Questões de Concurso Público CRQ - 19ª Região (PB) 2024 para Agente de Fiscalização
Foram encontradas 38 questões
Quando uma substância pura muda de estado físico, suas características alteram‑se completamente. Quando a água líquida evapora, ela é decomposta em suas substâncias elementares: gás hidrogênio e gás oxigênio.
A mistura heterogênea é caracterizada por apresentar duas ou mais fases distintas. Na mistura heterogênea, é possível observar seus componentes, que não apresentam a mesma composição em todas as partes da mistura.
A filtração é utilizada para separar misturas do tipo líquido‑líquido. Nesse processo, o líquido mais denso é separado do outro líquido por um filtro poroso que retém as moléculas mais densas.
Os compostos químicos podem se apresentar como substâncias puras ou como misturas de substâncias. As substâncias puras não podem ser separadas em duas ou mais substâncias por nenhum método físico.
A quantidade de calor transferido de um objeto mais quente para outro mais frio independe da quantidade de material presente. Também não há qualquer dependência desse processo com a identidade do material que ganha e do material que perde calor.
Quando ocorre uma reação química, os elétrons e os núcleos atômicos são rearranjados, alterando suas energias potenciais.
A formação de amônia pode ser realizada pela reação entre o gás nitrogênio e o gás hidrogênio, conforme a equação química a seguir.
N2 (g) + H2 (g) → NH3 (g) ΔH = −92 kJ
Para essa reação, o valor negativo da variação de entalpia indica que a reação é fortemente endotérmica, com a liberação de 92 kJ de energia.
Os compostos iônicos são formados pela ligação entre os elementos não metais, que formam cátions e ânions, tendo o oxigênio como principal representante.
A ligação covalente é formada por átomos que se ligam compartilhando pares de elétrons, que passam a pertencer, ao mesmo tempo, a ambos os átomos.
Na ligação metálica, ocorre a ocupação do espaço de modo mais eficiente possível na estrutura metálica, com os elétrons da camada de valência responsáveis pela condução da energia elétrica e térmica.
Para que uma substância seja considerada uma base, cujo pH em solução deve ser maior do que 7, ela deve liberar íons positivos de hidrogênio (H⁺), quando dissolvida em solução aquosa.
Uma substância iônica tem condutividade elétrica baixa, seja no estado sólido, no estado líquido (quando fundida) ou quando dissolvida em solução aquosa, por causa da retenção de seus íons ao deslocamento em direção aos polos da fonte externa de corrente elétrica aplicada.
Quando um ácido de Brønsted‑Lowry transfere um próton para uma base, a substância produzida nessa transferência é chamada de base conjugada do ácido. Da mesma forma, quando uma base de Brønsted‑Lowry recebe um próton, é formada outra substância, denominada ácido conjugado da base.
O ozônio (O3) é uma forma alotrópica de oxigênio, sendo encontrado na alta atmosfera e no ar poluído das grandes cidades.
Uma vez que os átomos não são criados nem destruídos em uma reação, uma equação química balanceada deve ter número igual de átomos de cada lado da seta.
A reação química que ocorre quando metano (CH4) é queimado ao ar para produzir o gás dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O) pode ser representada pela equação química balanceada a seguir.
CH4 (g) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (g)
Quando um sólido iônico é solubilizado em água, os íons em solução ficam rodeados por moléculas de água, sendo que a substância que forma essa solução aquosa é denominada eletrólito.
Uma solução de um composto molecular ioniza‑se dissolvido em água. É o caso, por exemplo, da solução de metanol (CH3OH), que é formada, majoritariamente, por íons H⁺ e íons CH3O⁻, com as moléculas dispersas por toda a solução.
Os compostos alcinos são hidrocarbonetos cíclicos contendo ligação tripla, com fórmula geral CⁿH2ⁿ e nomenclatura com terminação “ino”.
Os aldeídos apresentam a mesma reatividade dos ácidos carboxílicos, resultando em compostos com nomenclatura semelhante, como no caso do metanal (designado como ácido fórmico ou formaldeído) e etanal (designado como ácido acético ou acetaldeído).