Questões de Concurso Público Prefeitura de Cuiabá - MT 2019 para Técnico de Nível Superior - Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 10 questões

Q1082582 Engenharia Elétrica

O circuito da figura é a modelagem de um equipamento que está sendo desenvolvido.

Imagem associada para resolução da questão

O fator de potência desse equipamento é igual a:

Alternativas
Q1082583 Engenharia Elétrica

Para determinar a bitola de um condutor por meio do método de capacidade de corrente, utilizam-se as tabelas de capacidade de corrente da norma ABNT NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão, 2004, revisão de 2008, que exprimem tais correntes considerando os circuitos de forma individual e na temperatura ambiente de 30°C. Contudo, tais tabelas não fornecem informações quando os circuitos estão alocados com mais de um circuito ou então quando estão instalados em ambientes com temperaturas diferentes de 30°C. Para este ajuste, são utilizadas as tabelas de correção. As tabelas a seguir referem-se à correção de temperatura ambiente e ao agrupamento de circuito em diversas situações:


Tabela Fatores de correção para temperatura ambiente diferente de 30°C para linhas não subterrâneas

Fonte: NBR 5410


Imagem associada para resolução da questão


Tabela para fatores de correção para

agrupamento de circuitos

Fonte: NBR 5410 


Imagem associada para resolução da questão

Considere que um determinado circuito tenha a corrente nominal Imagem associada para resolução da questão    será instalado em eletroduto embutido em alvenaria, juntamente com outros três circuitos e a temperatura ambiente local é de 45°C. De posse das tabelas de correção de temperatura e de agrupamento de circuitos da NBR citada, sabendo que os condutores utilizados serão de isolação de PVC, o valor de corrente corrigida a ser utilizada na tabela de capacidade de corrente para determinar a bitola correta do condutor pelo método da capacidade de corrente será de:

Alternativas
Q1082584 Engenharia Elétrica
Um transformador de 500 kVA está operando a plena carga com fator de potência total de 0,6 atrasado. O fator de potência é melhorado acrescentando-se capacitores, até que o novo fator de potência seja 0,9 atrasado. Os capacitivos necessários e após a correção do fator de potência a porcentagem da plena carga que o transformador estará alimentando são respectivamente:
Alternativas
Q1082585 Engenharia Elétrica

Uma concessionária de distribuição de energia elétrica precisa dimensionar sua subestação para atender às seguintes cargas industriais:

Carga 1: 250 kVA, Fator de Potência 0,5 atrasado

Carga 2: 180kW, Fator de Potência 0,8 adiantado

Carga 3: 300 kVA, 100 kVAr atrasados

A menor potência do transformador da subestação que atenderia a demanda dessas três indústrias simultaneamente é de:

Alternativas
Q1082586 Engenharia Elétrica
A ABNT NBR 5444:1989 - Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais indica a simbologia básica para o uso em instalações prediais. Considerando a simbologia utilizada para os condutores elétricos no interior dos eletrodutos, a nomenclatura que está de acordo com a simbologia é:
Alternativas
Q1082587 Engenharia Elétrica

Seja o sistema de potência a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações:

Imagem associada para resolução da questão

O valor da corrente de curto circuito simétrica no ponto F, em pu e em quilo-ampères, será respectivamente:

Alternativas
Q1082588 Engenharia Elétrica
Apotência instalada ou potência nominal de uma instalação ou de um circuito é a soma das potências nominais dos equipamentos de utilização (inclusive tomadas de corrente) pertencentes a esta. Na realidade, não se verifica o funcionamento de todos os pontos ativos simultaneamente, de modo que não seria econômico dimensionar os alimentadores do quadro geral ao quadro terminal, situado no apartamento, no andar de escritório, ou na loja, considerando a carga como a soma de todas as potências nominais instaladas. Considera-se que a potência realmente demandada pela instalação seja inferior à instalada e a relação entre ambas é designada como fator de demanda. Portanto, se em uma instalação a potência instalada é de 350kW e a demanda máxima é 140kW, o fator de demanda dessa instalação será de:
Alternativas
Q1082589 Engenharia Elétrica
Sobre o dispositivo diferencial residual, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1082590 Engenharia Elétrica

A norma ABNT 5410:2004 (2008) – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, como alternativa à aplicação das normas para iluminação de interiores em instalações prediais, prescreve, para dimensionamento e previsão dos circuitos de iluminação:

em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA; em cômodo ou dependência com área superior a 6 m², deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescidos de 60 VA, para cada aumento de 4 m² inteiros.

Considerando um cômodo de uma instalação predial cuja área é de 20 m², a potência dimensionada para o circuito de iluminação segundo a NBR 5410, seria de:


Alternativas
Q1082591 Engenharia Elétrica

Uma concessionária de energia recebe a informação que um prédio misto (residencial e comercial) será construído em um terreno em um bairro que pertence a sua área de concessão. A construtora apresentou o anteprojeto à concessionária indicando o uso da construção, bem como a área ocupada por cada modalidade, conforme a tabela a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

A demanda, em kVA, que deverá ser prevista para o prédio misto será de: 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: B
6: D
7: A
8: B
9: D
10: A