Questões de Concurso Público CRBio - 9ª Região (SC) 2024 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 21 questões
A função de planejamento é responsável pelo desdobramento dos objetivos globais em objetivos táticos e operacionais.
Na função de direção, são estabelecidos os padrões ou os critérios para representar o desempenho desejado.
A função de organização relaciona‑se diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização, considerando as funções interpessoais dos administrados.
A função de controle busca determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos organizacionais.
A organização funcional caracteriza‑se pela presença de linhas diretas de comunicação, de modo que a comunicação entre órgãos e cargos pode ocorrer de forma direta entre si, sem intermediários.
A organização linear caracteriza‑se pela tendência de especialização das chefias.
Na organização linha‑staff, os órgãos de staff são responsáveis pelas atividades de execução.
A cultura organizacional pode ser conceituada como um conjunto de práticas, ações, valores, políticas e comportamentos que regem a rotina de uma empresa.
Os artefatos são os elementos da cultura organizacional, que representam o nível mais profundo e que consistem naquilo que é tangível e visível e que represente a organização, ou seja, seus produtos, seus símbolos e sua linguagem, bem como as atitudes, as crenças e os comportamentos inconscientes presentes na rotina do negócio.
A primeira etapa no processo de qualidade total consiste na definição da área da organização que deve ser melhorada.
Entre os pontos definidos por Deming, para um programa de melhoria contínua, constam os incentivos e as exortações à produtividade, independentemente da falta de métodos e de recursos necessários para isso.
O processo do kaizen, ao ser aplicado nos processos de trabalho, caracteriza‑se por ser implementado de forma radical e drástica, com nenhum aproveitamento do processo de trabalho a ser reestruturado.
A departamentalização funcional é aplicável em situações de estabilidade e pouca mudança, com o desempenho de tarefas rotineiras que não se alteram a longo prazo.
A departamentalização por produto tem como vantagem enfatizar a especialização em detrimento da coordenação.
Na organização informal, os grupos desenvolvem, espontaneamente, os padrões de relações e de atitudes aceitos e assimilados pelas pessoas, pois eles traduzem os interesses e as aspirações do grupo.
Na pirâmide de Maslow, as necessidades de estima referem‑se aos desejos relativos à associação, à participação, à aceitação por parte dos companheiros, bem como à troca de amizade, de afeto e de amor.
Para a teoria de dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos são relativos ao ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho e que são decididas pela organização.
Pela teoria Y de McGregor, as pessoas devem ser persuadidas, recompensadas e controladas, de modo que suas atividades devem ser padronizadas e dirigidas em função dos objetivos da empresa.
O tipo de sociedade e de suas relações sociais interfere na formação da opinião pública, de modo que quanto mais dinâmica for a sociedade mais a opinião pública permanecerá estática.
Nas empresas, a interação humana ocorre no âmbito do nível da tarefa e do nível socioemocional, que são independentes entre si.