Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 18 questões

Q1780248 Fonoaudiologia
João, após um acidente de carro, apresentou danos complexos nos nervos hipoglossos direito e esquerdo (nervo craniano XII) que resultaram em incapacidade de:
Alternativas
Q1780249 Fonoaudiologia
Dos 12 nervos cranianos, os fundamentais para a produção da fala são:
Alternativas
Q1780250 Fonoaudiologia
Mariana, de 8 anos de idade, após uma avaliação quanto ao tempo de fala, apresentou as seguintes características: a fala atropelada no tempo, uma palavra agrupada com a outra, ritmo de fala muito mais rápido do que o normal, fala desorganizada e sequência de sons alterada, tomando a sua linguagem incompreensível e não tendo consciência do seu problema e nem componentes emotivos envolvidos, apresentando:
Alternativas
Q1780251 Fonoaudiologia
Pedro, com 3 anos de idade, apresenta gagueira “primária ou fisiológica”. Sendo assim, a fonoaudióloga resolveu aconselhar os pais sobre como lidar com este problema. A esse caminho tomado dá-se o nome de:
Alternativas
Q1780252 Fonoaudiologia
Lucas, com 7 anos de idade, apresenta dificuldades no início da alfabetização, razão pela qual foi encaminhado pela escola para uma avaliação multidisciplinar. Nessa análise, foi observado um déficit no processamento fonológico, caracterizado por dificuldades na leitura, escrita e ortografia, bem como na decodificação e na soletração de palavras. Pode-se considerar o diagnóstico de:
Alternativas
Q1780253 Fonoaudiologia
Bernardo é uma criança com 6 anos de idade, e seus pais observaram que ele tem dificuldade em produzir algumas palavras. Encaminhado a um fonoaudiólogo, foi identificado que o menino não produz os sons labiodentais, não articulando corretamente os seguintes sons:
Alternativas
Q1780254 Fonoaudiologia
A categoria “Transtornos Globais do Desenvolvimento” (TGD) faz referência aos transtornos:
Alternativas
Q1780255 Fonoaudiologia
São benefícios da eletroestimulação (EENM) em disfagia orofaríngea:
Alternativas
Q1780256 Fonoaudiologia
A paralisia facial é uma enfermidade que provoca paresia ou paralisia total de alguns ou todos os músculos da face, podendo ser classificada como central ou periférica. Caracteriza-se a paralisia facial periférica na seguinte afirmativa:
Alternativas
Q1780257 Fonoaudiologia
O teste da “linguinha” é realizado por meio da aplicação do protocolo específico de avaliação do frênulo lingual para bebês, cujo objetivo é diagnosticar a presença de alteraçõesdofrênulo lingual que podem comprometer as funções de:
Alternativas
Q1780258 Fonoaudiologia
O exame que corresponde a uma avaliação radiográfica dinâmica, possibilitando a visualização das estruturas envolvidas na deglutição e das áreas adjacentes chama-se:
Alternativas
Q1780259 Fonoaudiologia
De acordo com Mitre (2003), a respiração é indispensável para a vida, além de atuar nos processos de crescimento e desenvolvimento craniofacial e do corpo como um todo. A respiração nasal é a respiração fisiológica do ser humano, levando oxigenação para as células e é responsável pela produção de energia. As funções do nariz são:
Alternativas
Q1780260 Fonoaudiologia
Os fonemas podem variar no modo de serem articulados. A essa variação na forma, mas que ainda permite a compreensão de que fonema se trata, dá-se o nome de:
Alternativas
Q1780261 Fonoaudiologia
Paciente idosa, com 82 anos de idade, hospitalizada, utilizando-se de prótese dentária mal adaptada, com queixa de deglutição. Visando à atuação fonoaudiológica, faz-se necessário estabelecer a consistência da dieta. Às indicações geralmente variam entre:
Alternativas
Q1780262 Fonoaudiologia
O desenvolvimento craniofacial é influenciado por fatores genéticos e estímulos interno e externo. Sabe-se que estes estímulos são proporcionados naturalmente pelas funções neurovegetativas, que são:
Alternativas
Q1780263 Fonoaudiologia
Na orientação à lactante quanto aos hábitos orais, a melhor forma de amamentar corresponde à seguinte alternativa:
Alternativas
Q1780264 Fonoaudiologia
Juliana, estudante de pedagogia do segundo ano, tem 22 anos de idade, e procurou um fonoaudiólogo especialista em voz queixando-se de voz rouca, dificuldade em produzir a sua voz bem como esforço na hora de cantar. Ela faz estágio em uma escola para o ensino fundamental I, tem uma banda de rock que canta todos os finais de semana, além de tomar conta dos seus irmãos mais novos, elevando, por consequência, o seu tom de voz. O processo patológico que se desenvolveu ou está prestes a se desenvolver seria: 
Alternativas
Q1780265 Fonoaudiologia
O Sr. Joaquim, com 67 anos de idade, sofreu um acidente de carro, sendo submetido a uma intubação ao entrar na Unidade de Terapia Intensiva. Ao retirar o tubo, percebeu-se que a sua voz estava mais fraca, apresentando uma disfonia. O processo patológico vocal que provavelmente ocorreu após a retirada do tubo seria:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: C
6: D
7: A
8: B
9: B
10: A
11: C
12: D
13: B
14: D
15: A
16: C
17: B
18: D