Questões de Concurso Público Prefeitura de Boa Vista - RR 2020 para Cirurgião - Dentista Especialista em Pacientes PCD

Foram encontradas 20 questões

Q1314630 Odontologia
Pacientes com transtornos mentais utilizam medicações psicotrópicas que podem ter muitos efeitos colaterais. Estes efeitos dependem dos receptores onde as medicações atuam no sistema nervoso central. Discenesia tardia é o efeito adverso extrapiramidal tardio mais comumente associado ao uso prolongado de drogas antipsicóticas, dificultando o tratamento odontológico do indivíduo por causar:
Alternativas
Q1314631 Odontologia
A anemia é um sintoma que traduz um estado em que a concentração de hemoglobina se encontra abaixo dos limites normais, frequentem ente acompanhada de queda do hem atócrito e da contagem de hemácias no sangue. Pode estar presente em vários distúrbios hematológicos e tem como principais manifestações bucais:
Alternativas
Q1314632 Odontologia
Paciente de 30 anos de idade, diabético insulino dependente, durante a realização de acesso endodôntico do dente 24 apresentou drenagem de secreção purulenta via conduto, hálito cetônico, taquicardia, náuseas e respiração ofegante. A condição compatível com os dados acima é:
Alternativas
Q1314633 Odontologia
A encefalopatia crônica não evolutiva, também conhecida como paralisia cerebral, é consequência de uma lesão estática ocorrida no período pré, peri ou pós-natal, que afeta o sistema nervoso central em fase de maturação estrutural ou funcional. Das causas abaixo, aquelas que estão relacionadas ao período pré-natal são:
Alternativas
Q1314634 Odontologia
Diabéticos com controle glicêmico inadequado apresentam risco aumentado para perda óssea alveolar progressiva e maior severidade da doença periodontal. Os principais fatores associados à maior severidade da doença periodontal em diabéticos são:
Alternativas
Q1314635 Odontologia
Um sinal em comum das emergências médicas na clínica odontológica é a perda de consciência. Quando um paciente apresenta essa intercorrência no consultório odontológico, é preciso fazer o diagnóstico diferencial de forma precisa a fim de tomar as medidas adequadas. No caso de um paciente de 65 anos de idade, em uso de diurético e anti-hipertensivo, e que, ao se levantar da cadeira odontológica apresentou estado súbito de inconsciência tendo que ser amparado pelo cirurgião-dentista, o provável quadro diagnóstico é:
Alternativas
Q1314636 Odontologia
A coagulação sanguínea é o mecanismo através do qual o organismo alcança a hemostasia após uma lesão vascular, evitando o sangramento, ao mesmo tempo em que ocorre a reparação dos tecidos. A partir da formação do tampão plaquetário, são ativadas as vias intrínseca e extrínseca para a conversão do fibrinogênio em fibrina estabilizando o coágulo que, posteriormente, é removido pela fibrinólise. Qualquer alteração nessas fases pode levar a um distúrbio de sangramento que pode ser detectado por exames laboratoriais simples. Antes de procedimentos cirúrgicos odontológicos, para avaliação das vias intrínseca, extrínseca e conversão do fibrinogênio em fibrina, deve-se solicitar, respectivamente, os exames:
Alternativas
Q1314637 Odontologia
A Síndrome de Down é uma condição complexa, com características clínicas bastante variáveis entre os afetados e que estão relacionadas à superexpressão de genes específicos que se encontram no cromossomo 21. Entre as manifestações orais mais comuns que os pacientes podem apresentar estão:
Alternativas
Q1314638 Odontologia
Considerado um transtorno invasivo do desenvolvimento , caracteriza -se com o uma síndrome comportamental de prejuízo neurológico de origem multifatorial em que há associação de fatores genéticos e ambientais, representando um grande desafio para o cirurgião-dentista no tratamento odontológico. Define-se, desta forma:
Alternativas
Q1314639 Odontologia
Paciente de 60 anos de idade, portador de válvula cardíaca protética necessita submeter-se à exodontia do dente 16. Ao exame físico, a pressão arterial era de 140/86 e o pulso regular de 75 batimentos por minuto. Atualmente, faz uso de anticoagulante cumarínico (7,5 mg de warfarina sódica/dia). Os cuidados pré-operatórios, nesse caso, são:
Alternativas
Q1314640 Odontologia
A estabilização do paciente com encefalopatia crônica não evolutiva, conhecida como paralisia cerebral, com auxílio de faixas de contenção e abridor de boca, objetiva, respectivamente:
