Questões de Concurso Público IF-RJ 2022 para Analista de Tecnologia da Informação
Foram encontradas 6 questões
No que diz respeito à segurança, um mecanismo de acesso a sistemas controla o acesso às contas de usuário e, quando ocorre uma determinada quantidade de tentativas de acesso malsucedidas, consequência da digitação de senhas incorretas, ocorre o bloqueio da conta desse usuário. Exemplificando, se no acesso a um site de uma instituição bancária em um microcomputador, ou notebook ou mesmo em um celular, um usuário errar a digitação de sua senha por três vezes consecutivas, a conta é bloqueada de forma indeterminada ou temporária.
Este mecanismo é conhecido por intruder:
A classificação e controle dos ativos de informação da organização propõe que as informações sejam classificadas de forma a permitir um nível adequado de proteção. Nesse contexto, os ativos podem ser classificados em quatro níveis, descritos a seguir.
I. Informações que, se forem divulgadas fora da organização, não trarão impactos aos negócios. A integridade dos dados não é vital.
II. O acesso interno ou externo não autorizado a estas informações é extremamente crítico para a organização. A integridade dos dados é vital.
III. O acesso externo às informações deve ser evitado. Entretanto, se estes dados tornarem-se públicos, as consequências não são críticas. Existe seleção de funcionários para o acesso interno. A integridade dos dados é importante, mas não vital.
IV. As informações devem ser protegidas de acesso externo. Se alguns destes dados forem acessados por pessoas não autorizadas, as operações da organização podem ser comprometidas, causando perdas financeiras e perda de competitividade. A integridade dos dados é vital.
Os níveis em I, II, III e IV são denominados, respectivamente:
No que diz respeito ao conhecimento sobre as principais técnicas de ataque e de fraudes em Internet Banking, o uso de um programa torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário.
Essa fraude é conhecida por:
Atualmente, a Segurança da Informação constitui um dos setores fundamentais em uma organização, pois o espaço cibernético está deixando as empresas cada dia mais expostas às vulnerabilidades, ameaças externas e internas, exigindo cada vez mais das equipes de TI que se adaptem ao cenário da Segurança. Nesse contexto, os pilares da Segurança da Informação, descritos a seguir, representam peças vitais na proteção dos dados, tornando-se essenciais para um bom funcionamento das infraestruturas.
I. Refere-se à acessibilidade que se tem os dados e sistemas da empresa, ou seja, as informações devem estar sempre acessíveis para que aos dados possam ser consultados a qualquer momento para quem é autorizado.
II. Refere-se aos procedimentos e métodos que garantem o controle de acesso às informações sensíveis, dessa forma restringindo os dados a quem está autorizado.
III. Refere-se à preservação da informação, em que as informações não sofram nenhuma alteração sem a devida autorização e, desse modo, é necessário assegurar que as informações não sejam modificadas no tráfego.
Os pilares descritos em I, II e III são denominados, respectivamente, como:
Entre os serviços para testar e monitorar a segurança de todos os seus sistemas, três são descritos a seguir.
I. Testa as interfaces expostas em busca de vulnerabilidades, sendo o teste feito de fora para dentro, da mesma forma que um invasor faria. Neste caso, a interface já é o suficiente para que o especialista realize o teste. À medida em que o aplicativo vai mudando e se atualizando, é preciso atualizar as regras dessa ferramenta, o que obriga a necessidade em investimento e acompanhamento durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento.
II. Tem como objetivo identificar as vulnerabilidades no código-fonte antes de ele ser colocado em produção. Para tanto, são usadas técnicas de análise de código estático para procurar problemas sem precisar executar o código. Com isso, é uma ferramenta que consegue encontrar problemas com antecedência, antes da implantação e, por estar agindo no código, pode dar informações detalhadas à equipe para que os ajustes sejam feitos.
As ferramentas descritas em I e II são conhecidas, respectivamente, pelas siglas: