Questões de Concurso Público CRB 9ª Região 2023 para Agente de Orientação e Fiscalização
Foram encontradas 20 questões
O texto é representativo do gênero notícia, com traços claros de injunção.
É correto afirmar que o substantivo “oportunidade” (linha 4) funciona como um elemento de coesão.
As expressões “No dia 3” (linha 3) e “No dia 4” (linha 9) desempenham função sintática de adjunto adverbial de tempo.
A palavra “assembleia” (linha 4) foi grafada sem o acento agudo. Outros vocábulos que deixaram, após o Acordo Ortográfico vigente, de ser acentuados foram: geleia; europeia; estoico; herói; e juizes.
As formas verbais “Aconteceu” (linha 1), “foi” (linha 3) e “participou” (linha 6) pertencem ao mesmo modo.
Cristiane Sinimbu Sanchez foi escolhida presidente do CRB9 após a assembleia eleitoral, que ocorreu no dia 3 de dezembro.
O termo “escolha” (linha 6) é um substantivo deverbal, que dá nome à ação de escolher.
Caso se substituísse a palavra “presidente” (linha 5) por presidenta, ocorreria prejuízo à correção gramatical, uma vez que esta palavra não encontra respaldo na ortografia oficial brasileira.
O trecho “No dia 4, foi realizada a reunião geral com a presidência do Conselho Federal” (linhas 9 e 10) poderia ser reescrito, sem prejuízo à correção gramatical nem ao sentido original do texto, da seguinte forma: No dia 4, foi realizada a reunião geral pela presidência do Conselho Federal.
Uma interpretação correta do texto seria: após encontro em Brasília nos dias 3 e 4 de dezembro, foram escolhidos os membros da 19.a Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia, escolha a ser posteriormente publicada no Diário Oficial.
O primeiro parágrafo do texto é predominantemente informativo e tem um caráter didático.
O texto apresenta uma definição de parágrafo que prescinde de outras definições complementares ou possibilidades de estruturação do texto na prática.
Uma reescrita que interpreta o segundo parágrafo do texto em um nível menos formal seria: A definição de parágrafo que foi dada pode ser entendida como um modelo, mas é preciso lembrar que esse modelo nem sempre corresponde ao que encontramos na prática, pois há várias possibilidades de se estruturar um texto, a depender de vários fatores.
É correto afirmar que a expressão “resistir à tentação” (linhas 21 e 22) constitui um exemplo da figura de linguagem conhecida como metáfora.
As expressões “mas também” (linhas 17 e 18) e “todavia” (linha 25) possuem exatamente o mesmo valor de oposição.
A substituição da locução verbal “pode haver” (linha 9) por pode existir não acarretaria prejuízo à correção gramatical do texto.
Na linha 3, a expressão “a que” poderia ser substituída por à qual, por referir-se ao termo “ideia central”, sem que isso acarretasse prejuízo à correção gramatical e ao sentido original do texto.
Os parênteses inseridos em “(incoerências, incongruências, falta de unidade, hiatos lógicos, falta de objetividade e outros defeitos)” (linhas 31 e 32) foram empregados para introduzir exemplos da ideia anteriormente mencionada.
As expressões “resistir à tentação” (linhas 21 e 22) e “fugindo à norma” (linha 26) foram grafadas corretamente com o acento indicativo de crase. Todavia, se as expressões estivessem no plural, a primeira manteria o acento grave, mas a segunda, não.
O trecho separado por travessões “— sobretudo modernos —” (linha 19) exemplifica o chamado discurso indireto livre.