Questões de Concurso Público CRP - 10ª Região (AP e PA) 2022 para Analista-Psicólogo
Foram encontradas 15 questões
A partir de um determinado local de origem, a covid se disseminou rapidamente, atingindo dimensão verdadeiramente planetária, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declará-la pandemia.
Talvez por suas condições geográficas, além das satisfatórias condições de saneamento que apresenta, o Continente americano, de Norte a Sul, foi o que menos sofreu o impacto do novo coronavírus.
No Brasil, na primeira fase da covid, geraram comoção os graves problemas ocorridos em Manaus e em outras regiões do Amazonas, quando a escassez de oxigênio ampliou dramaticamente o número de óbitos.
A decisão de promover o distanciamento social, para reduzir a possibilidade real de contágio pelo vírus, foi mais rígida em alguns países que em outros, ainda que suscitasse algum tipo de reação.
O texto deixa claro que, tanto nos casos moderados quanto nos mais graves, as sequelas psicológicas e psiquiátricas da covid são irrelevantes.
O extraordinário desenvolvimento científico que o mundo conhece há cerca de dois séculos, manifestado sobretudo a partir da Revolução Industrial, permanece restrito às áreas diretamente vinculadas à produção econômica, praticamente alijando as chamadas Humanidades.
Fundamentalmente a partir da publicação de A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, em 1900, temas como a sexualidade, a ansiedade e o estresse, entre outros, passaram a ser estudados com a necessária densidade científica, desvelando os complexos mecanismos de funcionamento da mente humana.
Ao mencionar “perdas cognitivas relevantes”, o texto quer dizer que a covid não é capaz de interferir na capacidade humana de aprender, apreender, compreender e reter conhecimentos.
A celeridade com que as vacinas contra a covid foram produzidas demonstra a importância do saber científico no enfrentamento de graves desafios presentes no mundo contemporâneo.
A solidariedade mundial ficou patente na atual pandemia: algumas das regiões mais pobres do Planeta, como vários países africanos, receberam, gratuitamente, vacinas para imunizar a maioria absoluta de suas populações.
A questão ambiental definitivamente entrou na agenda do mundo contemporâneo, sendo objeto de estudo de especialistas e de diversas conferências globais voltadas ao debate do tema.
Paradoxalmente, a Organização das Nações Unidas (ONU), um foro multilateral que congrega cerca de duas centenas de países, omite-se claramente em relação à temática do meio ambiente.
Relativamente às mudanças climáticas, não há espaço para o negacionismo: a começar pelos cientistas, todos concordam com sua existência e seus efeitos desastrosos para a vida no Planeta.
A emissão descontrolada de gases poluentes na atmosfera amplia o denominado efeito estufa, o que faz aumentar a temperatura no mundo.
Até hoje o Brasil não dispõe, na estrutura político-administrativa governamental, de um ministério dedicado ao meio ambiente, o que causa estranheza no País e no exterior.