Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2019 para Professor de Ensino Fundamental - Geografia

Foram encontradas 7 questões

Q1083110 Geografia
Observe as projeções cartográficas a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.). (Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64669_cap2.pdf. Acesso em 27/10/19)
Considerando-se a classificação das projeções cartográficas quanto à figura geométrica empregada em sua construção, as projeções A, B e C correspondem, respectivamente, a:
Alternativas
Q1083111 Geografia
“O WWF-Brasil atua no Pantanal e a estratégia de conservação é, ainda, compartilhada com o WWF da Bolívia e do Paraguai (...).” (Disponível em: http://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/img/original/infografico_pantanal_reino_das_aguas.pdf. Acesso em 27/10/2019)
Nas últimas décadas, o Pantanal vem sofrendo agressões pelo homem, praticadas não somente na planície, mas principalmente nos planaltos adjacentes. Dentre os impactos ambientais provocados pela expansão da agropecuária, pode-se citar o aumento:
Alternativas
Q1083112 Geografia
“Imigrantes têm dificuldades para arrumar emprego em Cuiabá
De acordo com a Pastoral do Migrante, a capital recebe pessoas de vários países e diferentes nacionalidades, como haitianos, argentinos, cubanos e venezuelanos.” (Adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/08/23/imigrantes-tem-dificuldades-para-arrumar-emprego-em-cuiaba.ghtml. Acesso em 27/10/2019)
Dentre os fatores responsáveis pelo aumento do fluxo migratório de latino-americanos para o Brasil, pode-se destacar a:
Alternativas
Q1083113 Geografia
“Se os professores podem ser vistos trabalhando em paisagens de conhecimento profissional, então eles precisam de uma bússola profissional para navegar nessas paisagens. Os valores dos professores, particularmente aqueles que portam uma identidade disciplinar docente, são uma parte fundamental dessa bússola profissional. (...) Mas a bússola profissional é apenas uma metáfora de como e por que os professores se comportam da maneira que fazem, embora eu argumente que é uma ideia útil para entender o profissionalismo docente e as políticas que os envolvem”
(BROOKS, C. Uma bússola profissional. In: ROCHA, A. A; MONTEIRO, A. M.; STRAFORINI, R. Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. Rio de Janeiro: Consequência, 2019, p. 76).
Segundo a autora, a bússola profissional pode, portanto, permitir ao professor de Geografia:
Alternativas
Q1083114 Geografia
Observe a figura a seguir.
A Terra na posição de 20 ou 21 de junho (Solstício de Verão ou de Inverno)
Imagem associada para resolução da questão
(Disponível em: http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/latitude/latitude.html. Acesso em 27/10/2019)
O eixo da Terra é inclinado em relação ao plano de sua órbita ao redor do sol (movimento de translação). Como consequência, tem-se a ocorrência das estações do ano.
De acordo a figura acima, uma determinada localidade na superfície terrestre terá:
Alternativas
Q1083115 Geografia
“O estudo das religiões e suas espacialidades pode colaborar na construção de um currículo de Geografia que rompa com a padronização típica presente na organização escolar (MORAIS, 2014).”
A relevância do tema, para o ensino da Geografia, pode ser justificada pela importância de:
Alternativas
Q1083116 Geografia
Para um professor de Geografia, é fundamental analisar os fenômenos e os fatos através da espacialidade, entendida pelo geógrafo Roberto Lobato Corrêa (2019, p. 289) “como o olhar do geógrafo, o modo pelo qual a ação humana sobre a superfície terrestre é descoberta, analisada e interpretada”. Para este autor, a espacialidade é constituída por três temas, a saber:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: A
6: A
7: C