Questões de Concurso Público SARAH 2025 para Professor (Educação Artística)

Foram encontradas 46 questões

Q3221500 Educação Artística
O chamado “período geométrico” da arte grega (900 a 750 a.C.) é assim denominado pois 
Alternativas
Q3221501 Educação Artística
Observe os exemplos de arte figurativa egípcia e persa a seguir.

I - Nefertari com o deus Horus, pintura mural da Tumba de Nefertari (Tebas), 1300-1255 a.C.
Captura_de tela 2025-03-03 111425.png (196×322)

II - Procissão dos delegados das terras submetidas pelo império persa Aquemênida, Palácio de Apadana (Persépolis), 515, a. C. 
Imagem associada para resolução da questão

Com base nos exemplos, assinale a afirmativa que oferece uma análise comparativa correta.
Alternativas
Q3221502 Educação Artística
Observe a “Majestade de Todos os Santos”, de Giotto di Bondone (1.300 ca).

Imagem associada para resolução da questão
Pintura em têmpera sobre painel de madeira, Galleria degli Uffizi (Florença).

Assinale a afirmativa que indica corretamente elementos da tradição gótico-bizantina ainda presentes nessa obra de Giotto. 
Alternativas
Q3221503 Educação Artística
Para o antropólogo Kabengele Munanga, a expressão “arte negra no Brasil” deve ser substituída por “arte afro-brasileira”:

A arte afro-brasileira tornou-se uma das expressões da identidade brasileira, ou seja, uma das vertentes da arte brasileira, de modo que qualificá-la simplesmente de arte negra no Brasil seria cair num certo biologismo. Seria excluir dela todos os artistas que, independentemente de sua origem étnica e de suas opções expressivas, participam dela, por opção político-ideológica, religiosa, ou simplesmente por emoção estética no sentido universal da palavra.

MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. São Paulo: Masp, 2022, p. 153.

Para o autor, o critério a ser adotado para qualificar uma obra de arte como “afro-brasileira” é 
Alternativas
Q3221504 Educação Artística
Observe a obra “Os três músicos” (1921) de Pablo Picasso, considerando que é um exemplo de sua produção cubista sintética.
Captura_de tela 2025-03-03 111641.png (387×358)

A respeito da representatividade dessa obra do movimento “cubismo sintético”, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As figuras são elaboradas a partir de formas geométricas planas e sobrepostas, criando uma composição abstrata, mas ainda reconhecível, típica do cubismo sintético.
( ) Diferentemente do cubismo analítico, o cubismo sintético afasta-se da figuração, substituída pelo processo de decomposição e fragmentação total dos objetos pintados.
( ) O cubismo sintético foi influenciado pelas técnicas de colagem, incorporando texturas e padrões para criar uma sensação de montagem.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3221505 Educação Artística
Observe as imagens a seguir.
Captura_de tela 2025-03-03 111814.png (329×171)

Com base na observação das imagens, é possível deduzir que 
Alternativas
Q3221506 Educação Artística
As imagens a seguir exemplificam corretamente manifestações da arte performática do século XX, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3221507 Educação Artística
Observe o quadro “Re-Antropofagia” (2019) de, Daniel Baniwa.
Imagem associada para resolução da questão

A tela, que abria uma exposição de artistas indígenas, retrata um cesto de palha com sementes de urucum, milho, mandioca, o livro Macunaíma, a cabeça decepada e enegrecida de Mario de Andrade e um bilhete anunciando o renascimento da divindade Makunaîmi e da antropofagia, ambos pertencentes aos indígenas.

Com base na descrição da obra, é correto afirmar que, para Baniwa, Re-Antropofagia é uma
Alternativas
Q3221508 Educação Artística
Sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.

Na avaliação das artes indígenas, o olhar ocidental privilegia as categorias de maior impacto visual, como a plumária ou os objetos rituais, e não considera as demais produções. No entanto, o fazer artístico indígena não recai exclusivamente sobre os ornatos de penas e as máscaras; objetos de uso cotidiano podem apresentar elaboração formal e estética adequada ao desempenho funcional. Nas sociedades indígenas os esforços criativos alcançam muitos domínios, pois o campo abrangido pela “arte” é amplo e se expressa de diferentes formas, das mais efêmeras pinturas corporais às duradouras edificações, incluindo artefatos de uso cotidiano e ritual, manifestações performáticas e musicais. Os artefatos e os grafismos, em particular, materializam redes de interação complexas, condensando laços, ações, emoções, significados e sentidos.

Adaptado de VELTHEM, Lucia Hussak Van, “Artes indígenas notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos” in Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, 2010, p.59.

As afirmativas a seguir sintetizam corretamente a concepção de artes indígenas proposta no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3221509 Educação Artística
Na aquarela “Gargalheira - quem falará por nós?” (2014), Sidney Amaral executa um autorretrato com uma gargalheira contemporânea.
Captura_de tela 2025-03-03 112319.png (387×201)

Ao elaborar este autorretrato, o artista
Alternativas
Q3221510 Educação Artística
Sobre os movimentos artísticos que usam o ponto como base para sua criação, leia a descrição a seguir.

A aplicação de pequenos pontos de cores puras sobre a superfície visa promover uma experiência visual no observador, criando imagens que, ao serem vistas de longe, produzem a percepção de formas, volumes e tonalidades.

O trecho descreve o uso do ponto no movimento artístico denominado
Alternativas
Q3221511 Educação Artística
Com base nas teorias da cor, é correto afirmar que
Alternativas
Q3221512 Educação Artística
Analise a imagem e o texto a seguir.
Captura_de tela 2025-03-03 113553.png (408×290)

É uma técnica de gravura simples usada para aplicação de um desenho, símbolo ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata. Através do corte em papel ou acetato, é elaborado um molde vazado por onde passará a tinta e preencherá as partes escuras do desenho. É por meio do contraste das cores preto e branco (negativo/positivo, cheio/vazio) que se prepara o molde e então o desenho final.

A imagem e o texto descrevem a técnica de reprodução de imagens denominada
Alternativas
Q3221513 Educação Artística
A produção plástica do artista Athos Bulcão dialoga com a arquitetura dos edifícios da Rede Sarah. No Sarah Lago Norte (Brasília), o muro vazado é formado por um conjunto de peças autoportantes em argamassa armada, com duas larguras diferentes, em seis padrões dispostos alternados e de forma aleatória, como pode ser observado na imagem a seguir. 
Imagem associada para resolução da questão

Athos Bulcão. Muro vazado em argamassa armada do Sarah Lago Norte (edifício principal, fachada oeste), Brasília, DF, 1998.

As afirmativas a seguir sobre o objeto artístico “muro vazado” proposto por Athos Bulcão caracterizam corretamente a relação entre arte e arquitetura nos edifícios da Rede Sarah, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3221514 Educação Artística
O contraste claro-escuro pressupõe
Alternativas
Q3221515 Educação Artística
Observe as imagens do projeto “Você se parece com seu cachorro” (2018), do fotógrafo Gerrard Gethings.
Captura_de tela 2025-03-03 113732.png (347×418)

Considerando o projeto fotográfico de Gething, avalie as afirmativas a seguir sobre o uso da técnica da justaposição.

I. As imagens de pessoas e animais são postas lado a lado, em composições que sugerem continuidade entre elementos aparentemente desconectados, criando associações inesperadas.
II. O posicionamento de objetos comuns em contextos incomuns visa produzir um efeito onírico, para romper com a busca de sentido nas representações visuais e gerar introspecção.
III. A proximidade entre as imagens altera a interpretação original de cada uma, gerando novos contextos ou histórias que estimulam a imaginação do espectador, desafiando-o a encontrar conexões.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3221516 Educação Artística
Assinale a opção que exemplifica corretamente elementos visuais que pertencem à forma. 
Alternativas
Q3221517 Educação Artística
O “triângulo de Kanizsa” consiste em três círculos incompletos e três ângulos em formato de "V". Ele foi elaborado pelo psicólogo Gaetano Kanizsa para estudar como o nosso sistema visual organiza informações com base na percepção de formas.
Captura_de tela 2025-03-03 113904.png (366×278)

Com base na imagem, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a relação figura-fundo na teoria da Gestalt.
Alternativas
Q3221518 Educação Artística
Leia a descrição a seguir sobre uma técnica de esculpir.

É o processo de escultura pelo qual de um bloco de material - mármore, granito, calcário, madeira, marfim, âmbar - se retira o que excede a figura, utilizando ferramentas próprias, sendo amplamente empregado para esculpir estátuas, relevos e ornamentos arquitetônicos.

O trecho descreve o procedimento denominado
Alternativas
Q3221519 Educação Artística
Considere a técnica de moldagem usada na escultura “Amnesia” (2015), de Flávio Cerqueira. Trata-se de uma fusão em bronze a cera perdida que tematiza o embranquecimento da população negra. Nas palavras do artista: O personagem simboliza a última pessoa a sofrer esse processo, a lata de tinta branca que o garoto despeja em seu próprio corpo não tem material suficiente para cobri-lo por inteiro.
Captura_de tela 2025-03-03 114020.png (411×290)

A respeito da técnica de modelagem para a “fusão em cera perdida”, ordene as etapas listadas a seguir, da primeira à última.

1. Fazer a pátina.
2. Soldar as partes fundidas.
3. Derramar o bronze em estado líquido.
4. Modelar a figura em argila e fazer um molde de silicone e gesso.
5. Fazer uma cópia em cera da escultura, cobrir essa peça com uma casca cerâmica, derreter a cera.

A sequência das etapas, na ordem dada, é
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: C
6: C
7: C
8: A
9: A
10: D
11: A
12: B
13: B
14: B
15: D
16: C
17: D
18: A
19: D
20: A