Questões de Concurso Público Empresa Cuiabana de Saúde Pública - MT 2023 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 10 questões

Q2341512 Engenharia Civil
A figura a seguir apresenta uma viga biapoiada, com seção transversal quadrada de lado 10 cm, submetida a um carregamento uniforme q

Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que a tensão máxima admissível nessa viga vale 240 MPa, o valor máximo para a carga q é:
Alternativas
Q2341513 Engenharia Civil
Uma viga de concreto armado possui seção retangular com seção 12 cm x 40 cm. Sabendo que o concreto utilizado tem resistência característica à compressão de 30 MPa, a armadura mínima de flexão para essa viga é de:
Alternativas
Q2341514 Engenharia Civil

A figura a seguir apresenta um tipo de treliça muito utilizado como tesouras em telhados.



Imagem associada para resolução da questão



Considerando apenas a ação do peso próprio nessa treliça, os elementos indicados com os números 1 e 2 estão submetidos, respectivamente, à:

Alternativas
Q2341515 Engenharia Civil
Uma edificação possui um telhado em meia-água, conforme esquematicamente apresentado na figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que o telhado tem comprimento de 4,0 m e que a intensidade pluviométrica de projeto na região da edificação é de 180 mm/h, a vazão de projeto da calha nesse telhado é de:
Alternativas
Q2341516 Engenharia Civil
Um engenheiro precisa projetar um sistema de bombeamento com vazão de 40 l/s para uma altura manométrica de 40 m. Essa condição pode ser obtida colocando-se duas bombas iguais, com capacidade e altura manométrica, respectivamente, de:
Alternativas
Q2341517 Engenharia Civil
A Figura a seguir mostra o fluxo de caixa de uma obra, desde o início de sua contratação (primeiro ano), até o seu encerramento, com um pagamento ao final do terceiro ano. A unidade “M” indica milhões de reais. 


Imagem associada para resolução da questão



Considerando uma taxa de retorno de 11% ao ano e fazendo a aproximação 1/1+0,11 ≈ 0,9 , o valor presente líquido desse fluxo de caixa, em módulo, vale aproximadamente:
Alternativas
Q2341518 Engenharia Civil
Uma mistura para concreto simples em uma obra tem traço, em peso, de 1:2:3 para os componentes cimento, areia e brita, respectivamente.
A tabela a seguir apresenta as densidades desses materiais, além do custo unitário de cada um deles.
Imagem associada para resolução da questão


Considerando que o fator água cimento é de 0,45 em peso e que a água não tem custo e possui uma densidade unitária, cada m³ lançado desse concreto tem um custo de materiais, em R$, de: 
Alternativas
Q2341519 Engenharia Civil
Em construção civil, os solos podem ser classificados de acordo com a sua granulometria. Dentre as alternativas a seguir, a que indica o solo com menor diâmetro médio de seus grãos é:
Alternativas
Q2341520 Engenharia Civil
Escavou-se uma vala com 20 m de comprimento, 1,0 m de largura e 80 cm de profundidade, com o objetivo de assentar, em seguida, ao longo de todo seu comprimento, uma tabulação de seção circular com diâmetro externo de 60 cm. Antes do assentamento do tubo, a área toda do fundo da vala receberá uma câmara de 10 cm de espessura de concreto magro. Após o assentamento, a vala será reaterrada com o mesmo material escavado, até que o terreno atinja sua mesma cota e o mesmo grau de compactação original. Considerando que o empolamento do material escavado é de 30% e realizando a aproximação π = 3,14, o volume de solo excedente que deverá ser transportado para um bota-fora é de aproximadamente:
Alternativas
Q2341521 Engenharia Civil

A figura a seguir ilustra um equipamento utilizado para ensaios em construção civil.




Imagem associada para resolução da questão




O ensaio realizado por esse equipamento é denominado:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: B
6: A
7: C
8: D
9: D
10: B