Questões de Concurso Público EMGEPRON 2021 para Analista Técnico (Rede de Computadores/Suporte Técnico)

Foram encontradas 13 questões

Q1768705 Redes de Computadores
No funcionamento do serviço DHCP em ambientes Linux, podem ser analisadas as descrições a seguir. I. Quando uma máquina é ligada, existe um serviço DHCP que envia um pacote UDP com destino à porta 67 do servidor. O pacote broadcast tem o endereço IP de destino 255.255.255.255 e MAC Address FF:FF:FF:FF:FF:FF. II. Ao receber o pacote em sua porta Ethernet, o servidor de destino irá analisá-lo e, em sua tabela de IP´s, reservar um endereço e preparar um pacote de resposta ao cliente solicitante. III. O cliente, ao receber o pacote do servidor, decide se aceita a configuração oferecida, pois pode receber mais de uma oferta. Em caso positivo, retorna um novo pacote ao servidor, comunicando o aceitamento da oferta. IV. Para finalizar o diálogo entre cliente e o servidor DHCP, este finaliza o “aluguel” do endereço ao cliente em sua tabela de IP´s, e envia àquele um pacote de retorno para que ajuste suas configurações. Os pacotes DHCP descritos em I, II, III e IV são denominados, respectivamente:
Alternativas
Q1768708 Redes de Computadores
Nagios XI™ representa uma solução de monitoramento de infraestrutura de TI, possuindo componentes para atendimento aos requisitos organizacionais dos dias atuais. Entre esses componentes, três são destacados a seguir por suas finalidades: I. para monitoramento de aplicativo, serviço e métrica; II. para o back-end do banco de dados do mecanismo de monitoramento; III. para a base de uma interface de usuário de configuração da web avançada.
Os componentes em I, II e III são conhecidos, respectivamente, por:
Alternativas
Q1768714 Redes de Computadores
No que diz respeito ao Modelo de Referência OSI/ISO e à arquitetura TCP/IP, o protocolo TCP possui as características listadas a seguir. • É referenciado como um protocolo com conexão. • Opera em uma camada do modelo OSI/ISO que busca garantir a integridade dos dados. • Implementa uma técnica de funcionamento para controle do fluxo de pacotes sobre um modo de transmissão eficiente.
A camada, a técnica e o modo de transmissão são, respectivamente:
Alternativas
Q1768715 Redes de Computadores
Em relação aos meios de transmissão empregados em redes cabeadas, observam-se as figuras I e II abaixo referentes aos conectores de fibra óptica.
l. Imagem associada para resolução da questão É bastante utilizado por sua excelente performance e fácil manuseio, que usa um sistema simples de encaixe e oferece pouca perda de sinal, sendo ideal para aplicações em telecomunicações. É bastante popular em redes Gigabit, tanto para cabos multimodo quanto monomodo, com ponteira de 2,5mm. Il. Imagem associada para resolução da questão É bastante utilizado por sua excelente performance e fácil manuseio, que usa um sistema simples de encaixe e oferece pouca perda de sinal, sendo ideal para aplicações em telecomunicações. É bastante popular em redes Gigabit, tanto para cabos multimodo quanto monomodo, com ponteira de 2,5mm.
O conectores em I e I I são conhecidos, respectivamente, pelas siglas (terminologia):
Alternativas
Q1768718 Redes de Computadores
Dois equipamentos de interconexão de redes, realizam filtro de tráfego, conforme caracterizado a seguir. I. É de nível 2 e direciona frames MAC, com função de segmentação. II. É de nível 3 e direciona pacotes IP, com a função de roteamento. Esses dois equipamentos são, respectivamente, conhecidos por:
Alternativas
Q1768719 Redes de Computadores
Uma rede de computadores foi configurada por meio do endereço IP classe C 197.132.174.0 e está utilizando a máscara de rede 255.255.255.224, tendo designado a faixa de 197.132.174.96 a 197.132.174.127 para uma sub-rede contida no ambiente de rede, de acordo com o método de máscara de rede de tamanho fixo. Os endereços do “roteador padrão” e de “broadcast” para a sub-rede são:
Alternativas
Q1768720 Redes de Computadores

A figura abaixo ilustra como dois roteadores IEEE-802.11/n estão conectados à internet.

