Questões de Concurso Público Prefeitura de Pontes e Lacerda - MT 2022 para Psicólogo

Foram encontradas 17 questões

Q1953093 Psicologia
De acordo com Freud, nos mecanismos da neurose de angústia e nos mecanismos de histeria, dá-se uma espécie de conversão. Contudo, na histeria, há uma excitação psíquica que toma um caminho errado, numa direção exclusivamente somática. Na neurose de angústia, por sua vez, há uma tensão: 
Alternativas
Q1953094 Psicologia
De acordo com o código de ética, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional quando:
Alternativas
Q1953095 Psicologia
A constatação de que existem critérios valorativos na avaliação de estados normais e patológicos levou Canguilhem a formular que “a anomalia pode transformar-se em doença, mas não é em si doença”. Para o autor, o que define a fronteira entre a anormalidade e a patologia:
Alternativas
Q1953096 Psicologia
De acordo com a teoria freudiana, o mecanismo de formação de sintoma que inclui as formas do delírio de perseguição, de grandeza e a erotomania, que se constituem como uma defesa contra a homossexualidade, contradizendo a afirmação “Eu o amo”, chama-se:
Alternativas
Q1953097 Psicologia
A Psicopatologia do Trabalho pode ser definida como:
Alternativas
Q1953098 Psicologia
A terapia cognitiva busca, de formas variadas:
Alternativas
Q1953099 Psicologia
Freud, no texto Introdução ao Narcisismo, afirma que tanto na neurose quanto na psicose há uma retirada da libido da realidade. Na neurose, a fantasia tem por função manter a relação com as pessoas e coisas do mundo externo. Já na psicose isso não acontece, senão de modo secundário, por meio:
Alternativas
Q1953100 Psicologia
Dos anos 1940 até meados de 1970, predominou, no campo da Psicologia Social, uma perspectiva:
Alternativas
Q1953101 Psicologia
Paulo Freire considera que a educação tradicional é tomada por uma concepção bancária de educação, segundo a qual:
Alternativas
Q1953102 Psicologia
A educação libertadora é considerada uma das principais questões filosóficas da aprendizagem de nosso tempo. Seu projeto consiste em:
Alternativas
Q1953103 Psicologia
Durante as revoluções europeias do século XVIII e XIX, formou-se uma noção de ensino e universidade destinada a desenvolver a formação cultural humana por meio de um programa de racionalização. Tal programa baseava-se:
Alternativas
Q1953104 Psicologia
A virada do século XIX para o século XX trouxe novos desafios para o campo da educação: Revolução Industrial, expansão dos mercados e a pressão por regulação estatal diante do aumento da conflituosidade política, social e econômica. A formação cultural e educativa precisou estar atenta à especialização e à divisão do trabalho, o que levou à construção de um modelo de ensino dirigido:
Alternativas
Q1953105 Psicologia
O século XXI tem se caracterizado por fenômenos que, denominados ora por “globalização”, ora por “neoliberalismo”, implicam a internacionalização do capital, fusão de conglomerados financeiros, privatização de bens públicos e a busca por alocação eficiente de recursos. Diante desse novo contexto, a educação tem sido provocada a formar personalidades destinadas a participar de uma cultura de relações empresariais. Tem-se, assim, uma mudança metodológica que: 
Alternativas
Q1953106 Psicologia
Nas últimas décadas, a filosofia pós-colonial tem considerado a formação cultural iluminista como:
Alternativas
Q1953107 Psicologia
Segundo Chiavenato, o processo utilizado para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho, incluindo o desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, além da orientação das pessoas e avaliação do desempenho, é caracterizado por:
Alternativas
Q1953108 Psicologia
Para compreender a relação entre pensamento e linguagem, Vigotsky analisou comparativamente os processos de aprendizagem pré-escolar e escolar, atribuindo-lhes características distintas, a saber:
Alternativas
Q1953112 Psicologia
A agenda do desenvolvimento sustentável tornou-se cada vez mais primordial nas decisões dentro das organizações. O conceito de tripé da sustentabilidade introduzido por John Elkington (1997) está fundamentado nos seguintes eixos:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: A
8: C
9: D
10: B
11: D
12: A
13: D
14: C
15: B
16: A
17: B