Alternativas
Q1314641 Odontologia
Uma das complicações mais comuns e graves em pacientes oncológicos , decorrente da quimioterapia, que se caracteriza por inflamação e ulceração da mucosa bucal, tornando-a edemaciada, eritematosa e friável, e que resulta em dor e desconforto, disfagia e debilidade sistêmica é:
Alternativas
Q1314642 Odontologia
A síndrome de Sjôgren é uma doença sistêmica inflamatória crônica de provável etiologia autoimune. Pode existir como doença primária das glândulas exócrinas, ou estar associada a outras doenças auto imunes com o artrite reumatoide , lúpus eritematoso sistêmico, doença de Graves, entre outras. As glândulas lacrimais e salivares são os principais órgãos afetados, mas outras glândulas como pâncreas, glândulas sudoríparas, dos tratos urogenital e gastrointestinal também podem ser afetadas. Entre as principais manifestações orais apresentadas, encontram-se:
Alternativas
Q1314643 Odontologia
A avaliação do paciente idoso deve ser cuidadosa não só em relação a sua queixa odontológica, mas em especial pelo seu quadro de saúde geral. Cuidados de saúde oral têm um impacto significativo para redução de infecções respiratórias em idosos e diminuem a vulnerabilidade da cavidade bucal, devido às alterações anatomofisiológicas inerentes ao processo de envelhecimento. Em relação à odontogeriatria, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1314644 Odontologia
A principal causa de angina do peito é a doença arterial coronariana, podendo também ser decorrente de outros problemas cardio vasculares com o estenose da válvula aórtica. As crises de angina podem ser desencadeadas por estresse emocional, temperaturas muito baixas, ingestão de cafeína, tabagismo etc. e têm início repentino, apresentando-se como uma dor subesternal ou precordial de intensidade variável sendo descrita como opressiva ou esmagadora. Dura aproximadamente de 2 a 3 minutos podendo irradiar para o ombro esquerdo, costas, pescoço e mandíbula. Se o paciente apresentar o quadro acima durante o atendimento odontológico, a conduta do cirurgião-dentista deve ser:
Alternativas
Q1314645 Odontologia
A insuficiência renal crônica (IRC) é a perda de capacidade de depuração sanguínea pelo rim, devido à deterioração do funcionamento do néfrons. Nos casos mais graves, há a necessidade de diálise, procedimento médico para filtragem do sangue. Várias alterações bucais podem ser observadas e o cirurgião dentista precisa estar preparado para d e te c tá -la s , num a atuação interdisciplinar, contribuindo no diagnóstico precoce e tratamento das complicações. Entre as principais manifestações orais da insuficiência renal crônica, destacam-se:
Alternativas
Q1314646 Odontologia
Na unidade de terapia intensiva (UTI), o paciente deve receber cuidados especiais e constantes, como o atendimento odontológico individualizado para a melhor sobrevida e prevenção de pneumonia por aspiração de conteúdo presente na boca e faringe. A redução do tempo de internação do paciente diminui custos, morbidade e mortalidade hospitalares. Nesse sentido, é correto afirmar:
Alternativas
Q1314647 Odontologia
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece o exercício da Odontologia Hospitalar pelo cirurgião-dentista a partir da Resolução CFO162/2015 e, em m aio de 2019, através das Resoluções 203 e 204 do CFO, são publicadas as revisões finais das áreas de atuação do habilitado em Odontologia Hospitalar, dentre as quais destaca-se:
Alternativas
Q1314648 Odontologia
A Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente), implantada em 2004, trouxe muitos avanços e contribuiu para a inclusão de grupos historicamente excluídos de ações em saúde bucal. Reunindo uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), vem sendo aprimorada no decorrer dos anos com a incorporação de ações de alta complexidade. São elas:
Alternativas
Q1314649 Odontologia
Segundo Picciani et al a epilepsia é a segunda condição neurológica mais frequente encontrada em consultórios odontológicos. Suas causas são múltiplas e, em alguns casos, existe uma base genética. Em relação a essa condição, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: D
6: C
7: A
8: A
9: B
10: D
11: C
12: C
13: B
14: A
15: C
16: D
17: D
18: B
19: D
20: B