Imagem associada para resolução da questão

Como objetivo de permitir o roteador EMGEPRON_2 acessar a internet por intermédio de EMGEPRON_1, é necessário configurar o roteador ENGEPRON_2, atribuindo-lhe três parâmetros: um endereço IP, uma máscara e um gateway. A máscara 255.255.255.0 é a mesma atribuída ao roteador EMGEPRON_1. Para que a configuração e o esquema funcionem satisfatoriamente, dois endereços válidos, um para o IP e outro para o gateway são, respectivamente:

Alternativas
Q1768721 Redes de Computadores
A essência de funcionamento da Internet está na execução de transações por meio do cooperação entre os protocolos TCP/IP, que realizam o processo de comunicação por meio de portas conhecidas. Nos casos da interação entre os protocolos HTTPS - TCP e SMTP - TCP, as portas utilizadas são, respectivamente, de números:
Alternativas
Q1768722 Redes de Computadores
No que se refere à arquitetura TCP/IP, no IPv6 existem três tipos de endereços definidos: I. Identifica uma única interface, de modo que um pacote enviado a um endereço desse tipo é entregue a uma única interface. II. Identifica um conjunto de interfaces. Um pacote encaminhado a um endereço desse tipo é entregue a interface pertencente a este conjunto mais próxima da origem (de acordo com distância medida pelos protocolos de roteamento). Esse tipo de endereço é utilizado em comunicações de um-para-um-de-muitos. III. Identifica um conjunto de interfaces, entretanto, um pacote enviado a um endereço desse tipo é entregue a todas as interfaces associadas a esse endereço. Este tipo de endereço é utilizado em comunicações de um-para-muitos.
Os tipos de endereços definidos em I, II e III são denominados, respectivamente:
Alternativas
Q1768723 Redes de Computadores
Tanto no ambiente Linux como no Windows, existem diversos utilitários para configuração e análise de problemas nas redes de computadores. Dentre eles, dois são descritos a seguir. I. É um utilitário de rede encontrado por padrão na maioria dos sistemas operacionais baseados em Linux hoje, como o Debian, Ubuntu, RedHat e muitas outras distribuições orientadas para desktop e servidor. Este pacote inclui um conjunto muito completo de ferramentas que permite configurar e gerenciar interfaces de rede em detalhes. Também substitui completamente as funcionalidades ifconfig, route e arp, todas sob o mesmo comando “ip”. II. Serve para mostrar ao administrador de rede por onde um pacote IP trafega quando é enviado. Com seu resultado, pode-se verificar em qual ponto uma comunicação pode estar rompida ou com tráfego congestionado.
Os utilitários descritos em I e II são, respectivamente:
Alternativas
Q1768724 Redes de Computadores
Se uma sub-rede de microcomputadores foi integrada à internet por meio de um roteador cujo endereço IP é 201.103.180.64 e a máscara 255.255.255.224, a configuração em conformidade com a notação CIDR é:
Alternativas
Q1768725 Redes de Computadores
NAT - Network Address Translation é um recurso que tem por premissa permitir que, com um único ou poucos endereços IP, vários hosts possam trafegar na Internet. De acordo com a RFC 1597, para emprego do NAT, foram definidos, para utilização como endereços privados de classe B, o prefixo e faixa de endereços IP indicados na opção:
Alternativas
Q1768726 Redes de Computadores
Se a máscara de rede utilizada por uma sub-rede é 255.255.255.192, conclui-se que essa máscara subdivide o endereço IP em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: C
6: C
7: D
8: B
9: C
10: A
11: D
12: B
13: B