Questões de Concurso Público EMGEPRON 2021 para Técnico Industrial Estruturas

Foram encontradas 19 questões

Q1770806 Engenharia Naval
figura ilustra uma embarcação de peso igual a 6000 kN do cada em um dique seco, apoiada por dois picadeiros na quilha, e dois berços a BB e BE, sabendo-se que 60% do peso se concentra na quilha e 40% nos berços. A pressão em Mpa exercida por cada picadeiro e cada berço no fundo do dique corresponde a:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1770808 Engenharia Naval
Em virtude dos processos siderúrgicos, o aço carbono apresenta uma série de elementos na forma de impurezas. O elemento que, quando presente nos aços, induz o fenômeno da fragilidade a quente é:
Alternativas
Q1770810 Engenharia Naval
O aço carbono é uma liga ferro-carbono que apresenta uma variedade de percentuais de carbono em sua composição. Quando o teor de carbono excede a 2%, a liga é denominada de:
Alternativas
Q1770811 Engenharia Naval
Quando uma peça esbelta é submetida a um esforço de compressão axial, existe a possibilidade da ocorrência de um fenômeno que determina que a peça perca a sua estabilidade, sob uma tensão abaixo da sua tensão de escoamento. Esse fenômeno denomina-se:
Alternativas
Q1770813 Engenharia Naval
A arquitetura naval engloba uma série de elementos que integram a estrutura do navio. Os elementos estruturais do convés são denominados de:
Alternativas
Q1770814 Engenharia Naval
Uma viga de 9 metros de comprimento encontra-se em equilíbrio, biapoiada em dois pilares suportando uma carga distribuída conforme a figura. Desprezando-se o peso da viga, os valores da reação de apoio no pilar A e no pilar B são respectivamente iguais a: Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1770815 Engenharia Naval

No Brasil, a simbologia de soldagem segue as determinações das normas AWS e ABNT.

Imagem associada para resolução da questão


A simbologia representada acima indica que se deve realizar:

Alternativas
Q1770816 Engenharia Naval
A flutuabilidade de uma embarcação se fundamenta na força de empuxo exercida pela água na estrutura do navio. O nome do ponto onde se aplica a força de empuxo no navio é:
Alternativas
Q1770817 Engenharia Naval
A corrosão é um processo em que ocorre perda gradativa de material para o meio ambiente, principalmente por ação eletroquímica. O elemento de liga que, quando adicionado aos aços, aumenta a resistência à corrosão é o:
Alternativas
Q1770819 Engenharia Naval
Uma embarcação que apresenta udeslocamento de 206 toneladas flutua no oceano em “águas parelhas” de acordo com a figura. Sabendo-se que o seu comprimento entre perpendiculares é igual a 12,5 metros, o seu coeficiente de bloco corresponde a:
Dado: densidade da água salgada = 1,030 t/m³
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1770820 Engenharia Naval
A SAE-Society of Automotive Engineers classifica os aços de acordo com a sua composição química,sendo que cada dígito informa quais elementos estão presentes na liga. A classificação SAE do aço carbono 1020 informa que o percentual de carbono presente na liga situa-se na faixa de:
Alternativas
Q1770821 Engenharia Naval
Quando não diferença nos calados AV e AR, diz-se que a embarcação navega emáguas parelhas”. Porém, existe uma condição em que o calado AR é diferente do calado AV. A essa diferença dá-se o nome de:
Alternativas
Q1770822 Engenharia Naval
A têmpera é uma técnica de tratamento térmico, que objetiva aumentar a resistência mecânica e a resistência ao escoamento dos aços. Contudo, esse processo acarreta aumento da dureza do material, que precisa ser corrigida. O processo aplicado após a têmpera para reduzir essa dureza excessiva é denominado de:
Alternativas
Q1770823 Engenharia Naval
Um Spool flangeado de peso igual a 100 kgf é erguido por duas lingas nas condições de equilíbrio, conforme ilustra a figura. Os valores das forças de tração T1 e T2,necessárias à manutenção do equilíbrio, são respectivamente:
Dados: sen 30° = 0,5       cos 30° = 0,8 

 Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1770824 Engenharia Naval
Uma embarcação de costados verticais flutua em água salgada sob um calado de 2,4 m. Um técnico naval observa que, quando a embarcação atinge a foz do rio Amazonas, passa a navegar sob outro calado,e decide calcular o seu valor.O valor encontrado, arredondado a duas casas decimais, do novo calado de navegação é
Dados: Peso especifico da água salgada = 1,030 t/m             Peso especifico da água doce = 1,000 t/m3
Alternativas
Q1770825 Engenharia Naval
O grau de limpeza da superfície é um requisito fundamental para assegurar a qualidade da pintura da superfície de uma estrutura metálica.Dentre outros processos, o jateamento abrasivo é muito utilizado de forma antecedente a um esquema de pintura. A denominação do processo de jateamento Sa 2 ½ é:
Alternativas
Q1770827 Engenharia Naval
A estrutura de um navio encontra-se sob flexão no sentido do comprimento,devido a maior concentração de pesos nas extremidades e menor força de empuxo nesta região.Esse fenômeno caracteriza uma tendência de: Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1770829 Engenharia Naval
As coordenadas do centroide atribuído aos eixos coordenados x e y representados no perfil da cantoneira da figura, expressas em cm, são: Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1770830 Engenharia Naval
Uma chata de transporte de óleo de costados verticais navega em água salgada com perfil de flutuação estabelecido no croquis abaixo e com calado carregado de projeto igual a 5,0 metros. O valor do deslocamento em toneladas e o coeficiente de área de flutuação da embarcação correspondem, respectivamente, a:
Dado: Peso específico da água salgada = 1,030 t/m³

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: A
6: B
7: C
8: B
9: D
10: D
11: C
12: A
13: A
14: C
15: B
16: C
17: A
18: C
19: D