Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2018 para Professor - História

Foram encontradas 8 questões

Q1295328 História
Na Baixa Idade Média, houve um intenso movimento cultural que, de certa forma, desafio a hegemonia intelectual exercida pela Igreja Católica. Pode-se dizer que essa efervescência cultural foi estimulada, dentre outros fatores, pela criação de universidades em alguns centros urbanos. Imagem associada para resolução da questão Localização das universidades criadas na Europa entre os séculos XII e XIV. A criação dessas universidades está relacionada:
Alternativas
Q1295329 História

A tabela a seguir apresenta uma estimativa do número de africanos escravizados desembarcados em portos do sudeste do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, entre 1676 e 1800.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: http://www.slavevoyages.org/assessment/estimates

Acesso em 20 de junho 2018

É possível perceber, na tabela, alterações no padrão de entrada dos africanos no Brasil pelos portos do sudeste, ao longo do século XVIII.

Essas alterações podem ser explicadas:

Alternativas
Q1295330 História
O texto a seguir é um trecho da carta deixada por D. Pedro I a seu filho, Pedro de Alcântara, quando da sua partida para a Europa em 1831:
Meu querido filho e imperador... Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem de sua educação, e conte que o mundo o há de admirar... Eu me retiro para a Europa... Adeus, meu amado filho, receba a bênção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver. D. Pedro de Alcântara, 12 de abril de 1831
Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil, coroado em 1822, D. Pedro I foi levado à abdicação nove anos depois. Diversos fatores contribuíram para essa decisão do Imperador, dentre os quais se pode destacar:
Alternativas
Q1295331 História

Após o processo de independência, os países da América Latina sentiram de perto a influência dos interesses do capital inglês em suas nascentes e já frágeis economias. Ao longo do século XIX, no entanto, pouco a pouco se fez sentir a hegemonia dos EUA, por meio do seu poder econômico, de pressões políticas e militares.

Essas variadas formas de influência e imposição dos interesses estadunidenses correspondem a diferentes doutrinas que embasaram a ação diplomática e/ou militar do seu governo. O caso da intervenção estadunidense para a construção do Canal do Panamá no início do século XX é um exemplo emblemático da doutrina conhecida como:

Alternativas
Q1295332 História

No início do século XX, o historiador francês Ernest Lavisse assim definia o objetivo do ensino da História para os jovens franceses de sua época.


Ao ensino histórico cabe o dever de fazer amar e de fazer compreender a pátria... O verdadeiro patriotismo é ao mesmo tempo sentimento e a noção de um dever. Ora, todos os sentimentos são suscetíveis de uma cultura e toda nação, de um ensino. A história deve cultivar o sentimento e precisar a noção. (LAVISSE)

(citado por RODRIGUES, André Wagner.

História em perspectiva. Alexa Cultural. 2014. p. 26)


A visão marcadamente patriótica de Lavisse é uma demonstração do sentimento nacionalista que existia na França desde finais do século XIX. Esse nacionalismo agressivo dos franceses, conhecido como revanchismo, fator importante para a eclosão da I Guerra Mundial, nasceu em consequência:

Alternativas
Q1295333 História

Em 2008, vinte anos após o lançamento de seu livro "1968: o ano que não terminou", Zuenir Ventura lançou "1968: o que fizemos de nós". Neste livro, o autor pergunta:


"1968 terminou ou não terminou? Que balanço se pode fazer hoje de um ano tão carregado de ambições e de sonhos? O que restou de tantos ideais? Muitos países que viveram a experiência estão tentando avaliar o seu legado... O que foi feito dessa herança?"

VENTURA, Zuenir, 1968: o que fizemos de nós.

São Paulo: Editora Planeta do Brasil. 2008. p. 11 (adaptado)


O ano de 1968 continua sendo lembrado pelas intensas manifestações políticas e culturais que ocorreram em diferentes países e continentes. São acontecimentos marcantes daquele ano:

Alternativas
Q1295334 História
A Nova República, assim batizada por Tancredo Neves, teve início após a sua eleição no Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985. O poder político voltava às mãos de civis, após 21 anos de governos militares. Como bem caracteriza um período de transição, esse retorno à democracia no Brasil foi marcado pela coexistência de continuidades e rupturas com o regime anterior. Dentre os elementos dessa transição que podem ser caracterizados como de continuidade, destaca-se:
Alternativas
Q1295335 História
Leia o trecho de reportagem que se segue: Imagem associada para resolução da questão Ao longo da década de 1990, inúmeros conflitos ocorreram na Península Balcânica, onde outrora existiu a República Federativa da Iugoslávia. Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovia e a província do Kosovo, na Sérvia, têm sido o cenário de violentos enfrentamentos, com denúncias de crimes contra a Humanidade. Para todos esses conflitos, contribuiu de maneira decisiva:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: B
8: D