Questões de Concurso Público Prefeitura de Belo Horizonte - MG 2022 para Auditor Fiscal de Tributos Municipais

Foram encontradas 15 questões

Q2117482 Economia
Considerando o modelo IS-LM, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2117483 Economia
Imagine que esteja analisando o mercado de alfaces e que ele esteja em equilíbrio. Tudo o mais constante, assinale a alternativa que apresente o que ocorre com o mercado caso haja elevação na renda do consumidor.
Alternativas
Q2117484 Economia
Sobre o monopólio enquanto estrutura de mercado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2117485 Economia
Com base na função demanda, assinale a alternativa que indica o tipo de elasticidade que ocorre quando os preços praticados no mercado forem alterados de 4 para 6.
qd = 20 - 4p qd = quantidade - demanda; p = preço
Alternativas
Q2117486 Economia
Por possuírem autorização legal para receber depósitos à vista, os bancos comerciais podem alterar a quantidade de moeda à disposição dos agentes para as transações na economia. Supondo existir um único banco em toda a economia, em que as reservas (voluntárias, isto é, definidas pelas próprias instituições financeiras) seja de 30%, além das compulsórias (estabelecidas pelo Banco Central em 25% do total dos depósitos nele realizados), assinale a alternativa que apresenta quanto um depósito inicial de R$ 2.000,00 poderia acrescer às disponibilidades na economia.
Alternativas
Q2117487 Economia
A oferta representa a quantidade de um certo bem ou serviço que os produtores/vendedores desejam transacionar em certo período. Com relação à oferta e a propósito da expressão a seguir, analise as assertivas abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

I. Aplica-se à curva de demanda, mas não à de oferta de bens ou serviços. II. A curva de oferta demonstra a intenção de compra dos consumidores. III. Diferentemente do indicado na assertiva II, imediatamente anterior, a curva revela, sempre, a compra que foi efetivamente negociada no respectivo mercado de bens ou serviços. IV. A variação da quantidade ofertada, usualmente, segue a mesma tendência/direção do preço.
Está(ão) correta(s) apenas
Alternativas
Q2117488 Economia
Com relação às políticas macroeconômicas governamentais, é correto dizer que:
I. a política cambial é somente adotada em casos de implantação do regime de câmbio fixo no país.
II. são considerados para definição e manutenção de políticas fiscais os valores recolhidos de tributos pagos pela população do país.
III. a política cambial permite o controle da taxa de câmbio, isto é, do preço em moeda nacional do preço da moeda estrangeira, como o dólar dos Estados Unidos, em reais.
IV. as fixações dos limites de reservas monetárias dos agentes econômicos constituem uma medida de política cambial.
Está(ão) correta(s) apenas
Alternativas
Q2117489 Economia
O BP (Balanço de Pagamentos) registra as transações do país com o resto do mundo. Seu registro obedece às normas gerais de contabilidade, a partir do método das partidas dobradas e convenção de sinais para contas de ativos e de passivos. Quando determinado registro conduz a aumentos de Reservas aparece no BP com sinal negativo, e quer dizer que
I. ocorre diminuição dos haveres monetários do país em relação ao resto do mundo. II. o saldo passa a indicar o total das obrigações do país para com o exterior. III. maiores ativos do país nunca conduzem ao aumento ou diminuição de sua disponibilidade de reservas.
Está(ão) correta(s) apenas:
Alternativas
Q2117491 Economia
Considerando o modelo keynesiano simples, analise as proposições abaixo.
I. A propensão marginal a consumir é um indicador que relaciona variações no consumo a acréscimos na poupança.
II. Variação autônoma no consumo gera impacto sobre a renda inferior àquele decorrente de uma variação de mesmo montante no investimento.
III. Considerando economia fechada e com governo, a poupança é determinada exogenamente para igualar ao investimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2117492 Economia
No que diz respeito à política fiscal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2117494 Economia
O superávit primário foi respeitado neste século a partir da meta estabelecida no Brasil, como uma das mais importantes metas visando à obtenção de resultados fiscais que “desafoguem” o volume da dívida pública. É possível afirmar que
I. o resultado fiscal do governo é controlado pelas NFSP (Necessidades de Financiamento do Setor Público).
II. o resultado (déficit ou superávit) fiscal é obtido pela atuação dos entes financeiros públicos, tanto do Banco Central do Brasil quanto do Banco do Brasil e da CEF (Caixa Econômica Federal).
III. o superávit primário considera também as sobras financeiras do governo no período em análise.
IV. o superávit primário é visto como a poupança do setor público, para que arque com os pagamentos de juros sobre a dívida pública.
Está(ão) correta(s) apenas
Alternativas
Q2117496 Economia
Os tributos e, incluídos entre eles, os impostos, ocupam posição de absoluto destaque entre as fontes de receitas para os diversos tipos de governos. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2117497 Economia
Não só os entes da administração direta, como, também, as empresas públicas com forte participação acionária do setor público influenciam no atingimento das metas macroeconômicas do país. Assim:
I. as commodities têm, usualmente, os seus preços determinados pela demanda e oferta no mercado nacional.
II. a Petrobrás, por exemplo, divulga uma política de preços para a gasolina acompanhando a cotação do petróleo nos mercados internacionais.
III. o Brasil é forte produtor e exportador de todas as commodities negociadas no mundo.
IV. não se pode desprezar, também, os custos para os importadores de insumos básicos e matérias-primas requeridos para a produção de commodities no Brasil.
Está(ão) correta(s) apenas
Alternativas
Q2117498 Economia
Um dos pontos que voltaram a ser discutidos na economia brasileira, antes do advento da pandemia mundial da Covid-19, foi o federalismo fiscal, sobre o qual podem ser consideradas as assertivas abaixo.
I. O federalismo fiscal expressa-se na alocação – distribuição – das receitas e despesas públicas entre os diferentes níveis de governo, em determinado país.
II. O federalismo fiscal propicia, exclusivamente, a distribuição das receitas com a arrendação de impostos entre os agentes econômicos pessoas jurídicas, excetuando-se o governo central.
III. Tal processo objetiva exclusivamente a melhor distribuição de renda entre os agentes na economia, notadamente as famílias.
IV. O federalismo fiscal visa reorientar as competências tributárias, mas não as responsabilidades pelos dispêndios dos entes federativos.
Está(ão) correta(s) apenas
Alternativas
Q2117501 Economia
Os déficits fiscais são uma realidade na administração de diferentes governos. Entre os fatores que explicitam/ justificam essas ocorrências, é correto considerar:
I. o comportamento errático do respectivo governo, visto que os países são bem parecidos e “não é necessário reinventar a roda”, na busca de soluções.
II. que os resultados, principalmente sob a forma de arrecadação de tributos, devem ser distribuídos de forma equânime na sociedade.
III. que não é fácil conseguir ajuste fiscal pela quase impossibilidade de alterar a atual incidência do ajustamento fiscal.
Está(ão) correta(s) apenas
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: B
5: B
6: E
7: A
8: A
9: C
10: B
11: B
12: D
13: B
14: A
15: B