Questões de Concurso Público SARAH 2025 para Professor (Educação Artística)
Foram encontradas 60 questões
Não deixe de visitar aqui o Museu de Tiradentes!
Nesse caso
Assinale a frase que traz a sua função implícita indicada corretamente.
6% das pessoas, na Bélgica, são consideradas pobres. Segundo os especialistas, a pobreza atinge mais particularmente os casais cujo chefe de família é relativamente jovem, as famílias cujos membros não têm trabalho, assim como os casais de idosos. Mais concretamente, a pobreza quer dizer fome, doença, frio no inverno, a perda da moradia...
Nesse texto, a explicitação da informação inicial é feita por meio de
A mensagem em que o emissor foi corretamente identificado, é:
Enquanto preocupa a ameaça nuclear, as sociedades tecnologicamente mais avançadas continuam sua competição para a ocupação do espaço extraterrestre. Em 1957, os soviéticos inauguraram a conquista espacial, lançando um primeiro satélite artificial.
Nesse texto foram sublinhados os substantivos.
O substantivo que mostra a mais extensa explicitação é
Assinale a frase em que o processo dessa expansão é identificado de forma correta.
I - Nefertari com o deus Horus, pintura mural da Tumba de Nefertari (Tebas), 1300-1255 a.C.

II - Procissão dos delegados das terras submetidas pelo império persa Aquemênida, Palácio de Apadana (Persépolis), 515, a. C.

Com base nos exemplos, assinale a afirmativa que oferece uma análise comparativa correta.

Pintura em têmpera sobre painel de madeira, Galleria degli Uffizi (Florença).
Assinale a afirmativa que indica corretamente elementos da tradição gótico-bizantina ainda presentes nessa obra de Giotto.
A arte afro-brasileira tornou-se uma das expressões da identidade brasileira, ou seja, uma das vertentes da arte brasileira, de modo que qualificá-la simplesmente de arte negra no Brasil seria cair num certo biologismo. Seria excluir dela todos os artistas que, independentemente de sua origem étnica e de suas opções expressivas, participam dela, por opção político-ideológica, religiosa, ou simplesmente por emoção estética no sentido universal da palavra.
MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. São Paulo: Masp, 2022, p. 153.
Para o autor, o critério a ser adotado para qualificar uma obra de arte como “afro-brasileira” é

A respeito da representatividade dessa obra do movimento “cubismo sintético”, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As figuras são elaboradas a partir de formas geométricas planas e sobrepostas, criando uma composição abstrata, mas ainda reconhecível, típica do cubismo sintético.
( ) Diferentemente do cubismo analítico, o cubismo sintético afasta-se da figuração, substituída pelo processo de decomposição e fragmentação total dos objetos pintados.
( ) O cubismo sintético foi influenciado pelas técnicas de colagem, incorporando texturas e padrões para criar uma sensação de montagem.
As afirmativas são, respectivamente,

Com base na observação das imagens, é possível deduzir que

A tela, que abria uma exposição de artistas indígenas, retrata um cesto de palha com sementes de urucum, milho, mandioca, o livro Macunaíma, a cabeça decepada e enegrecida de Mario de Andrade e um bilhete anunciando o renascimento da divindade Makunaîmi e da antropofagia, ambos pertencentes aos indígenas.
Com base na descrição da obra, é correto afirmar que, para Baniwa, Re-Antropofagia é uma
Na avaliação das artes indígenas, o olhar ocidental privilegia as categorias de maior impacto visual, como a plumária ou os objetos rituais, e não considera as demais produções. No entanto, o fazer artístico indígena não recai exclusivamente sobre os ornatos de penas e as máscaras; objetos de uso cotidiano podem apresentar elaboração formal e estética adequada ao desempenho funcional. Nas sociedades indígenas os esforços criativos alcançam muitos domínios, pois o campo abrangido pela “arte” é amplo e se expressa de diferentes formas, das mais efêmeras pinturas corporais às duradouras edificações, incluindo artefatos de uso cotidiano e ritual, manifestações performáticas e musicais. Os artefatos e os grafismos, em particular, materializam redes de interação complexas, condensando laços, ações, emoções, significados e sentidos.
Adaptado de VELTHEM, Lucia Hussak Van, “Artes indígenas notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos” in Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, 2010, p.59.
As afirmativas a seguir sintetizam corretamente a concepção de artes indígenas proposta no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.

Ao elaborar este autorretrato, o artista