Questões de Concurso Público IF-RJ 2022 para Analista de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 7 questões
O padrão IEEE 802.1x é uma solução para os problemas de autenticação encontrados no IEEE-802.11, que tem suporte a diversos métodos de autenticação existentes. Para melhorar o nível de segurança em redes wi-fi, atualmente é utilizado um protocolo de certificação que utiliza o AES (Advanced Encryption Standard), sistema de encriptação mais seguro e mais pesado para os padrões existentes, baseado na utilização das chaves com 128 a 256 bits. É um protocolo que utiliza o RAOIUS, 802.1x, EAP, TKP, AES e RSN (Robust Security Network) e oferece os modos de operação Enterprise (Infraestrutura) e Personal (Preshared Key).
Esse protocolo de certificação é conhecido pela sigla:
RAID é uma sigla para "Redundant Array of lndependent Disks", que visa obter vantagens na utilização de subsistemas de dois ou mais discos, como aumento de desempenho, segurança, alta disponibilidade e tolerância a falhas. Nesse contexto, observe-se a figura a seguir.
• É um tipo de RAID conhecido como "Strip Set com paridade", muito utilizado em servidores e storages com pelo menos três discos rígidos instalados. Ele cria uma camada de redundância, necessitando de parte da capacidade de armazenamento do sistema para gerar maior segurança aos dados.
• Essa configuração funciona criando bits de paridade e gravando-os juntamente com cada um dos bytes. Neste tipo de RAID ocorre uma leve perda em performance, causada principalmente durante o processo de gravação. É recomendado para aplicações com até 8 discos.
• Nessa solução, o espaço reservado para segurança dos dados será o equivalente a um disco do arranjo, independentemente da quantidade total, sendo que todos terão o mesmo espaço sacrificado. Quanto mais drives utilizados no arranjo, menor será o desperdício.
Esse tipo é conhecido como RAID:
Quanto ao cabeamento estruturado empregado na implementação física de redes de computadores padrão Ethernet, é seguida a especificação EIA/ TIA 568A que define um sistema de codificação com quatro cores básicas, em combinação com o branco, para os condutores UTP de 100 Ohms, assim como a ordem dos pares no conector RJ-45. Dessa forma, para o cabeamento UTP 100 ohms, de acordo com a norma EINTIA568A, em correspondência aos pinos 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8, é usada a seguinte sequência de cores:
Uma sub-rede de computadores foi configurada para acesso à internet, tendo sido atribuída a faixa de endereços IP de 183.204.75.128 até 183.204.75.191 e máscara 255.255.255.192. Nessas condições, a configuração dessa sub-rede em conformidade com a notação CIDR é:
Com respeito à arquitetura TCP/ IP, uma camada tem por função realizar o roteamento dos IP da origem ao destino, ou seja, é responsável pela permissão de envio de pacotes por hosts a qualquer rede e pela garantia de que esses dados cheguem ao seu destino final.
Essa camada é denominada: