânsito realiza diagnóstico da estrutura dinâmica de indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais.
III. O psicólogo do trânsito, no uso de suas atribuições, poderá colaborar na elaboração e na implantação de ações de engenharia e operação de tráfego.
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2159310 Psicologia
Assinale a alternativa que não corresponde a uma especialidade da Psicologia reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: E
6: B
7: D
8: A
9: D
10: E
11: B
12: D
13: D
14: C
15: C
16: B
17: D
18: D
19: E
20: D