Questões de Concurso Público SEDF 2022 para Professor de Educação Básica - Nutrição, Edital nº 31
Foram encontradas 42 questões
Os lipídeos podem ser categorizados como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Os aminoácidos essenciais possuem esqueleto de carbono que os seres humanos não são capazes de sintetizar ou não podem sintetizar o suficiente.
A glicose é o açúcar mais amplamente distribuído na natureza, normalmente como um componente de dissacarídeos ou polissacarídeos.
As proteínas são compostos nitrogenados complexos constituídos de aminoácidos.
A utilização em excesso de lipídeos e proteínas para a produção de energia não traz riscos fisiológicos.
Em geral, dietas com alto conteúdo de fibras exercem efeitos benéficos em pacientes diabéticos.
As fibras mais solúveis encontradas nos legumes e nas frutas diminuem o colesterol plasmático.
As vitaminas são classificadas, quanto às características de solubilidade, como lipossolúveis (B1, B2, B6, B12, C, biotina, ácido fólico e ácido pantotênico) e hidrossolúveis (A, D, E e K).
A albumina exerce importante papel na pressão osmótica; nesse sentido, um valor inferior a 2,4 g∕dL pode ser interpretado como depleção grave.
A transferrina está envolvida no transporte de ferro, e seu uso como parâmetro de avaliação do estado nutricional é restrito a casos de anemia.
O ferro sérico exerce papel no armazenamento do ferro, estando sua concentração diretamente relacionada com os estoques de ferro totais do organismo.
A proteína ligadora de retinol é muito sensível à restrição calórica-proteica, pois sua meia-vida é de apenas 12 horas.
A proteína C-reativa (PCR) é um marcador não específico que reflete qualquer tipo de inflamação.
A ferritina mede a quantidade de ferro circulante ligado à transferrina; entretanto, trata-se de um índice relativamente fraco do estado de ferro, devido às grandes variações diárias.
O teste da urinálise é utilizado como ferramenta para detectar substâncias ou material celular na urina associados a diferentes desordens metabólicas e renais.
O controle glicêmico em longo prazo pode ser verificado pelos resultados de medidas da hemoglobina glicosilada.
A creatinina é um produto químico da degradação do fosfato de creatinina, sendo utilizada como marcador da função renal e da massa muscular.
Quando há presença de inflamação aguda, infecções, neoplasias metastáticas e linfomas, a ferritina pode estar elevada em condições que não refletem as reservas de ferro.
A inclusão de alimentos que sejam fontes de ferro, associada ao consumo de alimentos ricos em ácido ascórbico em uma mesma refeição, aumenta a absorção de ferro.
No leite materno, assim como no leite de vaca, o ferro presente é pouco biodisponível; assim, deve haver suplementação desse mineral.