Questões de Concurso Público SEDUC-CE 2016 para Professor - Educação Física
Foram encontradas 15 questões
( ) Em termos de energia de alimentos utilizamos uma unidade de energia que é denominada caloria. Uma caloria é a energia necessária para aquecer um litro de água de 14,5ºC para 15,5°C. Assim sendo, um Kcal define a caloria com exatidão. ( ) Os alimentos são compostos basicamente por três elementos: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio (CHO). A união entre as moléculas desses elementos forma as substâncias que nos dão energia, que são os lipídeos, os carboidratos e as proteínas. ( ) Se a quantidade de energia for menor do que a que se gastou, esse déficit é retirado da gordura de reserva, o que significa que, se a ingestão for igual à demanda, a massa corporal permanece constante. ( ) Se as calorias totais provenientes dos alimentos ultrapassam o dispêndio diário de energia, as calorias excessivas acumulam-se em forma de reservas de gorduras no tecido adiposo. ( ) Um grama de carboidrato nos fornece 5,6 kcal; um grama de lipídeo 4,2 kcal e um grama de proteína 9,4 kcal. Todos eles têm energia potencial nas ligações entre suas moléculas e, ao quebrarmos essas ligações, liberamos essa energia.
A sequência correta dessa classificação, de cima para baixo, é:
Concepção 1. Abordagem crítico-superadora. 2. Abordagem desenvolvimentista. 3. Abordagem psicomotricista. 4. Abordagem tecnicista.
Características ( ) Essa concepção é embasada no discurso da justiça social, fazendo uma inferência em dados da realidade, considerando a crítica social dos conteúdos. Pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico. Nela, a Educação Física é entendida como sendo uma disciplina que trata do jogo, da ginástica, do esporte, da capoeira e da dança, como sendo um conhecimento da cultura corporal de movimento. ( ) Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma esportivização maciça. ( ) Essa concepção procura utilizar a atividade lúdica como motivo para processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais. Busca analisar e interpretar o jogo infantil e seus significados. Tem, na relação do homem com seu mundo interno e externo, seus objetivos funcionais, em que os mecanismos de regulação entre o sujeito e seu meio permitem o jogo da adaptação, que implica nos processos de assimilação e acomodação. ( ) Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é
I - compreender o ser humano imerso num universo de símbolos e códigos, constituídos culturalmente. II - perceber o ser humano como produtor da cultura, a partir dos elementos de seu próprio corpo, movimento e intencionalidade. III - observar o ser humano como agente de ação e transformação dos sentidos e significados das manifestações da cultura do movimento. IV - conceber o ser humano como agente de reprodução, sem possibilidade de transformar os sentidos e significados do esporte e do condicionamento físico.
A partir das afirmações acima, assinale a opção correta.
• Agarrar: pernas, braços, tronco e quadris. • Reter: com as mãos e pés. • Desequilibrar: puxar, empurrar, tracionar, carregar, levantar, rolar etc. • Imobilizar: rolar, agarrar, tracionar etc. • Esquivar: saltar, abaixar, afastar, girar em torno de si mesmo etc. • Resistir: opor-se, empurrar, desviar, atacar etc.
I - práticas corporais e motoras que se produzem e transformam em função de significados e intencionalidades. II - conjunto de linguagens, códigos e símbolos que influenciam e dinamizam o “se movimentar”. III - conjunto de significados/sentidos, símbolos e códigos que se produzem e reproduzem nas manifestações corporais e motoras. IV - práticas corporais e motoras que se produzem e se transformam em função de ações involuntárias dos praticantes.
Entre essas afirmações: