Questões de Concurso Público TJ-MG 2018 para Estágio - Psicologia
Foram encontradas 17 questões
Paulo Dalgalarrondo com relação ao diagnóstico psicopatológico vai dizer que há uma discussão muito acentuada em torno dessa temática. Analise as duas passagens a seguir e marque a opção correta:
1. Tendo basicamente duas posições. A primeira posição vai firmar que o diagnóstico psiquiátrico não tem valor algum, pois cada pessoa tem seu modo singular de ser, cada pessoa vive uma realidade única, daí esse diagnóstico serve apenas para rotular essas pessoas. A segunda posição vai defender que o diagnostico psiquiátrico vai ter o mesmo valor que o diagnóstico de outras especialidades médicas, é tão importante quanto, defendendo claramente que é imprescindível considerar os aspectos pessoais, singulares de cada indivíduo, o seu modo de ser diferenciado, com o cuidado de não rotular.
2. Do ponto de vista clínico e específico da psicopatologia o processo diagnóstico em psiquiatria segue os princípios gerais das ciências médicas, mas, no entanto, tem seus aspectos particulares, e um dos aspectos particulares do diagnóstico psicopatológico é de que ele sempre vai ser baseado nos dados clínicos, sem que os mesmos sejam determinantes, porém estão dentro do quadro de fatores que vão servir para o diagnóstico mais próximo possível da eficácia.
Opções:
Sobre os reflexos humanos primitivos, assinale V para Verdadeiro e F para Falso e marque a opção correspondente:
( ) Moro – O bebê é derrubado ou ouve um estampido.
( ) Darwiniano (preensão) – Acaricia-se a palma da mão do bebê.
( ) Tônico assimétrico do pescoço – Deita-se o bebê de costas.
( ) Natatório – O bebê é colocado na água com o rosto voltado para baixo.
Opções: