Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Ferreira - SP 2012 para Professor de Educação Física

Foram encontradas 17 questões

Q1203621 Educação Física
Betti (1991), no livro intitulado EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE, no sentido de compreender a trajetória histórica da educação física, utilizou como principal fonte para a concepção metodológica do seu estudo a SOCIOLOGIA, baseada na moderna TEORIA DOS SISTEMAS, sendo esta, uma teoria que permite “lidar com totalidades complexas, composta por um número grande, porém limitado de variáveis”, evitando abordagem reducionista. Assim, compreende UM SISTEMA como:
Alternativas
Q1203622 Educação Física
Betti (1191) compreende duas grandes contribuições da VISÃO SOCIOLÓGICA SITÊMICA, para compreensão da trajetória histórica da educação física, sendo que a primeira “propõe uma integração entre as teorias psicológicas e sociológicas para explicar a vida social, e como o indivíduo participa na sua construção.” Assim, o modelo proposto vai do:
Alternativas
Q1203623 Educação Física
A educação física escolar para Betti (1991) é concebida como um sistema aberto e hierárquico, sendo constituído de quatro níveis: o primeiro é o Macrossocial; o segundo é o Sistema Educacional; o terceiro é o Sistema Escolar, e o quarto é a Educação Física; sendo que o quarto é subsistema do terceiro; o terceiro é subsistema do segundo e, este, do primeiro. Assim: 
Alternativas
Q1203624 Educação Física

In Betti (1991, p. 162) “A ausência de reflexão teórica e de produção de conhecimentos científicos, e a consequente falta de realimentação das práticas foram fatores que retardaram a caracterização da Educação Física como área de conhecimento específico e facilitaram a sua instrumentalização para fins diversos, já que ela tem sido historicamente considerada pelo sistema educacional brasileiro como...”:

Alternativas
Q1203625 Educação Física
No nível hierárquico da educação física, o último nível apresentado por Betti (1991), “embora os graus de liberdade tenham diminuído, pois muitas decisões já foram tomadas nos níveis superiores, eles ainda são muitos para o professor, ou seja, ele pode ou não acatar as sinalizações dos níveis superiores”, quer dizer, em última análise:
Alternativas
Q1203626 Educação Física
Soares (1992) discute o que vem a ser Educação Física e apresenta, provisoriamente, a sua compreensão de Educação Física, criticando as demais. Assim, para Soares (1992, p.50) Educação Física, provisoriamente:
Alternativas
Q1203627 Educação Física
Na perspectiva metodológica apresentada por Soares (1992), que é a CRÍTICO-SUPERADORA, implica em aproximar “[...] o aluno da percepção da totalidade das suas atividades, uma vez que lhe permite articular uma ação (o que faz), com o pensamento sobre ela (o que pensa) e com o sentido que dela tem (o que sente).” Esta orientação, segundo Soares (1992) deverá ser aplicada para:
Alternativas
Q1203628 Educação Física
Para Kolyniak (2006) com base nas concepções interacionistas de Lev Semenovitch Vygotsky e Henri Wallon sobre o homem e o desenvolvimento, o ensino da Educação Física exige o enfrentamento de uma questão fundamental: “[...] superar ideias pedagógicas que atribuem à Educação Física o papel de cuidar do corpo, enquanto outras disciplinas escolares educam a mente.” (p.67). Para este enfrentamento, o autor indica que cabe ao professor:
I. Estimular e orientar a realização de movimentos. II. Apresentar, discutir e organizar conceitos a respeito do corpo e da motricidade. III. Discutir valores que se expressam nas relações humanas.
Alternativas
Q1203629 Educação Física
A afirmação que: “de modo geral, os professores não possuem estrutura afetiva para suportar a relação com corpos livres em movimento, motivo mais provável da quase ausência de aulas de Educação Física na escola primária.”, assim, também, como “desconhecer técnicas para desenvolver uma pedagogia do movimento pode explicar, parcialmente, a ausência de uma educação motora adequada.”, é realizada por:
Alternativas
Q1203630 Educação Física
“Não há por que desenvolver habilidades (correr, saltar, girar etc.) que não sejam significativas, isto é, que não sejam uma promoção de relações aperfeiçoadas do sujeito com o mundo, de modo a produzir as ações que o tornem cada vez mais humano, [...], mais presente, mais consciente, testemunha do mundo em que vive.”Isso pressupõe realizar uma educação física vinculada à:
Alternativas
Q1203631 Educação Física
Contribuir para que o aluno aprenda a SER, a CONHECER, a APRENDER, a FAZER e a VIVER JUNTO, deverá ser o objetivo de uma educação para a nova geração, fundamentada em uma PEDAGOGIA TRANSDISCIPLINAR. É a proposta de:
Alternativas
Q1203632 Educação Física
Uma aula de Educação Física que venha a garantir “um processo onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados são benéficos para todos”, circunscreve no contexto de uma educação humanista orientada pelo desenvolvimento e a aprendizagem da:
Alternativas
Q1203633 Educação Física
Considerando que o modelo de Luria, segundo Vitor da Fonseca (1995, cap. 3), apresenta o organização do cérebro em TRÊS UNIDADES FUNCIONAIS, sendo que cada unidade funcional corresponde a vários fatores psicomotores, temos que a primeira Unidade Funcional compreende:
Alternativas
Q1203634 Educação Física
Considerando que o modelo de Luria, segundo Vitor da Fonseca (1995, cap 3), apresenta o organização do cérebro em TRÊS UNIDADES FUNCIONAIS, sendo que cada unidade funcional corresponde a vários fatores psicomotores, temos que a segunda Unidade Funcional compreende:
Alternativas
Q1203635 Educação Física
O autocontrole, ou seja, a autoconfiança e a autoestima, resultantes da capacidade peculiar do ser humano se reconhecer como um objeto no seu próprio campo perceptivo, que é resultado de uma integração sensorial cortical, que participa na planificação motora (atividades esportivas e cotidianas), em que se atinge a matriz espacial das nossas percepções e nossas ações, segundo Fonseca (1995), constitue:
Alternativas
Q1203638 Educação Física
Considerando a contribuição de Henri Wallon (1879-1960) para a educação, Mahoney, in Placco, tendo por referência que a identidade única do aluno resulta da configuração que se estabelece a cada instante entre seus conjuntos motores, afetivos e cognitivos, significa entender que toda e qualquer atividade escolar envolve os três conjuntos e qualquer planejamento precisa responder a:
Alternativas
Q1203639 Educação Física
“O movimento só se torna gesto ‘para si’ porque antes foi gesto ‘para o outro’. Desta maneira, o que é internalizado não é o gesto, como materialidade do movimento, mas sua significação, e desta maneira permite a passagem do plano social para o pessoal.” (PINO, in Placco, p. 55). Esta afirmativa circunscreve na perspectiva da teoria interacionista:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: D
6: D
7: C
8: B
9: A
10: C
11: B
12: D
13: A
14: B
15: D
16: B
17: D